Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
samuelhw
|
Enviada: Ter Maio 01, 2007 12:11 pm Assunto: Figo!! |
|
|
Ola, gostaria de informações sobre bonsai de figo, possuo duas mudas bem legais que podem se tornar lindos exemplares, porem tenho uma duvida, alguem que ja reparou em um pe de figo, o seu crescimento e devagar, porem ele cresce e aumenta de tamanho, como se fosse uma flor que vai desabrochando e dai vai crescrendo, tenho receito pois, pelo faot dele so ir crescendo e aumentando de tamanha, e dificil transforma-lo em um bonsai, por isso ainda nao toquei nas minhas mudas estou esperando informações, ate,
OBS: se nao entenderam o que disse sobre seu crescimento, posso tentar explicar melhor!! _________________ ......samuel [ oWenceslau ]...... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 7:47 am Assunto: |
|
|
samuelhw, acho q vc postou a msg no lugar errado. Eu não entendo de figos, mas não seria ficus?? posta lá no " Sou principiante" ou em MInha árvore e sua opnião. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
samuelhw
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:07 am Assunto: Não |
|
|
Não, estou falando de FIGO , aquele fruto roxo, que fazem doces com ele!!!, estou com as mudas e como já disse, presciso de ajuda!! _________________ ......samuel [ oWenceslau ]...... |
|
|
 |
rcarmo

Registrado: 19/12/06 Mensagens: 14 Localização: Torres-Novas. Portugal
|
|
|
 |
samuelhw
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 11:26 am Assunto: legal |
|
|
Nossa, muito legal , pelo que vi me parece que eles cortam ele mesmo sendo nos brotos, e posteriomente ele brota em outros locais, pode deixar que vou olhar os sites que me indicou, mas se alguem tbm tiver informações sobre o assunto não exite de mostrar!!! _________________ ......samuel [ oWenceslau ]...... |
|
|
 |
Jholanda
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 8:39 am Assunto: QUAL SUBSTRATO PARA UMA FIGUEIRA?? |
|
|
amigos saudações.
solicito ajuda sobre uma figueira q adquiri, tinha algumas folhas quase morrendo, q eu joguei fora e deixei somente com duas, qual o melhor substrato para uma figueira e iluminação, pouca, muita? _________________ JOÃO FEITOSA HOLANDA |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:07 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
mudei o tópico para o local mais adequado e com certeza outros colegas poderão ajudar.
Jholanda,
o fícus carica prefere muito sol. Ele precisa deste sol para até mesmo ficar com folhas em tamanho reduzido. Na sombra elas crescem mais, além dos galhos também ficarem maiores. Se ele está com poucas folhas por conta de parecerem mortas, continui cuidando dele como sempre. Água igual sempre, mas evite adubação e sol excessivo por um mês pelo menos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Qua Out 10, 2007 7:54 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Jholanda
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 3:32 am Assunto: figos |
|
|
Valeu pela dica é q como principiante no assunto, não queria perde-la e realmente é um bonsai muito bonito, tem folhas novas saindo e só um detalhe ... aqui em Salvador é quente e o substrato dela veio faltando, pois ia para o lixo numa loja e eu convenci o dono a me vender a bandeja, q é de cerâmica vidrificada e como o bonsai estava com uma aparência de morto... ele vendeu tudo. Emfim o q vc sujere q eu use.
agradeço desde já. _________________ JOÃO FEITOSA HOLANDA |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 8:03 pm Assunto: |
|
|
Jholanda,
poderia completar com caco cerâmico, mas seria ideal que ele estivesse misturado ao substrato como um todo. Como aí faz muito calor o substrato seca rápido, com isso a adição do caco seria uma ajuda para não secar tanto. Ele aguenta uma retirada de todo o substrato numa boa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Jholanda
|
Enviada: Sex Out 12, 2007 9:08 pm Assunto: |
|
|
[Amigos...
Fui presenteado com outra figueira, adorei. Essa figueira esta cheia de folhas e possui 04 pequeninos frutos, com tamanhos de 0,5cm. O q faço diminuo a qtde. de folhas para dar saida aos frutos, deixo os frutos sairem um pouco mais e depois retiro-os?
Está certo usar argila (barro)30%/areia preta ou de construção 30% e adubo orgânico 40%, para completar ou confeccionar as figueiras, um ficus e uma jabuticabeira q adquiri?
agradeçido desde já. _________________ JOÃO FEITOSA HOLANDA |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 12, 2007 10:07 pm Assunto: |
|
|
Jholanda,
nunca use essa argila no substrato. Se usar pode matar suas plantas por excesso de umidade. Coloque apenas areia grossa de depósito e pedrisco, pode ser brita zero de depósito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Jholanda
|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
[quote="darkaso"]Jholanda,
valeu mesmo,
Porém vem esse tipo de terra nos pratos de bonsai q compramos.
Vou seguir seu conselho areia de quintal/areia de construção/ pedricos e um pouco de adubo orgânico humos de minhoca.
E me diga: quantos aos pequenos figos q estão pra nascer, o q faço?
deixo nascerem, tiro alguma s folhas. _________________ JOÃO FEITOSA HOLANDA |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 5:10 pm Assunto: |
|
|
Jholanda,
o ficus carica é muito resistente. Desde pequeno dá uma frutificação boa e farta. Nos pomares de figo é normal a frutificação desde mudas
jovens. O corte radical aumenta a quanrtidade de galhos e ele dá aos montes. Por isso pode deixar as folhas e os figos, caso seja seu interesse, já que a frutificação atrasa o crescimento da planta como um todo. Se não me engano retirar as folhas não é bom. Á planta inicia o processo de rebrotação e acaba deixando os frutos fracos, podendo até caírem.
|
|
 |
|