|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 8:27 pm Assunto: Shimpaku início de trabalho |
|
|
Olá a todos...
Hoje, em mais um tour por um viveiro, não resisti e comprei mais um shimpaku, é uma muda boa, com um tronco de aproximadamente uns 3cm e possue três galhos grossos, meio na horizontal. Gostaria de saber se posso começar a trabalhar com ele, ir aramando e iniciar as podas. Não farei nenhuma poda muito drástica, porém quero diminuir o tamanho dos galhos, pois estuo querenfo fazer um shohim de troncos múltiplos. Será que posso começar ou terei que conter minha ansiedade até o inverno?
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 10:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo,
Conquanto voce não pode as raízes, nem reenvase seu shimpaku, outros trabalhos como pinçagem, poda e aramagem não tem problema fazer. Fique atento apenas para não apertar demais o arame, e acompanhar o desenvolvimento da planta, afim de evitar que o arame constrinja demais e marque galho ou tronco em demasia.
Antes de cortar, uma vez que voce pretende formar um shohin, seria interessante aramar todos os galhos, mesmo os menores, e dar-lhes movimentos bem acentuados, o que irá permitir que, ao invés de estar cortando, voce os use descascados, para fazer lindos jin, que tornarão sua planta mais atrativa, visualmente falando.
Mas se ainda assim decidir cortar, arame tambem. Ao cortar, poderá estaquear e fazer suas próprias mudas, enterrando as estaquinhas em areia, que graças ao trabalho de aramagem, terão um belo movimento inicial.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:36 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
obrigado pelas dicas. Quanto as estacas, no shimpaku qual tipo de estaca a ser feito: ponteiro, lenhosa ou semilenhosa?
Ps.: comecei a aramação e estou gostando dos resultados...
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 2:44 pm Assunto: |
|
|
o shimpaku pega fácil de estacas de ponteira de até a grossura de um lápis, plante em areia fina e deixe no sol. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|