|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 10:14 am Assunto: Umburana "Cabeça de Medusa" |
|
|
Meus caros amigos e amigas, sem querer polêmica...
esta magnífica e antiga Umburana (põem antiga nisso) de criação Emmanuelina, sob minha guarda e ainda poucos cuidados, recebeu a denominação de "Cabeça de Medusa" pela semelhança com a entidade mitológica.
Penso que jamais poderá ser um Bonsai, no sentido formal do conceito, pois não vejo possibilidade de estilizá-la, segundo as regras clássicas...
Por acaso alguém consegueria sugerir uma estilização?
Já amo esta planta e não vou me desfazer dela...espero que ela sobreviva o suficiente, para receber minhas cinzas (que tétrico!).
A graça de menina que dá referência dimensional à planta é a filhinha do Glauco, Hana!
A planta foi desfolhada, das poucas folhas que tinha, antes do envasamento.
O meu amigo Glauco muito me ajudou a colocar esta "monstrenga" na enorme bandeja que mandei fazer, especialmente para ela, de cimento.
Abraços,
Celso Rubens. _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
fone: 33675262 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 3:29 pm Assunto: Re: Umburana "Cabeça de Medusa" |
|
|
Oi Celso, tudo bem?
Amigo, na minha opinião voce tem em mãos uma planta de potencial raríssimo!...
Não conheço essa espécie mas suas fotos me bastam para arriscar essa opinião!
Citação: | "CELSO RUBENS"]
Penso que jamais poderá ser um Bonsai, no sentido formal do conceito, pois não vejo possibilidade de estilizá-la, segundo as regras clássicas... |
Ao contrário de sua citação, penso que ela já está naturalmente se estruturando como um hokidachi maravilhoso!...
Vou citar alguns pontos que imagino que poderiam ser analisados:
1- aquele galho mais baixo, ao lado esquerdo da ultima foto, poderia ser aramado e abaixado, buscando uma posição mais horizontal, ajudando a definir uma copa mais larga...
2- parece que há outros galhos em posição semelhante na parte de trás das fotos, que igualmente poderiam sere abaixados...
3- alguns galhos mais finos e longos poderiam ser encurtados, ao mesmo tempo em que se estimularia novas brotações para compactar a copa...
4- embora não esteja bem visível, me parece que alguns trabalhos de shari poderiam ser feitos no tronco, junto aos pontos onde nascem os galhos existentes, visando harmonizar um pouc mais a integração destes galhos, ainda relativamente finos, em relação ao diâmetro do tronco...
5- pelas fotos me parece que a cicatrização ocorre muito bem, o que me faz acreditar que em pouco tempo os locais trabalhados junto aos galhos estariam com um visual mais natural...
6- o nebari é maravilhoso e penso que se voce adicionar mais substrato, poderia cobrir um pouco mais as extremidades das raízes onde ainda estão aparentes os sinais de uma poda radical, provavelmente ao se retirar a planta so solo...
Enfim... são pontos prá voce refletir apenas...
Mas, se voce estiver mesmo seguro que ele jamais será um bonsai no sentido formal.... eu me candidato a assumir o "fardo" e me sacrificar em cuidar dela!!!....
Parabéns por sua planta... maravilhosa!....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 6:25 pm Assunto: |
|
|
Meu caro Charles:
Muito lhe agradeço os comentários e sugestões, especialmente por se tratar de um bonsaista de grande prestígio, cujas plantas, pelo que tenho visto no fórum, são de tirar o fôlego!
Por falha minha, as imagens iniciais não deixam ver que há um uro, do tipo vulcão, bem no centro do tronco; razão pela qual chamo esta planta de Cabeça de Medusa".
Não sei se isso modificaria a sugestão do "hokidashi", mas pelo menos seria um "hokidashi" bem atípico...
Esta planta é muito pouco tolerante a aramação, quebrando com facilidade, se já há algum lenho e morrendo (o galho ), quando novo. trabalha-se com ela por tensionamento, sem exageros.
Seguem fotos agora explicativas da estrutura desta Medusa.
Um abraço,
Celso Rubens _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 8:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Celso, meu amigo baiano,
Na minha humilde opinião, com ou sem uro, ela é um excelente hokidashi, planta maravilhosa, ainda agora que estou me apaixonando por coisinhas deste porte!!!
É claro que se pudesse fazer estas correções sugeridas ficaria ótimo, mas se tiver risco eminente de quebrar algum desses galhos magníficos, tenho certeza q vc n o fará.
Obrigado por nos brindar com esta peça, esta tenho certeza que tem alma!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 8:51 pm Assunto: |
|
|
Meu caro Fabiano,
muito grato pelos seus comentários.
Postei agora pouco esta planta no site internacional "Internet Bonsai Club" e já obtive uma sugestão de um dos cobras (Rob Kempinski ) de aumentar a grossura dos ramos que saem do Uro, por podas sucessivas e de enterrar mais as raízes para dar um aspecto melhor "plantado" (como muito bem sugeriu o colega Charles).
