|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 12:03 am Assunto: Alguem saberia me explicar? |
|
|
Caros colegas,
gostaria da experiencia e da opinião de vcs sobre o que aconteceu com essa planta.
Ela era assim:
Tava indo muito bem... era regada todos os dias, passou por uma pequena poda, nada muito drástico; mas durante o carnaval, acabou ficando alguns dias sem água. Então quando voltei ela tava toda feia e depois de uma semana mais ou menos ela secou completamente.
mias uma.
Eu nunca quis admitir que ela tinha morrido, então continuo molhando ela todos os dias. As folhas não cairam como geralmente acontece quando uma planta seca. Cheguei a pensar tratar-se de uma daquelas plantas que caducam no outono, mas não encontrei nenhuma informação a respeito. Algo de interessante que acontece, quando o tempo esta firme, ensolarado, as folhas ficam quebradiças, mas quando está chuvoso as folhas ficam "macias" como quando eram verdes.
Acho que a terra do vaso esta "boa", por que tem capim e outras ervas crescendo sem parar.
Gostaria de uma orientação, sobre o que devo fazer, isto é, se ainda há algo pra fazer, e quem sabe de uma explicação sobre o que pode ter acontecido. _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:03 am Assunto: |
|
|
Não quero desanima-lo, mas os ciprestes e falsos ciprestes não gostam de solos encharcados, mas não admitem a falta de água. Óbito  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 9:17 am Assunto: |
|
|
Eurobert
Como disse o Junior/Pr, o importante agora é não desistir. De preferência, vá até um viveiro e adquira um exemplar de uma espécie menos exigente e já mais desenvolvido para trabalhar. Se tiver possibilidade, tenha plantas em vários estágios, para adquirir cada vez mais experiência. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Caro euorobert
eu n queria ser a pessoa a lhe dar esta notícia, mas vc deve ter deixado esta tuia sem água por alguns dias, creio que no sol pleno, pelo fato de estar no jardim, deve ter secado até a 3a geração desta infeliz!
Este vaso ajudou a aquecer suas raízes em contato direto com o sol.
Amigo me desculpe, mas ...................ela morreu!
Não se desespere pois tudo de agora em diante será mais fácil, você tem alguns amigos que podem te dar muitos toques, e eu, humildemente que me couber a responder, o farei com prazer.
Desculpe as brincadeiras, se precisar, estamos por aí...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 9:47 pm Assunto: |
|
|
Agora voces me convenceram... ja imaginava que era o fim dela... mas precisava de uma confirmação... hehehe!!!
Mas fica uma pergunta...
como vcs fazem para cuidar das plantas quando viajam... tipo carnaval, semana santa e feriados prolongados do tipo??? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:31 pm Assunto: Viagens |
|
|
Eurobert
Em se tratando de viagens de até uma semana, coloco os vasos dentro de bandejas com água, todas agrupadas em um ambiente para manter um microclima húmido. Nunca perdi nenhuma planta, mas sempre existe o risco.
Quando necessito fazer viagens mais longas, transporto todas as minhas plantas para o viveiro da Rejane Liberal. Não seria seguro deixar nas bandejas com água, pois a água poderia acabar ou as raízes poderiam apodrecer.
Esta é minha experiência, mas os colegas podem ter outras estratégias. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 1:24 am Assunto: |
|
|
Eu perdi uma serissa da mesma forma que vc perdeu sua planta. Eu fui viajar e a pessoa que ficou cuidando da casa esqueceu da pobre...
e ela morreu.
Ai descobri que posso pagar pra hospedar plantas em uma floricultura na minha cidade.
Se na sua cidade nao tem, ou vc nao sabe de um lugar que hospede plantas, vá em uma floricultura e converse com alguem lá. Com certeza alguem vai cuidar das sua plantas (dos seus bonsais), pelo menos por falta de agua ela nao morre.
Abraço |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 10:33 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
Existe uma alternativa muito simples e que funciona bem para quem viaja num feriado prolongado. Vale também para quem possui vários bonsai! ...
Resumidamente é o seguinte:
1- corte várias tiras longas de feltro (uma para cada bonsai), variando de 1 a 2 cm de largura,
2- amarre uma ponta de cada tira em algo pesado, que fique submerso, por exemplo uma pedra,
3- encha de água uma bacia plástica e mergulhe a pedra com as tiras de feltro, até que elas fiquem bem encharcadas,
4- disponha os bonsai em torno da bacia com água,
5- dirija uma tira de feltro para cada bonsai, fazendo com que ela circule em torno do tronco. Garanta que a tira fique bem apoiada sobre a superficie do substrato. Assim, uma extremidade da tira permanece submersa e a outra apoiada em espiral sobre o substrato de cada bonsai
Por capilaridade a água da bacia vai se deslocando para a região mais seca, ou seja, o substrato do bonsai. Dessa forma, ele se mantém úmido enquanto houver água na bacia.
Apesar de ser uma boa alternativa, é importante testar o funcionamento antes de se ausentar, para garantir que funciona adequadamente.
Há uma série de variáveis que afetam o funcinamento e é impossivel detalhar todas, mas seguem algumas variáveis para serem analisadas para cada caso...
a) tiras muito largas em vasos pequenos tendem a encharcar o substrato, o que seria ruim. Igualmente ruim seria usar tiras muito finas para bonsai grandes ...
b) em vasos colocados abaixo do nível da bacia, a água se desloca mais rapidamente e, acima do nível da bacia, mais lentamente...
c) evite que a tira faça uma "barriga para baixo" entre a bacia e o vaso, pois nessa parte mais baixa poderá haver gotejamento, portanto, perda de água no percurso e menos água para o bonsai...
Este "quebra-galho" é muito simples, funciona bem, mas enfatizo a importância de se testar antes, para evitar surpresas desagradáveis...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 1:23 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Carlos, existem várias dicas e o Charles - MEU GAROTO - já explicou e muito bem....
Se você não desejar ter este trabalhão todo, traga suas plantas para Niterói.... o Bonsai Niterói hospeda plantas quando os donos viajam....
Mesquita é bem perto de Niterói, venha um final de semana conhecer o espaço.
Endereço:
RUA GENSERICO RIBEIRO 51
PONTO CEM RÉIS - BAIRRO SÃO LOURENÇO
TELEFONES: 2721-5267 OU 9116-3382
Abraços
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 11:18 pm Assunto: |
|
|
Amigo Carlos!
Eu uso o sistema molecular!
Pago para um moleque regar!!
Desculpem a brincadeira.............não resisti, mas é verdade!
No caso o moleque é meu sobrinho.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
euorobert
|
Enviada: Dom Maio 06, 2007 1:20 am Assunto: |
|
|
Agradeço as respostas de todos!!!
Angela: certamente eu vou reservar um final de semana para ir conhecer o espaço.
Charles: vc tem fotos desse sistema que vc citou? achei bem interessante!!!
Elio: eu usei um sistema parecido com o molecular, eu pedi a moça que faz a limpeza aqui em casa para alimentar os cães e molhar minhas as plantas, no mínimo ela deve ter esquecido a segunda tarefa... todos os dias! _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|