Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 7:20 am Assunto: Vaso compacto de grande efeito visual |
|
|
Amigos foristas,
estava a dar uma volta pelo art of bonsai e não resisti em comentar aqui este velo bonsai. Achei genial a relação do vaso com a arvore. O vaso socado meio pequeno mas com a mesma profundidade da largura do tronco.
A textura muito parecida assim como a cor criaram uma relação intima entre os tronco e vaso. a cobertura do solo ativou uma forte relacao entre a forma e proporção do vaso e a forma e proporção do trabalho feito nas copas.
Vaso compacto e no limete de dar estabilidade visual ao conjunto.
Original e de muito bom gosto. Deu um encanto ainda maior a bela árvore.
Aliais , que estilo é esse? (brincadeirinha) _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
Duprat,
Integração perfeita, entre o vaso e a planta! _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 9:10 am Assunto: |
|
|
Realmente muito bonito o conjunto.
Eu gosto muito de vasos rústicos e este ficou perfeito sendo tão semelhante a textura do tronco deste larix.
Pela relação tamanho do vaso e tamanho da planta, o controle de rega e adubação deve ser muito cuidadoso.
Vale Duprat.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 9:19 am Assunto: |
|
|
Muito bonito o vaso! olhei bastante essa foto, de cara me pareceu perfeito, mas ao olhar mais um pouco... o vaso me pareceu pequeno!
quanto ao estilo...
"O estilo deste bonsai é o surpreendente. É o simplesmente belo."
Dilomar Copette - Bonsaista SM
abraços _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 10:14 am Assunto: Vaso compacto! |
|
|
Só para efeito de comparação visual fiz esse esboço no paint. O que acham agora?
 _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 10:24 am Assunto: |
|
|
Edmar,
Para mim perde a harmonia do conjunto, desequilibra a composição! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:29 am Assunto: |
|
|
Tenho a impressão que a planta da primeira foto esta para cair a qualquer momento! ela parece ser mais pesada que o vaso. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 3:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sergio,
É exatamente nessa falsa impressão de desequilibrio vaso/planta que reside a harmonia perfeita desse lindo bonsai.
Há uma interação total entre a construção dessa bela árvore e o recipiente que a contém!!! Sem dúvida, ainda temos muito a aprender sobre essa nobre arte.
Comparando com a montagem feita pelo colega Edmar, todos concordamos que o primeiro vaso é o mais adequado, visualmente falando.
O interessante é que se fosse qualquer de nós a compor esse quadro, certamente optariamos por um vaso retangular, com bordas assimétricas e leve relevo, numa cor marrom ou ocre. Ninguem iria usar um vaso redondo como o da foto, nem por brincadeira, diga-se.
Eis um modelo Tokoname, que poderíamos usar:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 3:58 pm Assunto: |
|
|
Não há como questionar a combinação quase perfeita do vaso e da planta.
Agora pelo menos para mim não é ilusão de ótica não! tá desequilibrado mesmo.(mais isso é ponto de vista meu, quem sabe depois mude de ideia)
A edição feita, distorceu muito as caracteristicas do vaso, então não há como comparar sem ter prejuizo.
Se alguem que manipule bem imagens no photoshop ampliasse o vaso ficaria mais justo a comparação. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 4:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sergio,
Tenho uma idéia melhor. O amigo Duprat apresentou tempos atrás um programinha ótimo para esse tipo de dúvida, sobre qual o vaso mais adequado para qual tipo ou estilo de planta.
Duprat, que tal fazer umas alterações com esse programinha e postar os resultados aqui, para que tenhamos a oportunidade de estar verificando qual seria o mais indicado?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 4:33 pm Assunto: |
|
|
OI
Na minha humilde opinião, se tivesse um vaso tokoname desses do Nick, com a textura que aquele redondo tem, acho que ficaria perfeito!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 11:14 pm Assunto: |
|
|
Bem acho isso tudo desnecessário mas ...
no primeiro senti necessidade de diminuir a profundidade.
particularmente permaneço preferindo o original _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 6:09 am Assunto: |
|
|
Duprat,
Cocordo plenamente com você, o original está perfeito! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:48 am Assunto: Excesso de vaso |
|
|
Pessoal
Eu também manteria o original, pois nenhuma das simulações utilizou a recomendação de que o vaso tenha no máximo 2/3 da largura da copa. Em minha opinião, em todas as simulações a planta foi ofuscada pelo excesso de vaso. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:56 am Assunto: |
|
|
Também ficou com o Duprat, Bergson e Ferreira.
O equilíbrio está perfeito e as simulações valorizaram mais o vaso do que a planta. O vaso deve ser complemento, não elemento principal do conjunto.
Muito bom este exercício.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|