|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 2:16 pm Assunto: Redução de Folhas em Ipês |
|
|
Bom amigos, gosttaria de algumas dicas de como reduzir as folhas de Ipês.
Obrigado a todos |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 3:31 pm Assunto: desfolha |
|
|
AMIGO, Nos usamos a desfolha , duas vezes , durante o periodo PRIMAVERA VERAO. E deixamos ela num lugar diferenciado aonde ficam as plantas que recebem pouca rega. E pouco adubo tambem! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 3:38 pm Assunto: desfolha |
|
|
AMIGO, Esta planta mostrada abaixo, sofre 4 desfolhas por ano! O tamanho da folha do IPE, na natureza , e um pouco maior que todo o conjunto desta planta!
Tem que ver esta belezura florida!
ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 9:38 am Assunto: |
|
|
Obrigado por responderem meu tópico , mas eu gostaria de saber qual técnica na opiniaõ de vc's é a mais eficaz.
Pois eu tenho aqui cerca de 15 mudas de Ipê Rosa e Branco que já está precisando a começar a ser trabalho |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 2:37 pm Assunto: Redução foliar |
|
|
Cesar
Eu acho que a resposta do Luciano (Ebreo) de usar a desfolha para reduzir as folhas está perfeita.
As outras possibilidades são a redução de água e a limitação de adubo, mas ambas são mais difíceis de serem aplicadas, pois exigem um controle preciso, senão a planta pode enfraquecer e morrer. Eu não uso e não recomendo nenhuma das duas.
Em minha opinião, a melhor maneira de reduzir as folhas é o bom cultivo acompanhado de regime de podas adequado à espécie, para melhorar a ramificação. Quanto mais ramificação, mais folhas podem ser obtidas, de forma que ao longo dos anos da formação do bonsai as folhas podem se tornar cada vez menores, pois a superfície foliar total é suficiente para suprir as necessidades da planta.
No entanto, acredito que esta técnica é difícil de aplicar em algumas espécies, como o Ipê, cuja ramificação normalmente é baixa. Por isso, depois do tronco formado, a desfolha apontada pelo Luciano deve ser a melhor opção para reduzir as folhas nas espécies de Ipê. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:25 pm Assunto: |
|
|
Olá , amigos,
Bom eu não sei direito se foi por aqui que li algum tópico, mas existe uma tecnica que consiste em corta a folha em sentido de cruz, ou seja, ao meio mas mantendo a nervura principal da folha a qual duizem ser muito eficiente tambem. Que tecnica e essa ? Fuciona bem com Ipês ? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|