Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 12:40 pm Assunto: Raizes aéreas |
|
|
Não lembro onde li, só lembro que tinha que borrifar agua e cobrir com um saco plastico para fazer as raizes sairem. Alguém lembra? Ou poderia me explicar melhor isso... Se não me engano esse método é utilizado em fícus. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 1:58 pm Assunto: |
|
|
Willian, em ficus, isso acontece naturalmente, principalmente quando as raízes estão com pouco espaço... mas também lembro de que falaram que o importante para que isso aconteça é manter a umidade... por outro lado, tem um ficus, em uma praça ao lado da minha casa, que tem raízes desse tipo, que parecem até braços de tão largas... e o bichinho fica em um vaso esquecido. Só toma água quando chove.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 3:36 pm Assunto: |
|
|
Felipe aqui perto de casa tem uma espécie de Fícus que eu até peguei um galho para fazer uma muda. Essa espécie de fícus, solta muita raiz aérea e com o tempo ela se une ao tronco ou ao galho, engoçando ele, fica super 10 e ja vi também (só que em fotos) fícus que despendem raiz e quando chegam ao solo engroçam de uma tal maneira que parece ser até um galho mesmo... Lembra aonde viu esse tópico? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 8:28 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo...
Só não entendi o receio de cozinhas as raízes... deve ser até elas atingirem o solo...
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
tomas.nogueira
|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 9:37 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Eu acho que o "cozinhar" é mais pra tomar cuidado enquanto a árvore está ensacada, pra não virar Ficus no vapor hehehe... _________________ Abraços,
Tomás |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 10:37 pm Assunto: |
|
|
Frango, não entendi o que você quiz dizer...
Mago era essa tecnica mesmo, mas tava em português e não tava tão detalhada assim era só um comentário que o rapaz tiha falado. Mas eu pensava que era pra colocar o saco no solo e não na copa, é isso mesmo? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 17, 2005 11:18 pm Assunto: |
|
|
Tomas, acho que o negócio são as raízes mesmo...
Willian,
É que nesse tópico que o mago colocou o link, eles envolvem a raiz com tubos (canudos), com receio do sol.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 14, 2005 4:52 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe novamente... rs. Alguém pode me falar quanto tempo demora em média para o fícus lançar as raizes aéres com o método da sacolinha? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2005 5:54 pm Assunto: |
|
|
Willian escreveu: | Me desculpe novamente... rs. Alguém pode me falar quanto tempo demora em média para o fícus lançar as raizes aéres com o método da sacolinha? |
Willian, eu tenho 2 Fícus que lançam essas raízes sozinhos, nunca coloquei nenhum plástico pra ajudar nisso, isso é natural na espécie. O plástico eu uso quando coloco uma planta em cima de uma pedra, aí sim precisamos da umidade criada pela água retida nas raízes, dentro do plástico, para que estas se fixem à pedra.
Veja como um dos meus Fícus está lançando várias raízes aéreas sem neunhum plástico em volta.
Um abraço. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 15, 2005 11:57 am Assunto: Raizes aéreas |
|
|
Sou uma das grandes admiradoras dos Ficus que produzem estas raizes e admiro muito quando vejo este tipo de coisa acontecer na natureza. lá para os lados do Rio de Janeiro há um lugar na Tijuca (acho que é lá), que no meio de uma praça há ficus gigantescos com este tipo de raiz, é LINDO. Falei isso porque é coisa da natureza mesmo... acho que não devemos fazer nada é só deixar a mãe natureza agir, tal qual mostrou o Marco.
Aliás......... Marco, sua planta é muito linda.
Parabéns
Angela |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Qui Jun 09, 2005 2:41 am Assunto: Ficus é 10! |
|
|
Aew povo!
Pois é, o Ficus parece ter esta característica mesmo. Aqui no Valparaíso tem um monte delas com aqueleas raízes enormes expostas. É uma planta realmente muito bonita e creio eu que favorece e muito o estilo neagari. Marco, sua planta está mui bela! Parabéns!!!^^
Até mais,
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
|