|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 5:20 pm Assunto: AFINAL QUE ESTILOS SÃO ESSES????????? |
|
|
Bem de novo aqui com mais alguns estilos, para saber se são ou não bonsai de peso.(Fotos by Budi Sulistyo)
Bem agora que me dizem?
Editado pela última vez por marçal lemos pereira em Qua Abr 25, 2007 6:32 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 5:38 pm Assunto: estupidez |
|
|
MARÇAL BROTHER, Os Bouganvilles!!!!!!As Piracantas!!!!!!Aquela KINZU!!!!!Os Hibiscos!!!!!! Tudo e demais!!!!As Cascatas , entao!!!!Assim tu ta pegando pesado, tudo ai e de TAIWAN! To me sentindo o double do coco do cavalo do bandido, que chegou atrasado para a gravaçao! ATT. ABESTADO. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 5:58 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Embora a estrutura não me diga muito, gosto da 1.ª pela coloração das flores amarelas...e se me dessem a escolher, a eleita seria a n.º9
Marçal, não vejo qual a necessidade da colocação destas fotos neste local, quando o link já estava devidamente identificado pelo Luciano no "Internet Bonsai Club" no outro tópico, bastava colocar este endereço p/ se apreciarem da mesma forma e continuar a p/ preservar os possiveis direitos de autor.
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=20750.0
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 6:14 pm Assunto: ola |
|
|
Caro castro!!
Pois é,mas um fórum de domínio público, o direito do autor se vai pelo que sei, não vejo porque somente dar endereço de um outro fórum se pode -se colocar as fotos aqui pra se discutir um pouco, isto seria tão sem sentido, num acha não?
Outra coisa, eu ouvi de alguem (ou li, num lembro; quem nem onde ok?)
Que os Chineses não faziam Kengay, bem queira saber se um desses ai em cima é ou não um Kengay??????? |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 6:25 pm Assunto: plantas |
|
|
CASTRO AMIGO, Algumas pessoas nem sabiam da existencia deste forum ou deste topico MARAVILHOSO!!!! O impacto visual e educativo e DEMAIS!!! A beleza nao tem escola !!!! O que importa e a arte!!! ATT. ABESTADO. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 8:19 pm Assunto: Re: ola |
|
|
Caro Marçal
marçal lemos pereira escreveu: | ...
Outra coisa, eu ouvi de alguem (ou li, num lembro; quem nem onde ok?)
...
Que os Chineses não faziam Kengay, bem queira saber se um desses ai em cima é ou não um Kengay??????? |
Penso que se refere à arvore n.º6... sabendo o ponto de vista do seu Autor e analisando pela vertente Chinesa, não tem como ter um Kengai...esse nome, pertence à vertente Japonesa, a Chinesa não segue os estilos Japoneses, consequentemente nem os seus nomes...é como chamar Rugby ao Futebol americano ou querer instiuir-lhe as mesmas regras, só por causa da semelhança do jogo, da bola e das balizas.
Analisando sobre o ponto de vista Japonês, tratar-se-ia efectivamente de um Kengai, com alguns aspectos poderiam ser corrigidos...mas não é esse o caso, já que terá sido a intenção do seu autor .
Não pretendendo ser purista, porque todos nós de vez em quando inadvertidamente ou não, cometemos actos desse género, relembrava que os "Direitos de Autor" não se perdem, por o conteudo estar num local de dominio público, muito pelo contrário, se for preciso passa a vigorar os dele (enquanto autor), mais os do referido espaço (IBC) se entenderem ter sido abusivo...como tal alguma precaução .
Luciano Amigo, então é como já tenho dito...quem inicia nesta arte, primeiro deve fazer uma pesquisa aprofundada e só então meter mãos à obra...afinal esse é um dos melhores Fóruns, senão mesmo o melhor, sobre esta arte...não tem como o desconhecer.
Quanto à beleza delas também concordo.
Cptos.
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 8:29 pm Assunto: beleza |
|
|
AMIGOS, O pessoal de TAIWAN e FILIPINAS e que esta certo! Eles visivelmente fundem as duas variantes! Quanto aos KENGAI ou HAN KENGAI, eles estao la, tenho um numero da BONSAI PASSION, em que aparece a exposiçao NACIONAL DA CHINA, aonde podemos ver varios! O que importa e a BELEZA e a ARTE! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Campolina 1.o PASSO

Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|
Marçal, como muito bem colocou o amigo castro Castro, os estilos japoneses são utilizados para classificar o que é feito segundo a escola japonesa, o que não é o caso.
Luciano, a forma é semelhante, com sutis diferenças mas não será classificado como Kengai ou Han-Kengai pois o autor/proprietário/cultivador não segue a orientação da escola japonesa. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 3:18 am Assunto: bonsai |
|
|
Ainda que tenhamos o que o colega Campolina especificou em mente, há que creditar porem, à escola chinesa, que eles possuem nomenclaturas próprias para esses estilos.
Claro que, em se tratando de China, teremos então os nomes desses estilos, em kanji, que, a grosso modo, terão sua correspondência no idioma japonês.
Outro ponto de relevância é que algumas dessas plantas são frutos de yamadori, e, portanto, dificeis de serem devidamente conduzidas ou educadas, considerando os troncos, de forma correta a firmarem determinado estilo, particularmente os que nós praticamos, da escola japonesa.
Mas dentro do critério solicitado pelo Marçal, podemos sim definir, ao menos para nós, em nosso forum, alguns dos estilos mais visiveis:
Na ordem em que aparecem, então, de cima para baixo, proponho para discussão, é claro, os seguintes estilos:
Han kengai, kengai, moyogi, tronco inclinado, han kengai, kengai (embora o vaso não seja o adequado), chokan, ereto informal, moyogi, sankan, chokan, hokidashi, moyogi.
Observemos, tambem, que embora alguns vasos não sejam adequados nem ao estilo, nem ao conceito "masculino" "feminino", há uma certa liberdade, seguindo a linha da planta coletada. Temos tambem uma preocupação em formar uma estrutura triangular, padrão genérico para bonsai, quer escolas japonesas, quer chinesas, tailandesas ou coreanas.
Em relação às bouganvilleas, houve a meu ver uma preocupação excessiva para com a apresentação das flores ou braqueas, deixando perder a forma da arvore, liberando o crescimento desmesurado de alguns galhos, apenas para realçar isso.
Proponho, então, esquecermos as diferenças entre as escolas, sejam japonesas ou chinesas, e discutir os estilos dessas plantas, calcados na dúvida levantada pelo colega Marçal.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 8:18 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá a todos
nickyfury escreveu: |
...há que creditar porem, à escola chinesa, que eles possuem nomenclaturas próprias para esses estilos.
Claro que, em se tratando de China, teremos então os nomes desses estilos, em kanji, que, a grosso modo, terão sua correspondência no idioma japonês. |
Também acredito que o haja, mas até à presente data ainda não o vi/li...provavelmente usarão os mesmos, embora a ser verdade, não me pareca politicamente correcto...por se tratar de uma identidade prórpia.
Outro ponto de relevância é que algumas dessas plantas são frutos de yamadori, e, portanto, dificeis de serem devidamente conduzidas ou educadas, considerando os troncos, de forma correta a firmarem determinado estilo, particularmente os que nós praticamos, da escola japonesa. |
Aqui amigo Nicky, permite-me discordar porque de igual forma não vi ainda arvores estilizadas nessa vertente que não o tenham ainda sido na vertente Japonesa...Será quanto a mim uma questão divergente de estética, nem melhor, nem pior...apenas diferente.
nickyfury escreveu: | Na ordem em que aparecem, então, de cima para baixo, proponho para discussão, é claro, os seguintes estilos:
...
Han kengai, kengai, moyogi, tronco inclinado, han kengai, kengai (embora o vaso não seja o adequado), chokan, ereto informal, moyogi, sankan, chokan, hokidashi, moyogi. |
Concordo, desde que tenha a devida ressalva do seu autor, quanto à vertente da mesma, senão irá ser uma confusão daquelas...
O próprio autor destas arvores, segundo penso que já aqui referiram, ao receber uma critica/sugestão acerca do seu trabalho...terá respondido a um membro do "IBC" que aceitaria a sua sugestão, se estivesse vê-lo perante o Bonsai tradicional Japonês, o que nunca esteve nos seus horizontes...logo pode sempre, continuar a haver equivocos desse género.
Proponho, então, esquecermos as diferenças entre as escolas, sejam japonesas ou chinesas, e discutir os estilos dessas plantas, calcados na dúvida levantada pelo colega Marçal. |
Não me parece que devamos esqueçer as diferenças, elas de facto existem...devemos sim aceitá-las como elas são, reconhecer ambas têm o seu espaço, que seguem/andam em paralelo para atingir o mesmo fim e como tal, essenciais ao nosso desenvolvimento, da mesma forma considero que embora haja uma tendência p/ determinada vertente ( razões que não nos dizem respeito) em nada é impeditivo ao Bonsaista, criar algo na outra vertente se assim o desejar.
[ ]s
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 9:11 am Assunto: nomes |
|
|
AMIGOS, Certa feita o MARCELO MILLER, nos passou e mostrou os nomes em KANJI JAPONES e MANDARIM! Com direito a slides! Elas estavam com os referidos nomes nas duas linguas! Para mim esta postagem tem muita importancia a nivel didatico! Em outros topicos deste forum IBC., aonde aparecem exposiçoes na CHINA CONTINENTAL. Estao la todas as tecnicas! E so ir no arquivo do citado forum. ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 9:38 am Assunto: bonsai |
|
|
Castro, meu nobre amigo lusitano,
Como sempre, suas dissertações primam pelo vigor, conhecimento de causa e brilhantismo, traduzidos em correto desdobramento das inumeras possibilidades contidas nas colocações do amigo.
Entretanto, o que propus, se atem tão somente a uma coisa bem simples:
dirimir, em nosso forum, quais seriam os estilos trabalhados pelo autor em suas plantas, independentemente de suas concepções ou veleidades artisticas.
Sugeri, apenas, que fizessemos ou tecessemos comentários, dentro de uma ótica bem simplista, qual seriam os estilos para essas arvores, dentro da visão da escola clássica de bonsai japonês. Só isso e mais nada.
Certamente, há nesses trabalhos a opção do autor em formar algo que nos escapa e que, com minha colocação, não viria ao caso.
Propus tão somente responder ao questionamento do colega Marçal, quanto a que estilos serão esses, mas acrescentando, por mim, a visão para responder, dentro do conceito japonês de bonsai.
Nesse sentido, meu chapa, foi que, apenas a título de criar uma discussão sadia, elenquei as possibilidades, para que todos pudessemos estar opinando a respeito.
Não tiro, em momento algum, a esclarecedora posição do nobre amigo lusitano, no que tange à diversificação desses trabalhos, incluso, é claro, que não foram trabalhadas visando atender regras ou principios rigidos, estabelecidos pela escola japonesa, mas sim, que atendam a outros parametros, ainda que semelhantes, mas totalmente diversos daquela.
Nada como um assunto aparentemente simples, com um desdobramento tão complexo, para gerar uma discussão extremamente interessante. Mas creio que, se olharmos sob o ponto de vista simplista que sugiro, decompondo esses trabalhos e colocando-os sob a ótica da escola classica japonesa, poderíamos, então, estar definindo o estilo de cada um, apenas para nosso deleite e nosso entendimento, e não do autor que os cultivou.
Castro, data vênia, nobre amigo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 7:00 pm Assunto: ola |
|
|
Caros amigos!!
Muito boa a discussão , assim vou tentando entender a arte e claro vou fazendo alguns atalhos no meu aprendizado , pois nestas discussões por quem já entende ou trabalha na arte a mais tempo, resulta em uma excelente aula a nós iniciantes, visto que eu teria que ler muito e também descobrir autores bons na arte, assim encurto meu caminho no meu estudo da arte, e acrescento algumas reflexões ao mais experientes com estas questões e duvidas que tenho.
Muito legal e muito gratificante ver que essas questões, estão a meu ver se tornando na verdade uma excelente aula da Arte do Bonsai.  |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 8:07 pm Assunto: |
|
|
Marçal,
estou com você e não abro,
Todos ganhamos observando, temos que admitir, isso é filosofia oriental, mas a arigem desta possa tvz ser chinesa, pela idade da cultura, mas não vamos discutir isso né???
Abraços
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:17 pm Assunto: |
|
|
Para os interessados, aqui vai os estilos em Bonsai Chinês, "Penjing".
http://www.manlungpenjing.org/eng-pid-frame.html
De seguida clicar em "Bonsai and Living" depois em "Shaping and Arrangement"
Obviamente estes terão os seus nomes equivalentes em caracteres chineses, que não terão forçosamente que ser os mesmos dos Japoneses ....embora outros o possam até ter....
Cptos
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|