Veja como ela era no chão meses antes de ser envasada:
 _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 11:04 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
Enlouquecida é como me encontro ao ver esta planta do amigo Celso....
Já fico louca em saber desta planta nunca vista por mim e agora ele vem com esta maluquice no bom sentido !!!!!!!!
É ou não é para endoidecer qualquer um ?????
Charles - MEU GAROTO - já opinou o que faço ?????? Me reverencio diante desta belezura e o uro então.... e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 10:53 am Assunto: |
|
|
Celso
Sua planta é linda, o nebari dela não existe! fantástico!
Se vc conseguir deixar as raízes dentro do substrato como disse Charles, assim como estava qdo no chão, ela virará um exemplar de muita classe, mesmo sendo assustadora por seu tamanho e força!
Que personalidade tem essa árvore!!!!!!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 10:31 pm Assunto: |
|
|
Agradeço muito os seus comentários,
minha cara Angela e
estimado Fabiano.
De fato, fotografei a planta, tão logo plantamos, eu e Glauco, em um final de tarde, antes que a claridade fosse embora e assim não atentei para o fato de que deveriamos tê-la enterrado mais.
É o que farei em seguida, com camada de terra vegetal, para tentar fazer crescer musgo na superfície. Vou tentar a técnica do liquidificador e no lugar da cerveja (deixa que essa eu tomo!) vou usar levedo de cerveja como fonte de vitaminas B.
Veremos como ficará na primavera...
com folhas e tudo.
Prometo postar a evolução desta "monstrenga"
(carinhosamente, viu!).
Ok?
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 11:14 pm Assunto: |
|
|
Amigo Celso,
Cara, realmente valeu a pena o trabalho que ela deu, está linda e concordo com amigos que nós deveríamos ter enterrado um pouco mais, mas não tem problema que eu sei que vc já deve estar resolvendo isso, mas só quero ver quando for a hora de mudar de local como vc vai alugar o guindaste para fazer o transporte, rsrsrs. Outra coisa, minha já está querendo cobrar cachê pelas fotos viu ! (brincadeirinha, ela adorou se ver nas fotos e demos muitas risadas com o " Aii ! Pai esta planta tem espinho", rsrsrsrs. Abraços irmão, e sempre que precisar estaremos à sua disposição.
Ps. Cadê as fotos das outras ? |
|
|
 |
Renan Campara Braido 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 44 Mensagens: 365 Localização: Betim - MG
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 3:25 pm Assunto: |
|
|
SEM PALAVRAS!!!!!!!!!!!!!!!
MUITO SHOW MESMO!!!
Por favor atualize sempre!!!! _________________ Herrar é Umano.... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 7:45 pm Assunto: Remédio para inspiração |
|
|
Celso
Para esta não tenho comentários: vou ficar só olhando, 3 vezes ao dia. Essência de inspiração, em doses com hora marcada! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 9:48 pm Assunto: |
|
|
Meus caros amigos,
Glauco
Renan
Ferreira,
Fico muito contente de ter recebido tão valiosos elogios por esta planta que eu reputo de Fantástica, sem me orgulhar disso, na medida que ela é sua própria natureza e sua história mesma, contada pelas marcas dos eventos e do tempo. Foi escolhida, entre tantas, pelo sensível Emmanuel que quase nada interferiu, respeitando algo de importantíssimo que é a própria expressão da Natureza.
Apenas adquiri e com a ajuda do Glauco, coloquei-a em uma bandeja e a fotografei com desvelo.
Acho que para mexer nesta planta deverei considerar muito e, ao fazê-lo,
interferir minimamente. Para podar um galho devo fazer respeitosamente, quase pedindo desculpas, de joelhos...
Meu papel está sendo o de divulgá-la, como espécie, para o Bonsai.
Estas imagens já foram vista no mundo inteiro pelo site "Internet Bonsai Club", com 430 acessos.
http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=21727.msg64987#msg64987
E no mundo Hispânico pelo Bonsaimania:
http://groups.msn.com/Bonsaimania/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=20057&LastModified=4675622011325805377
Mais uma vez gratos pela apreciação e vamos divulgar as belezas do nosso país.
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
fone: 33675262
Editado pela última vez por CELSO RUBENS em Sex Maio 11, 2007 12:52 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 10:43 pm Assunto: |
|
|
Celso.
Será que ela ficaria legal Assim...?
Abraço. |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 11:02 pm Assunto: |
|
|
Meu caro Paulo Roberto...
Impressionante!!!
Veja o desenho que eu fiz e que estava aqui, ao lado do computador, quando vi sua mensagem ...
este é um esquema contando o passado presente e prevendo o futuro desta planta...
Acho que ela se encaminha naturalmente para isso!
Muito obrigado pelo belo trabalho de imagem!!!!
O que você acha?
Telepatia?
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 1:24 am Assunto: |
|
|
Amigo Celso.
Eu aqui ao lado do rio Uruguai, divisa com a Argentina... Nessa distância só pode ser "telepatia" mesmo, e das boas...
Legal compartilhar isso...
Abração. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|