|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2007 5:30 pm Assunto: Toco que não brota! Ajuda! |
|
|
Olá pessoal,
A mais ou menos 2 meses eu transplantei um ficus q estava em um vazao fazendo uma poda radical de raiz e copa, respeitando as raizer do mesmo, preparei um solo aerado com terra adubada, cascalho e argila expandida moida.
Ele até hj tá verde em baixo da casca porem nenhum sinal d brotação, alguem aconselha alguma tecnica??
**aproveitando o ensejo acontece algo semelhante com uma jabuticaba minha q apos poda e transplante so emitiu o inicio da brotacao e estagnou a mais de 6 meses ja e continua verde o caule...se alguem souber algo q eu possa fazer ajude por favor.
abs! |
|
|
 |
leo.rs 1.o PASSO

Registrado: 07/05/06 Mensagens: 127 Localização: Caçapava do Sul - RS
|
Enviada: Dom Maio 06, 2007 2:20 am Assunto: |
|
|
Oi!
Cara, não costumo dar conselhos, já que sou um aprendiz, mas como teu tópico tá sem respostas, lá vai (espero que os experts me corrijam, por favor).
A época que tu fez o envase ñão foi das melhores (deveria ter feito na primavera), na época que tu fez a planta tá guardando nutrientes na raíz pra passar o inverno, mas, como aí no Rio o clima deve ser uniforme, deveria estar repondendo bem.
Quando tu podou as raízes podou as grossas? É lá que se depositam os açúcares, a reserva pro inverno, e a tua planta deve ter sentido o "baque", logo, se tiver água e insolação correta (a princípio meia sombra e depois sol pleno) deve brotar... questão de tempo.
Não sou um expert, mas se tá verde, tá viva! Cuida! Ficus é resistente!
Eu, aqui no Sul, tive algo parecido quando botei um mini-ficus (benjamina) no escorredor, e fiz uma estufa com uma bombona de água mineral, fazendo uma mini-estufa, e em uma semana brotou.
Aqui temos o problema do vento, que seca as folhas que recém brotam, aí no Rio não sei se essa clausura não daria fungos.
Convém fazer um furos - com prego quente ou ferro de solda - em cima da garrafa!
Já quanto à jabuticaba, espera...espera e espera!
Abraço
Léo |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 6:37 pm Assunto: |
|
|
Vc sabe que espécie de Ficus é ?
or Ficus benjamina, é perigoso deixar sem nenhuma folha, pois é uma espécie que não gosta de desfolha (sempre morre galhos).
Eu já havia percebido isso e foi confirmado pelo mestre Pedro Morales.
Uma vez, perdi um benjamina por conta de uma poda do tipo toco. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 12:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ipzin,
Uma dica para ajudar:
Adquira um saco plastico transparente, de bom tamanho, e coloque dentro a planta, com vaso ou bacia e tudo, prendendo a boca do saco com fita adesiva. Não faça furos no saco, ele deve estar intacto. Depois, coloque sua planta em local que pegue claridade, mas não pegue sol. Antes de ensacar, regue bem, mas após ensacar, não regue, ok?
Costumo usar esse recurso para recuperar mais rapidamente plantas retiradas do solo, via yamadori, principalmente quando estão desfolhadas totalmente.
Lembre-se de não adubar, pelo menos até que a planta reinicie sua brotação, e essa esteja bem vigorosa.
Com o transcorrer dos dias, uma semana ou antes, voce observará que no interior do plastico haverão goticulas de agua. Não retire o plastico até observar brotações por todo o tronco e galhos, se houver. Evite ficar raspando a casca para ver ou mostrar que sob ela está verde.
Espero que isso funcione e sua planta se recupere. Se no prazo de duas semanas não ocorrer brotação, retire o saco plastico, regue mais um pouco e refaça o procedimento.
Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 12:36 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
Depois de restabelecida a brotação da planta, faço a sua retirada "de uma só vez"??
Ou faço algum trabalho de exposição parcial da planta, tipo abrindo o saco aos poucos... um pouco a cada dia, sei la....
Questiono porque vi outro dia um FICUS que o amigo Lustosa retirou da estufa e este sentiu um bocado.
Esqueci de questionar a ele e estou fazendo isso aqui a você, para que os amigos foristas também tenham a informação.
abraço _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 1:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Newbe,
Bem lembrado, garoto!!
A recomendação é que, tão logo observe que ocorreu uma boa brotação por toda a planta, caule e galhos, voce retire o saco plastico de uma vez, acondicione a planta em local sombreado e borrife duas ou tres vezes ao dia as novas brotações.
A planta deverá ser mantida fora do alcance solar direto, até que os rebentos criem força e iniciem a lignificação, isto é, comecem a se tornar pequenos galhinhos. Creio que duas a tres semanas sejam suficientes para isso.
Então, colocaremos a planta para tomar sol no período da manhã, evitando o calor mais intenso no restante do dia. Isso irá preparar a planta, que poderá suportar, de maneira gradativa, a finalização do uso dessa técnica, podendo então ser colocada em definitivo a pleno sol ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|