FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Responsabilidade e combate aos mausai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 5:26 pm    Assunto: Responsabilidade e combate aos mausai Responder com citação

Caros colegas bonsaistas

Tenho alguns pontos de vista radicais por isso me desculpem aqueles que se sentirem ofendidos, todos temos a mesma paixão.
A alguns anos começei a prestar atenção em bonsai, no inicio so via os bonsai meia boca que hojé eu chamo de mausai e que prejudicam a imagem dos bonsaistas sérios, um dia percebi que bonsai podia ser muito mais do que uma mudinha num vaso pequeno e comecei a estudar e tentar melhorar o meu nivel técnico e o daqueles que conhecia e que também são bonsaistas, fundamos uma associação demos muitas palestras, fizemos muitas exposições e o interesse do grupo começou a diminuir por problemas da nossa vida corrida, digamos que passou a febre da associação, eu e mais alguns continuamos buscando o melhoramento para um dia termos uma coleção fascinante, hojé tenho certeza que em uns 20 anos minha coleção será linda, mas dentro do meu conceito de oque é um bonsai lindo estou longe, por isso não posto minhas plantas, muito embora alguns dos meus bonsai já começaram a revelar seu potêncial.
Abreviando a conversa, acho que temos uma responsabilidade muito grande na divulgação e na formação dos novos bonsaistas, por isso quando vamos montar ujma exposição de bonsai é preciso mostrar oque temos de melhor e se este melhor ainda não esta bom agrardar para se evitar oque costumas ocorrer com os leigos neste assunto, que chamam qualquer mausai de bonsai pois essa é a refererncia que eles tem de ver os bonsai em exposições, é preciso que façamos esposições de nivel, até considero melhor uma exposição de fotos boa do que de mausai, pelo impacto que ela traz para os leigos.

É claro que temos opniões diferentes sobre este tema "divulgação", mas devemos tentar sempre mostrar o melhor que há, eu luto por isso, eu luto por se ter uma ideia de bonsai como aquela que se tem no Japão, trabalhando também com matérial nativo que é muito bom, criemos no Brasil o conceito correto de bonsai e passamos a ser referência em bonsai pois temos muitos bonsaistas que tentam se aprimorar e difundir as tecnicas mais modermas ou as mais eficientes, antigamente o tempo para se fazer um bonsai era enorme hojé ele esta muito mais curto, vamos ter cuidado com as exposições e parabéns para aqueles que se empenham na divulgação desta arte tão apaixonante que nos cativou chamada de bonsai.

Abraços

Pedro Torquato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 9:04 pm    Assunto: Re: Responsabilidade e combate aos mausai Responder com citação

Oi Pedro, tudo bem?

Acho perfeito o caminho que voce tem percorrido, tanto no seu desenvolvimento pessoal como na divulgação dos bons conceitos da arte bonsai!
Entretanto, eu faria algumas colocações sobre seus comentários acima.... Rolling Eyes

1- Voce mesmo cita que "um dia percebeu que bonsai é mais que uma simples mudinha num vaso"... mas voce passou por essa etapa!.... Wink
Eu vejo os "mausai" como uma porta de entrada muito importante para aqueles que, um dia, podem se tornar bonsaístas de alto nível!...
Assim, penso que não seria legal voce "queimar a ponte que atravessou", impedindo que outros iniciantes passem pela mesma experiência... Rolling Eyes Wink

2- Minha tendência é de dar um grande desconto aos comerciantes de "mausai", uma vez que eles próprios, desconhecem a arte bonsai. Muitas vezes são pessoas de boa fé, porém, sem a menor noção do assunto!... Outras vezes, podem ser até grandes redes de supermercados que, também sem conhecimento, colocam os "mausai"a venda como mais um ítem "bonitinho" na seção de jardinagem!...

3- Para quem nunca teve e nem cuidou de um "bonsai verdadeiro", dificilmente compraria um por R$ 500,00 ou mais. Entretanto, comprar um "mausai bonitinho" por R$ 10,00 poderá o inicio de uma longa e maravilhosa jornada, que também escolhemos... Sem esta porta, penso que muitos colegas não estariam aqui conosco!... Rolling Eyes

4- Também não vejo que os "mausai" prejudiquem a imagem de bonsaístas sérios. Um dia, cada um de nós também começou, seja comprando "mausai", seja praticando a partir de mudinhas simples!
Penso que o que realmente prejudicaria a imagem de um bonsaísta dito sério seria, com o conhecimento do que realmente é um bonsai, ainda assim, vender "mausai" alegando ser bonsai... Crying or Very sad ... Isto sim, beira a ma fé... Crying or Very sad

Assim Pedro, acredito que bonsai e "mausai" não são excludentes, ao contrário, vejo como positivo o fato de coexistirem pacificamente... Rolling Eyes

