FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

KENGAi DE PAREDE.!!!!!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano

Bonsai e Penjing, têm os mesmos caracteres, os Chineses referem-se a eles como Penjing e os Japoneses como Bonsai.
Embora ambos sejam plantados da mesma forma, apresentam nuances que os diferencia...nem os metodos de modelação são os mesmos, os Chineses,(dependendo do sitio), não costumam aramar uma arvore, fazem tensões...caso ainda não tenham visto, no estilo Moyogi por cá, é comum ver-se bocados de Bambu cravados nas partes concavas do tronco, por ter sido este o metodo utilizado, para lhe conferir as ditas curvas.

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Castro, uma coisa,

meu problema é na pronúncia chinesa de penjing:

"The Chinese calligraphy is "pun-sai." The same characters became the Japanese "bon-sai.""

Tirei esta citação deste site, então pun-sai, é pronunciado penjing??
Mesmo tendo a mesma escrita em kanji, por isto o mesmo significado, o que não necessariamente é obrigatório nas duas línguas.

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat e Castro,

Gostaria de estar agradecendo a ambos, pelo excelente material exposto e informado. Very Happy

Duprat, a combinação planta/vaso nesse penjing é perfeita. Harmonia total, inclusive. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:
Caro castro se me permite acrescentar mais um belo ex: do Zao, em que tudo parece ser determinado por forças de tensão opostas. Na minha limitada compreensão se reconhecemos uma determinada característica logo percebemos que o seu oposta lá está a atuar em complemento.

Caro Duprat

No Simbolo do Yin e Yang , estão patentes os opostos, que sendo opostos ainda assim são dependentes um do outro, eles complementam-se, formando uma unidade...o oposto não é para o "Tao", aquilo que nós ocidentais, temos como definição de opostos...

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

fabianoscosta escreveu:
Castro, uma coisa,

meu problema é na pronúncia chinesa de penjing:

"The Chinese calligraphy is "pun-sai." The same characters became the Japanese "bon-sai.""

Tirei esta citação deste site, então pun-sai, é pronunciado penjing??
Mesmo tendo a mesma escrita em kanji, por isto o mesmo significado, o que não necessariamente é obrigatório nas duas línguas.
Fabiano

Fabiano

Eu aprendi que Bonsai se escreve com os mesmos caracteres que na China, agora não me perguntes em que idioma eles o apregoam, porque se bem que o idioma principal deles, penso que seja o Mandarim, talvez de seguida o Cantonês, convém ter atenção, que lá se fala aproximadamente 80 idiomas Wink

Bom caros amigos, com isto dou aqui por terminada a minha participação

[ ]s

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

que pena! Crying or Very sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Caro castro,
Também é neste sentido que utilizo o termo. Em verdade, para mim, no sentido pré-socatico dado por heraclito: "do conflito dos opostos nasce a mais bela harmonia". Ou no sentido plástico onde o luz não existe sem a escuridão, a saturação sem o neutro, o plano sem a profundidade etc...
os opostos se imbricam mutuamente recebendo sua identidade na tensão.
Em verdade são o mesmo pois retiram sua identidade da unidade do conflito.
Mas os conceitos de conflito unidade etc... tem significados que não são os corriqueiros e que nao caberia aqui expor. Talvez em outra ocasião possamos tecer estas comparaçoes.
Por ora cabe somente colocar que quando falo de opostos se trata de algo muito parecido com os conceitos de ying e yang que encontramos na raiz do pensamento ocidental.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 9:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Simbologia que, por acaso, nosso amigo Antonio Castro usa como avatar. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Encontrei uma passagem no site indicado pelo castro identica ao havia comentado. Juro que li depois.....
Citação:
Os chineses observam com cuidado o contrapeso ou o desequilíbrio de forças opostas e estas são consideradas como pares. Quando você vê um, você deve procurar ou pensar automaticamente do outro. Os pairings Classical incluem preto-branco (escuro-luz), a rocha-água (contínuo-líquido), o rápido-lento (paciente-impatient), etc. Esta é compreendida às vezes como sendo uma filosofia “ dos contrários ”.

Não faço outra coisa quando estou a pintar, modelar uma planta ou analisar um quadro.

creio que a "liberdade" chinesa frente as normas objetivas dos bonsai se deve ao fato deles se "prenderem" a estes princípios mais abstratos.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 9:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Meu bom amigo, explique aqui para esse seu amigo neófito o significado desse termo:

pairings Classical Shocked

O resto até que não é dificil compreender. Very Happy

duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo,
não tenho a mínima idéia. Trata-se de uma tradução de computador pois meu inglês é péssimo (trances ainda sei um pouquinho). Por ignorar do que se tratava deixei como estava Embarassed Embarassed acreditando que não feria o sentido geral. Deve significar as "paisagens clássicas".

Duprat
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 6:21 am    Assunto: Responder com citação

Amigos Nicky e Duprat,

Creio que pairings Classical é a junção ou utilização dos opostos como complemento, um elemento dando destaque e fundamento ao outro, o equilíbrio das forças.

Como o amigo Durat citou: a filosofia dos contrários. Ex: preto / branco, rápido / lento.

Espero ter ajudado.

Ao pé da letra pairing que dizer emparelhar.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 10:30 am    Assunto: Responder com citação

Exatamente, a tradução é pares clássicos.

Abraço
Fabiano
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Não aguentei e vou dar meu pitaco, temos aqui algumas discussões que se acaloram, repentinamente e repetidamente, penjing e bonsai são artes semelhantes mas não iguais e nenhuma nem outra é melhor ou pior pois este conceito não se aplica a obras de arte na minha opinião, se estamos discutindo bonsai vamos discutir bonsai se o penjing é colocado por vezes por aqui, vale também como citação, mesmo porque os iniciantes precisam saber o que é. Na minha opinião todo conhecimento é válido, quando algo é colocado erroneamente não devemos nos ofender se alguem faz as devidas e justas correções pois é assim que se apreende conhecimento a respeito de qualquer assunto, amigos o convivio humano pode ser complicado sim, mas não obrigatoriamente tem que ser, depende de nós.

um abraço a todos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 12:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João,

Concordo plenamente com voce. E, igualmente, penso que devemos sempre estar atentos a trazer para o forum fotos de penjing, principalmente daqueles que, à primeira vista, enganam até mesmo os mais experientes, tal a semelhança que apresentam com um bonsai. Very Happy

Aliás, há pouco o grande Bergsom apresentou lindos trabalhos de um grande mestre chinês dessa arte, que pudemos apreciar e comentar. Very Happy

Acho importante termos esse referencial, vez que o bonsai, inicialmente, é oriundo justamente da escola chinesa, onde mesmo o bonsai, e não penjing, é totalmente diferente do bonsai japones, que é o que usualmente estudamos e cultivamos. Very Happy

Mas como tudo o mais, haverá sempre aqueles que irão contrapor opiniões, e levantar questionamentos, seja contra ou a favor, de tal ou qual regra, ou arte, ou qualquer outro ponto discutivel, ou não. A isso, temos que estar atentos, para esclarecer e encaminhar a discussão no rumo do bonsai, que é o que realmente importa a todos nós, penso eu. Embora, é claro, muitos de nós apreciem toda a forma de arte correlata ao bonsai. Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5

Ir para: