|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 4:15 am Assunto: |
|
|
Duprat,
Uma outra observação, a cor da parede ajudou a destacar o penjing sobre a mesa de mármore branco (creio eu). _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 8:58 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat,
Eis um local mais que adequado para expor uma verdadeira obra de arte: seu peinjing robou toda a cena dos quadros na parede, que passaram a ocupar uma posição secundária, de meros figurantes.
Penso que o local em si, a mesa e tudo mais ficou extremamente mais relevante em razão desse trabalho único e primoroso. E como disse o Bergsom, até a pedra de marmore ou granito dessa mesa, realçou ainda mais a paisagem posta sobre ela.
Parabens.
As figuras esmaecidas na primeira foto passam a impressão de que até os fantasmas que ocupam essa casa resolveram dar o ar de sua graça , apenas para admirar esse magnifico trabalho. Gostei desse efeito.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 2:45 pm Assunto: |
|
|
Caro Bergson,
Não quis me estender sobre o assunto mas na realidade as paredes vermelhas e os elementos de decoração não são nada adequados a exposição de pinturas. Pelo menos nesta sala o penjing estabeleceu uma ligação entre os elementos arquitetônicos e a exposição integrando por exemplo esta mesa de apoio ao resto do contexto.
Nickyfury
De fato por ser a única “escultura” de paisagem do local a moça, minha eugenia, chamou bastante a atenção. Muitos vieram me pedir informações etc.. é possível que em tempo apareçam por aqui mais alguns novos contaminados pelo vírus do bonsai. Hehe. A maioria demonstrou certa preocupação se os procedimentos não maltratavam demais as plantas. Crio que consegui convence-los do contrario, de que são plantas extremamente bem tratadas.
A mesa de apoio no começo achei que criava uma estranha combinação, mas depois gostei. Só senti falta de um suiban também de mármore.
Quanto a foto, como odeio luz de flash, acabei tendo de usar uma velocidade muito baixa o que deu este efeito de densidade e concentração em si ao penjing. Gostei também mas foi pura sorte. O que não impede de no futuro usarmos o recurso deliberadamente.
Mas nicky, meu mestre, guru, cunhado e amigo,Paulo netto, me disse que na china tem se exposto penjings com grandes paisagens pintadas atrás, simulando a situação natural da árvore. Achei bem interessante a idéia. Com um pouco de bom gosto dá para fazer uma apresentação bem interessante. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 29, 2007 3:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Duprat,
Realmente, ainda temos um longo caminho a percorrer, em relação a estarmos fazendo uma boa apresentação, seja de bonsai, seja de penjing. O nobre amigo, conseguiu a rara façanha de adequar e harmonizar muitissimo bem os elementos de que dispunha, como ficou patente em sua primeira apresentação nesse novo patamar.
É algo que sempre discuto com meus colegas e amigos, principalmente durante encontros, quanto à necessidade de estarmos trabalhando melhor nossas plantas, acondicionando-as em bons vasos, e partilhando, o espaço da apresentação, com os complementos necessários: kusamono ou shitakusa, suiseki e kakemono.
Amigo, é uma dificuldade tremenda tentar fazer prevalecer esse ideal, a meu ver o melhor, no sentido de estarmos com isso nos posicionando em pé de igualdade com o que atualmente ocorre nas exposições, eventos e outros trabalhos no exterior, ligados a arte bonsai.
Há, ainda, muito que fazer. Não basta apenas falar e cobrar essa posição. Temos que incutir uns nos outros a necessidade de estarmos adquirindo peças e matéria prima necessária para a execução desses complementos, que infelizmente ainda não faz parte da mentalidade bonsaistica nacional, ainda que muitos achem lindo as apresentações nesses termos mostradas em revistas especializadas de bonsai.
Mas chegaremos lá, se Deus quiser e se nós nos empenharmos nisso.
Quanto à idéia apresentada por seu guru, é algo interessante, para uma apresentação de penjing. Porem, num caso único como foi a sua apresentação, creio que ficaria por demais exótico, sem nexo com nossa realidade cultural, principalmente se considerarmos sua ascendencia não-oriental, hein?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:36 pm Assunto: |
|
|
Oi Duprat
estou com o pessoal, muito bonito ficou esta exposição, do penjing é claro
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|