| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Hans
Registrado: 26/09/04 Mensagens: 3 Localização: Ribeirão Preto , SP
|
Enviada: Dom Set 26, 2004 3:33 pm Assunto: Iniciando Bonsai - Ypê Amarelo |
|
|
Olá,
Fico grato a quem me ajudar, plantei uma mudinha de Ypê Amarelo, para começar o meu bonsai, mas devido ao calor, recentemente ela começou a "muchar".
Existe algo que eu possa fazer com urgência para evitar isso?
Quais cuidados devo ter com esse tipo de planta?
Abraços! _________________ Hans Bonini |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 26, 2004 8:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Hans,
Seria interessante sabermos como você fêz este plantio. Qual o substrato que você colocou? Onde pôs a planta após o plantio?
De modo geral, uma planta recém transplantada, que é o seu caso, deve permanecer em local protegido da incidência solar direta, pois isto aumenta a desidratação da planta, fazendo-a murchar e, possivelmente, morrer.
Coloque a sua plantinha em um local protegido do sol e de correntes de ar, mantenha sempre o solo úmido (não encharcado!!) e, se possível, pulverize algumas vezes ao dia.
Somente quando a planta recomeçar uma nova brotação é que deveremos colocá-las, em locais mais ensolarados.
Espero ter ajudado.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Hans
Registrado: 26/09/04 Mensagens: 3 Localização: Ribeirão Preto , SP
|
Enviada: Qua Set 29, 2004 2:03 am Assunto: Obrigado!!! |
|
|
Muito Obrigado,
Amigo Sergivaldo,
resolveu o problema e a plamta está voltando a ganhar vida,
mas estava lendo um artigo em uma revista de botânica bem
antiga aqui, e vi que as plantas se desfazem das folhas para
absorver melhor a agua... Creio que foi o que aconteceu com ela,
mas o bom eh que ela está voltando a ficar bonitinha!! ^^
Bom, em relação ao substrado não usei nenhuma, usei uma tecnica
de enraização que um conhecido me passou, usando um remédio
desses que se pode comprar em farmacia, se naum me engano a
fórmula tem no site do mario!!
Agora voltando ao substrato, qual eu poderia usar para este tipo
de planta? ouvi falar na akadama, mas aonde encontro?
Abraços! _________________ Hans Bonini |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 29, 2004 1:34 pm Assunto: |
|
|
Hans,
Que bom que seua planta está se recuperando. Fico feliz por isto.
Dê uma olhada no tópico "Substrato Ideal" (SOU PRINCIPIANTE), há um debate bem interessante.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 1:39 am Assunto: Ipê |
|
|
Se vc puder, mande uma foto desse Ipê, tb estou querendo fazer um bonsai dessa espécie.
Um abraço. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 1:53 am Assunto: |
|
|
Marco,
Se um dia vier aqui, me fala antes, pois sei aonde conseguir muitas mudas já no saquinho, completamente Free. Ainda deve ter por lá...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Abr 19, 2005 7:23 pm Assunto: Ipê amarelo |
|
|
Hans eu concordo com a sua observação sobre o ipê ter perdido as folhas e ter começado a se recuperar pois isso é caracteristico do ipê mas mesmo vc falando que se trata de um ipê amarelo existem diferenças entre as espécies de ipê amarelo :Tabebuia Alba normalmente encontrado no sul e poucos exemplares no resto do brasil-Tabebuia Aurea comun no cerrado-Tabebuia Chrysotricha comun do espirito santo até santa catarina-Tabebuia Ochraea planta de cerrado mas gosta de solos um pouco mais umidos que a aurea-Tabebuia Serratifolia ocorre desde a amazonia até o ceara e desce até são paulo gosta de terrenos secos-Tabebuia Umbellata vulgo ipê do brejo adora agua tem a menor folha de todos e a madeira mais resistente de todos os ipes amarelos-Tabebuia vellosoi aparentetemente é o unico ipê amarelo que não gosta de sol quando esta em desenvolvimento primario( até atingir uns anos de vida) Caso vc tenha como fotografar as folhas e o caule posso tentar identificar e mandar umas dicas mais especificas para seu ipê pois adoro essa espécie que é muito comun na minha cidade que no outono inverno fica muito colorida com ipês rosas, amarelos, brancos, roxos e tabaco  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|