Acho que voce tem feito de forma louvável seu papel de mostrar o bom caminho, acelerando o desenvolvimento dos iniciantes, e mostrando as diferenças... Neste contexto, eu nem diria diferença entre o certo e o errado...mas sim, entre plantas onde os conceitos corretos foram ou não aplicados... Rolling Eyes Rolling Eyes Wink

Vale destacar que, para bonsaístas experientes que negociam "mausai" como se fossem bonsai... o "pecado" faz juz a uma estadia prolongada no "purgatório".... Shocked

Por fim... eu não queimaria a ponte que um dia atravessei... ao contrário, seguraria a mão dos iniciantes que passarão por ela... Rolling Eyes Wink ....
À minha moda e, dentro das minha limitadas possibilidades, tenho tentado fazer assim... Wink

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Meus caros amigos Pedro e Charles,

Os pontos levantados são perfeitos, e concordo plenamente com as colocações de Charles, e teria apenas dois pontos a acrescentar:

1.Existe a necessidade das pessoas em ter a natureza em casa, em praticar uma arte buscando por vezes o equilíbrio em suas vidas, procurando um ponto onde podem externar sua capacidade de criar, produzir e em muitas oportunidades apenas socializar (a exemplo deste fórum, ponto de troca de informaçaões e cultivo de amizades).

2.Existe uma crescente demanda e para isto é necessário oferta de boas plantas a baixo custo, atendendo a todos que desejam iniciar e montar uma pequena coleção. A carência da oferta é notória e neste vácuo entra os que chamo de bonsais comerciais, cumprido um função que será substituida quando os que agora produzem bonsai possam suprir esta necessidade.

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 11:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Concordo com a palavra escrita pelos nobres colegas foristas, acrescentando que, na minha opinião, devemos combater os "mausais" vendidos por picaretas, como o famigerado "TANGO BONSAI" que a tantos tem se dedicado a "passar a perna", vendendo via internet "gato" por "lebre", ou se comprometendo a entregar material encomendado, e após o conveniente (para ele!!!) depósito bancário, não envia nada ou faz ouvidos "moucos" às insistentes ligações telefonicas para os numeros divulgados.

Não foi um ou dois colegas ou amigos que foram ludibriados por tal "facínora". Há pessoas, iniciantes ou não, que tem sido atraídas para as ofertas maldosas desse pilantra, e caído em suas armadilhas. Recentemente, inclusive, um amigo estava disposto a ir até a cidade desse "proibido o têrmo" para resolver, "mano a mano" ou "tete a tete", como se diz, o que considerava um absurdo. Como tenho amizade por essa pessoa, consegui dissuadi-lo desse intenção, muito embora, no fundo, tambem sinta "ganas" de o ter frente a frente e dar-lhe uns "cascudos". Mas sei que madeira torta até a cinza é torta, então certamente esse TANGO não irá consertar com esse castigo fisico, melhor deixar para lá e continuar a divulgar e a alertar possíveis clientes desse estelionatário, para que eles não venham a cair na malha dessa "aranha antropofágica". Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mizuno

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpem se o dia a dia me mantém longe dessa e de outras casas de conversa tão enriquecedoras.
Hoje resolvi postar um pouco para espairecer.
Concordo com a maioria das colocações acima, e gostaria de acrescentar uma história verdadeira.
Uma vez, levantamos a possibilidade de fazer uma pré-seleção nas plantas expostas em nosso evento do Jardim Botânico de SP, pois eram expostas plantas "bonitas", com muitas flores, mas sem estrutura.
Consultando o grande Mestre Hoshiba (Bairro da Liberdade), ele falou, em sua sabedoria:
Tem que ter bonsai "bonito" perto de bonsai bom,
primeiro, o visitante olha só bonsai "bonito", próxima vez, ele repara mais em bonsai bom. Daqui a alguns anos, ele entende que bonsai bom é melhor que bonsai "bonito".
E o nível dos trabalhos apresentados tende a melhorar em cada exposição.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Eduardo,

Como sempre prático e objetivo.

Então o caminho a ser seguido é longo.

PS.: Bom ter notícias suas!!!

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
eu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho que olhar para traz e olhar minhas pegadas.

Obrigado

Pedro Torquato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 1:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nada como a experiencia dos idosos para nos mostrar o melhor caminho, hein? Shocked

Certamente, há muita filosofia numa simples observação como essa, do mestre Hoshiba, ao apontar a melhor maneira de ensinar sem ensinar, não é mesmo? Wink

Eduardo, obrigado por partilhar conosco essa sabedoria peculiar aprendida por voce. Esteja certo que todos iremos estar atentos, doravante. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: