Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 8:54 pm Assunto: Quixabeira de estrada |
|
|
Pessoal
Na beira de uma estrada no sertão, um arbusto raquítico de futuro incerto...
Tomando seu futuro nas mãos, depois de enfrentar um formigueiro furioso..
Apenas exatos 6 meses depois, já recuperada, graças às formigas que aeraram as raízes e à Rejane e Jairo (Aldeia Bonsai), que regaram generosamente...
Detalhe da base dupla...
Primeira poda, início da estilização como tronco duplo inclinado...
A quixabeira (Bumelia sertorum) é uma nativa do sertão muito utilizada na medicina popular. Pertence à família Sapotaceae e possui folhas pequenas (até 2 cm) e muitos espinhos. Aguardo por sugestões e projeções dos colegas para conduzir a formação deste exemplar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
ela lembra a piracanta, legal ser produto nacional. Boa aquisição. O caminho é esse mesmo, vai ficar muito bom. A planta tem um movimento interessante e vai ter um futuro brilhante nas suas mãos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Darkaso
Realmente a quixabeira lembra muito a piracanta, pois as folhas são pequenas e com formato parecido, embora mais lisas e um pouco mais espessas. Mas os espinhos, são muito mais dolorosos... experiência própria! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 10:01 pm Assunto: quixabeira |
|
|
FERREIRA, Aonde eu nasci tinha muita QUIXABEIRA! Sei que tem uso medicinal, nao lembro qual!?! Mas te parabenizo pelo belo exemplar e pelo futuro que sei que ela tera!!! DEMAIS!!! Isto e na area de TORITAMA ou mais pra dentro do AGRESTE? ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 10:25 pm Assunto: Valeu todo o esforço |
|
|
Luciano
Quanto ao uso medicinal, você sabe como é, vai desde dor de barriga até contraceptivo. Ela tem vários princípios ativos.
Esta foi do sertão brabo mesmo, em Sera Talhada, minha cidade natal. Em uma excursão aproveitei o único horário vago (meio-dia, sem almoço!) e coletei com sol a pino. Depois carreguei o bolo no ombro por 1 km, até o alojamento. Era assim, ou nada. Mas valeu! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:24 pm Assunto: local |
|
|
FERREIRA, Da para descrever a visao de quando tu vai chegando em SERRA TALHADA? Aquele visual!!!!Se for ao entardecer, ai a coisa e para poeta!!! Mas antes que eu tenha um ataque de saudades, voltemos a planta! CARA, o contraste de cor entre as folhas e tronco , e demais!!! E o tamanho das folhas? Ela frutifica!!! Nao consigo parar de pensar nas infinitas possibilidades dela na arte do bonsai! PARABENS!!! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:47 pm Assunto: |
|
|
Luciano
Eu acho que o antigo nome da cidade, Vila Bela, era mais condizente com a beleza natural da região. Muito seca, quente e... bela.
Acredito que algumas plantas nordestinas, incluindo quixabeira, juazeiro, umburana, umbuzeiro e cajazeiro, ainda vão dar muito o que falar. Isso sem apresentar a pitombeira e a mangabeira (dificílima de cultivar). O mundo ainda vai conhecê-las!
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 12:05 am Assunto: plantas |
|
|
FERREIRA, Tu ja viu coisa mais bela que um UMBUZEIRO? Aquela copa fantastica e ramificaçao linda ,as folhas pequenas e deliciosas! Ja disputei com muito cabrito aquelas folhas durante as andanças na CAATINGA! Na minha cidade havia um JUAZEIRO, que quando foi abaixo para construçao de uma rodoviaria, muita gente chorou! E as CAJAZEIRAS? OS MULUNGUS? ATT. LUCIANO. PS. Aquela paisagem do começo da materia , doeu de saudades!!! |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 12:56 pm Assunto: planta |
|
|
FERREIRA, Ja vi este topico no minimo , umas 10 vezes! Talvez por saudades do agreste,talvez por admirar demais este exemplar! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 3:32 pm Assunto: |
|
|
Luciano
Este exemplar foi coletado de improviso. Agora, imagine a qualidade dos que poderão ser coletados com planejamento! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 4:23 pm Assunto: coleta |
|
|
FERREIRA, Se fores preprado para uma coleta na area mencionada. Certamente teras surpresas e traras muita coisa acima do que planejas! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 12:18 am Assunto: |
|
|
Êpa... acho que já ví esta planta
Ferreira meu amigo
parece que está começando muito bem esta transformação
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 12:28 pm Assunto: Sr Presidente |
|
|
Meu amigo Alexandre,
meu Presidente (plagiando a querida Ângela):
Sua aprovação me faz ter ainda mais fé no futuro desta planta. Discutiremos as possibilidades ao vivo, no próximo encontro da APB. Contarei com sua experiência prática e competência neste trabalho.
Grande abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 12:36 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!
Ferreira - O MODERADOR - bela planta......como sempre, nós do sudeste desse imenso Brasil não conhecemos estas plantas que você e meu afilhado tanto falam.....
Ferreira......vocês deveriam EXPORTAR para nós estas maravilhas !!!!!!
Que planta interessante !!!!!!!!!!
Numa das fotos aparece um uro natural ou "formigal" muito legal e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 1:42 pm Assunto: |
|
|
Cara Ângela
Obrigado pelas palavras. Também gosto muito da quixabeira, pois lembra a minha infância: o fruto é doce e saboroso, mas deixa os lábios colados pelo látex!
Quanto a exportar, acredito que em breve isso poderá ser feito por nossos colegas viveiristas, pois eu sou somente um entusiasta de apartamento. Mas eu desejo que isto aconteça, para que possamos ter com esta espécie exemplares magníficos.
Pois é, as formigas terminaram ajudando, pois o buraco do formigueiro criou um sistema de aeração das raízes. Acredito que isso ajudou bastante na recuperação, pois normalmente as raízes desta espécie são muito profundas, para buscar umidade no sertão seco, dificultando a coleta.
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|