FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de salvamento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 1:40 pm    Assunto: Yamadori de salvamento Responder com citação

Caro amigos

Escrevi o texto abaixo em outro tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5742

Mas resolvi, com a concordância do colega Fabiano, abrir este tópico para discutir o aspecto ecológico/legal do yamadori, para aplicação em áreas com exploração ambiental autorizada.

Ferreira escreveu:
Fabiano, Luciano

Eu também espero com ansiedade a volta do Sergivaldo ao nosso convívio. Este formidável bonsai dele, bem como outras plantas que não sabemos se são variedades diferentes da mesma espécie ou se são espécies diversas mas parecidas, são chamadas popularmente de araçá (araçá-de-jacú, araçá-piroca, araçá-negro, etc.), pelo fato de produzirem pequenos frutos. No entanto, a maioria não é do gênero do araçá comum (Psidium), mas do gênero Myrcia, também da família Myrtaceae. Na verdade, quando solicitamos a análise botânica, a maioria é identificada como Myrcia multiflora, apesar de serem um pouco diferentes entre elas. Esta identificação imprecisa não chega a ser um problema para nós bonsaístas, embora seja um grande problema para a pesquisa em botânica sistemática.

Na minha opinião, o grande problema, é o fato de todas elas estarem em rápido processo de extinção, não por causa da coleta para bonsai, mas pela degradação do ambiente litorâneo para a construção de condomínios próximos às praias, que é o ambiente natural destas espécies. Nas minhas férias, estive em uma praia paraíbana, onde o Sergivaldo, Rejane Liberal e eu pudemos constatar a queimada de uma grande área com dezenas de exemplares de um destes araçás, para a construção de um condomínio. Foi triste, de chorar, ver os belos troncos transformados em carvão e cinzas. Embora seja proíbido por lei, acredito que a coleta destes exemplares nestas áreas de queimadas seria uma maneira de tentar salvar as espécies, para que pelo menos na forma de bonsai elas possam um dia ser corretamente identificadas e estudadas pela botânica. Muitas destas espécies já devem ter desaparecido e outras desaparecerão, se a lei continuar impedindo a coleta e permitindo a queimada, sem obrigar à retirada dos exemplares das áreas em que as construções são autorizadas.

Se formos capazes de nos organizar, podemos propor ao IBAMA que, ao autorizar a limpeza de uma área, obrigue o proprietário a remover as plantas para ambiente similar ou a avisar às associações de bonsaístas para que possamos remover as plantas e tentar salvá-las da morte certa pelo fogo ou pelos tratores, com provável extinção de várias espécies, cujo único ambiente natural são os tabuleiros costeiros.

Desculpem a mudança repentina de foco, mas eu acho que podemos também pensar nas plantas que trabalhamos como parte importante do ambiente e fazer a nossa parte para preservá-lo, mesmo que seja como bonsai. Esta é a idéia do Museu do Bonsai de Pernambuco, mantido pela Rejane Liberal, no Espaço Ciência, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco.

Creio que nesta cruzada podemos contar também com a grande ajuda da experiência e conhecimento do Sergivaldo. Mas se considerarem adequada uma discussão neste sentido, posso transferir esta idéia para um novo tópico. De qualquer maneira, eu acho que o nobre amigo Sergivaldo não deixaria de participar desta discussão.

Um grande abraço,

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 3:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira,

A propósito de suas palavras, aqui em Brasilia sempre que há a iminência de alguma grande obra, é costume retirarem todas as arvores, que são devidamente acondicionadas em embalagens apropriadas, transportadas desde seu lugar de origem, e colocadas num viveiro mantido pelo GDF (Governo do DF). A exemplo: a obra do metrô de Brasilia. Very Happy

Após a conclusão da obra, as arvores são replantadas, as vezes até no mesmo lugar em que antes estavam. Apesar do transtorno que isso acarreta, tornou-se normal qualquer obra aqui ser executada com esse cuidado todo para com a vegetação. Algumas dessas arvores, inclusive, são nativas, anteriores à época de construção da capital federal. Very Happy

