|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 8:25 pm Assunto: |
|
|
Ãmigo Duprat, não se amofine. Erros muito maiores já cometi........rs!
Nicky, valeu a explanação e fotos mostrando a diferença básica na folhagem. O certo é acídula ou acícula??
Ferreira, como sempre nos mostrando o correto. Aliás, eu escrevi corretamente na minha primeira postagem só cometi o erro de não colocar em itálico, o que é salutar, pois sempre que estiver em itálico nos mostrará que é o nome científico, Correto, Ferreira?? Aprendi com você!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 9:31 pm Assunto: |
|
|
Duprat
Sua foto está muito melhor para reconhecer que se trata mesmo de um exemplar de Chamaecyparis obtusa var. nana gracilis. Por favor, desculpe-me pela repetição quase exaustiva que faço dos nomes científicos.
Elio
Embora eu sempre faça questão de seguir as regras de nomenclatura, não foi simplesmente o itálico, mas também a troca do y pelo i. Mesmo assim, depois apareceu de forma mais incorreta, de maneira que resolvi repetir da forma padrão.
Eu também cometo erros (e não poucos) e será sempre uma satisfação ser corrigido. Se eu abusar das correções, por favor, me ajudem a me corrigir!
Abraços a ambos, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 4:53 am Assunto: |
|
|
Ferreira e Nickyfury, em nome de minha árvore agradeço imensamente o esclarecimento. Como vê eu tinha razão em ter certeza de se tratar da mesma espécie que a minha. Só não sabia que a minha árvore não era a que supunha...
Buscando agora as fichas desta nova espécie vejo que diversos procedimentos, incluindo a composição do substrato, estavam encaminhados de maneira equivocada. Talvez agora consiga obter melhores resultados com ela.
obrigado por tudo. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Googla
Registrado: 19/04/07 Mensagens: 6 Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 9:49 am Assunto: |
|
|
Duprat
Agora arranjei alguém pra trocar informações. Se você achou algum site favor, encaminhar.
Linda planta. Apesar dos problemas citados é uma linda planta. A minha está tão novinha que deve ser uma muda muito recente. Bom saber que ela poderá ficar bonita assim um dia.
Pergunta: gostei daquele musgo no seu vaso. Tem uma maneira mais fácil dele aparecer sem usar liquidificador etc etc? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 9:59 pm Assunto: |
|
|
Duprat
Eu faço a sugestão de que você consiga um shimpaku para trabalhar. Talvez seja mais fácil cultivar e modelar, mas vai ser igualmente prazeroso.
Googla
Me antecipando à resposta do Duprat, você pode conseguir musgo já crescido em algum ambiente úmido, retirar uma posta e colocar sobre o seu vaso. Não é aconselhável cobrir todo o vaso. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 7:40 pm Assunto: |
|
|
Amigo Duprat!
A Nana tem uma peculiaridade que não sei qual a razão. De vez em quando morre um galho. Gostaria que outros colegas que tenham essa espécie confirmassem ou então é só comigo e com o Duprat que acontece.
A Nana não gosta de muita umidade nem muito sol.
Ao que me parece a tua está fortemente atacada por fungos. Eu tenho mantido as minhas saudáveis só com pulverização de calda sulfocálcica a cada 20/30 dias. Proporção de 1,5%.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 2:05 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio, a dica de como combater o fungo esta anotado e será seguida.
Obrigado.
Caro Coogla,
Acho muito bom trocarmos informações sobre a especie.
A principio de uma olhada na ficha dela no proprio site do mario, nosso anfitriao,.
Bonsa Kai tem tb fichas de algumas especies.
Mas talvez fosse interessante irmos colocando os links aqui mesmo neste topico de sites que tenham fixas sobre a espécie. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 5:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Como se pode depreender das colocações do amigo Duprat, voce, eu e outros que cultivam essa espécie não somos os únicos a ter dificuldades, principalmente relativo a perdas de galhos, que secam sem nenhuma razão aparente. Há influência, segundo consta, até mesmo da minima variação climatica, quando então ocorreria um "choque térmico" naquele determinado ponto, favorecendo a perda, por parte da planta, de um pedaço ou uma parte de um galho.
Ainda que o cultivo dessa espécie tenha toda essas dificuldades, eu penso que devemos continuar tentando formar bonsai com ela, quer pela beleza da casca e do interior de sua madeira, quer pela graça e leveza de suas ramagens.
Sei que os amigos já tiveram oportunidade de apreciar esse trabalho magnifico de mister Kimura, mas é sempre bom trazê-lo a baila, quando surge a oportunidade, quando não, para mostrar as diversas possibilidades de estilização dessa espécie:
Uma planta que pertencia ao mestre Hidaka, e que foi capa de uma revista nacional antiga de bonsai, não sei se a Universo ou a Mundo do Bonsai, traz na capa uma nana estilo literati. Atualmente, essa planta faz parte da coleção do bonsaista José Batista Junior, associado do Clube de Bonsai de Brasilia, e que fará parte da mostra fotografica que pretendo expor no site do clube, oportunamente, quando todos poderão estar admirando esse magnifico trabalho com a "tuia" nana.
Outrossim, lembro tambem aos colegas que o Carlos Tramujas teve uma premiação, em um evento internacional, expondo um trabalho seu com essa espécie. Um grande reconhecimento, à época, para com o trabalho do bonsaista, que atraiu para si os olhares lá de fora.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 7:24 pm Assunto: |
|
|
Nicky!
Vc realmente me lembrou uma coisa importante. O Tramujas tem um ótimo conhecimento sobre Nana. Como estarei com ele na próxima semana, irei abordar essa questão com ele e depois posto aqui.
Abraço
ET.: Essa floresta do Kimura é de chorar!! _________________ Elio
|
|
 |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 1:21 am Assunto: |
|
|
Caros Amigos,
gostaria de colocar que o mesmo acontece com minha Nana, quem a olha assim pensa que ela tá sendo maltratada; mas pelo contrário, tenho um enorme cuidado com ela. Sempre que aparecem esses galhos secos eu os retiro. Mas sempre tem galhos novos secando. Já li aqui no forum que nessa planta deve-se mexer o minimo possivel nela; isto significa só fazer podas e transplantes com grandes espaços de tempo? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|