|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 12:26 am Assunto: Idade de Bonsai |
|
|
Olá!!! VEnho buscando informações cada vez mais sobre a arte bonsai. Fica surpreendido com as possibilidades que aparecem. Há algum tempo morava em apto, mas agora estou em uma casa e com o quintal. que beleza! Tudo q eu queria para propagar os bonsais. Estou apenas no começo de tudo.
Minha dúvida é sobre a idade dos bonsais. Já li em varias revistas, livros e na web (fóruns como este) sobre a idade das plantinhas, mas ainda tenho dúvida. Como é que se identifica a idade de um bonsai??? Por exemplo, uma planta propagada através de sementes fica bem fácil, pois sabe-se a idade desdo iinício. Mas quanto ao método de estaquia ou até mesmo a alporquia, como é que pode ser determinada a idade da planta se, no caso de alporque, será escolhido um galho com característica de bonsai? Que idade terá??? Seria pela figura que a planta apresenta, pois qd se olha um bonsai tem a aparência de ser uma planta centenária???
Bom! Alguém se abilita em sanar tal dúvida, pois até agora não consigo satisfazer-me com as explicações que encontro?
Atenciosamente. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 10:03 am Assunto: |
|
|
Minotauro
A idade biológica é aquela que você citou, ou seja, a partir da germinação da semente. Mas em muitos casos, como da obtenção por estaquia ou alporquia, esta idade fica confusa. Muitos consideram que o novo exemplar tem a mesma idade da planta mãe, mas eu acho que um galho pode ser bastante mais novo que a planta. Isso complica ainda mais a determinação de uma idade real, por isso nestes casos o viveirista ou proprietário estima uma idade com base em sua experiência com as características da espécie. Em muitos casos a estimativa não passa de um grande "chute".
De qualquer maneira, o mais importante em bonsai não é a idade biológica real, mas a idade aparente do exemplar. É por isso que na maioria das vezes a informação mais importante é o tempo de treinamento do exemplar para bonsai.
Espero ter ajudado. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Ajudou sim Ferreira. Eu estava na dúvida qt ao q vc comentou, mas agora deu para esclarecer.
"Brigadão!!!" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|