Então, creio que se houver interesse público, desde que devidamente incitado por um grupo ou por vários, que com isso cria-se uma consciência ecológica, é possível que todos possam estar, dessa forma, contribuindo para a preservação e manutenção, principalmente, da flora ora em extinção. Very Happy

Uma outra iniciativa, essa de natureza privada, mas com apoio imenso da EMBRAPA, é o projeto "CLUBE DA SEMENTE". Há site na net com esse nome, caso o amigo tenha interesse em pesquisar. Numa chacara distante uns 70 km de Brasilia, está um piloto, onde é possível encontrar não só sementes de diversas nativas, mas inclusive mudas prontas para plantio. Com isso, além de arrecadar uma reserva monetária que redunda em investimento nessa estrutura, é possível estar contribuindo para a disseminação das nativas, quaisquer que sejam elas, bem como preservando plantas que, de outra forma, talvez tivessem o mesmo destino das que voce mencionou ter presenciado o exterminio. Very Happy

São iniciativas assim que irão redundar em algo proveitoso para o futuro. Há que se cobrar uma ação governamental, é verdade. Mas há que se apontar caminhos, sugerir saídas e apresentar boas idéias, fáceis até certo ponto, de estar sendo aplicadas, inclusive com o apoio de particulares. Very Happy

A reposição de uma mata ciliar, por exemplo, como tem feito ao longo dos ultimos anos nosso bom amigo Bergsom, é algo interessante e que, no caso dele, pode inclusive ajudar a aumentar o rendimento familiar. Com esse trabalho, o Bergsom poderá ampliar sua produção de mel de abelhas, que terão arvores nativas donde extrair sua matéria-prima, sem estarem precisando voar longas distancias para isso. Very Happy

Preservar através do bonsai é algo interessante. Mas, a longo prazo, temos que repensar numa maneira que atenda tambem aquelas arvores que não são adequadas para bonsai, mas que estão desaparecendo aos poucos de seu habitat. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 6:13 pm    Assunto: Bom exemplo Responder com citação

Caro Amigo Nicky, caros colegas

Embora eu não seja um ambientalista, meu senso de biólogo que jurou “defender o ambiente e a vida em todas as suas formas”, me alerta que devo concordar integralmente com seu ponto de vista. Creio mesmo que a grande maioria de nós deseja e trabalha para que os ambientes sejam preservados in toto. Em suma, é pacífica nossa concordância com a necessidade de respeitar e preservar a natureza. No entanto, não tenho muitas notícias de ações práticas de preservação ambiental, que cheguem além das criações oficiais de reservas. Por isso mesmo, me surpreendeu positivamente a sua informação de que o Governo do Distrito Federal trabalha com esta preocupação. Como eu não tenho conhecimento de outros casos semelhantes, gostaria que os colegas informassem se em seus estados existem órgãos que executem na prática atividade semelhante de preservação ambiental. Parece-me que, muito além da educação no trânsito, o GDF tem muito mais para servir de exemplo para o restante do país.

Adianto que aqui em Pernambuco não temos nada similar. Aliás, há cerca de um ano atrás, após uma ação de poda drástica de várias árvores pelo órgão (competente?) da Prefeitura da Cidade do Recife, apareceu escrito “ASSASSINATO” em letras vermelhas na maioria das árvores da principal avenida do bairro de Boa Viagem, o mais rico da cidade. A poda na maioria das vezes é incorreta, levando à morte da árvore ou à sua queda aos primeiros ventos de agosto, causando grandes prejuízos. Na Cidade Universitária, sob competência da Prefeitura da UFPE (onde trabalho), tenho observado a poda incorreta de dezenas de árvores e já entrei em contato com colegas do Departamento de Botânica para sugerir a realização de um curso técnico de poda, visando orientar seus executores.

Voltando ao ponto, na mensagem anterior eu me referi à coleta de salvamento tão somente nos ambientes com exploração autorizada, ou seja, aqueles cuja obrigação de preservação já foi retirada (por autoridade competente - ou incompetente!). Nestes casos em que a destruição é certa, mesmo sem esperança de salvar as ainda desconhecidas associações entre os diferentes grupos de organismos, acredito que devemos ter o máximo de empenho para minimizar a perda de vidas. É nestes casos, em que não é possível impedir a destruição (como nos casos de construção de hidroelétricas ou condomínios), que todo esforço é válido para salvar tudo que for possível (vivo e não vivo). É para estes casos sem esperança que levantei a idéia de discutir a possibilidade de pedir ajuda para salvar as vidas ali existentes, que normalmente são simplesmente eliminadas pelo fogo ou pelo trator.

Eu acho que o bonsai tem chances mínimas de servir de método de preservação ambiental em massa. Mas sei que em alguns centros de pesquisa, como na ESALQ (SP) e no National Arboretum (EUA), se utiliza bonsai de maneira similar ao que se chama tecnicamente de preservação de germoplasma. Embora este recurso seja claramente limitado, acredito que não deva ser desperdiçado. Em minha visão romântica, acredito que mostrar um belo bonsai em uma exposição e anunciar aos quatro ventos que uma maravilha como esta esteve por um triz a ponto de virar carvão e cinzas, pode ajudar a sensibilizar muita gente a pensar melhor na idéia de preservação ambiental.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 04, 2007 8:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira,

Sem dúvida nenhuma, ao estarmos expondo um bonsai, principalmente um de planta nativa, ao fazermos uma afirmação como esta que consta na parte final de seu texto, haverá entre os ouvintes aqueles que se sentirão sensibilizados, e quiçá, atraídos para a arte, por acreditarem que assim poderão estar tambem fazendo algo em prol da natureza. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 05, 2007 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi amigos,

Aqui em Floripa tem alguns projetos de reflorestamentos, mas aproveitando essa oportunidade, por acaso alguém acompanhou a notícia que passou inclusive no JN, da cacalhada política daqui, com um vereador como chefão, que autorizavam construções em áreas de mangue e terreno de marinha e da união, para amigos????

Cara, foram ou serão no total, de 18 a 21 prisões, pela polícia Federal, já estão investigando há um tempão e pegaram todos com a mão na botija, construções milionárias do tipo Shopping Iguatemi, inaugurado a menos de 1 mês, Floripa Shopping, hotéis, e várias outras, existem notícias na net, caso queiram saber mais.

Acho que hoje, haverá uma manifestação do povo na frente da sede da PF aqui em Floripa, povo batendo palmas para a delegada que conduziu a investigação.

Gente, isso é uma vitória, teremos que nos espelhar neste fato, pois tudo saiu de uma denúncia boba, onde viram que o buraco era muito mais embaixo!

Fico muito feliz, por isso, gostaria de dividir com vcs!

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 05, 2007 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

este salvamento seria muito intreressante. Meu coração corta ao ver lotes que foram devastados para construção de prédios, que vão na contramão ao assunto em voga de preservação do planeta.

Aqui em BH o estado e a prefeitura estão construindo a linha verde. Algumas áreas estão sendo devastadas para que se construa viadutos e vias. Na área central vi árvores, já adultas, serem arrancadas para dar lugar a calçadas mais bonitas e, ao lado do lugar onde a anterior estava plantada, fazerem do plantio de outra, nova de poucos anos que ainda nem dá sombra. Sequer se deram ao trabalho de mudar a outra. Numa praça onde haviam belas e antigas caliandras vermelhas, fui perguntar se seriam arrancadas e, se positivo, poderia arrancar algumas. Me informaram que seriam aproveitadas por serem muito antigas. Semanas depois estavam todas cortadas no toco para serem arrancadas mais fácil.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: