|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 3:46 pm Assunto: DÚVIDAS MAMADEIRA |
|
|
Olá a todos
Tenho algumas mudas no escorredor e agora quero por as mesmas na mamadeira.
Minha dúvida é o que vai dentro da mamadeira?
Esterco?
Eu tenho um saco cheio de esterco de aves bem curtido, poderia coloca-los puro dentro da mamadeira ou tenho que misturar com algum substrato?
uma pessoa me disse que o esterco puro poderia queimas as raizes é verdade??????
abraços a todos |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 4:13 pm Assunto: |
|
|
Rafael,
Para que voce possa estar colocando suas mudas plantadas em escorredores numa "mamadeira", primeiro deve observar se as raízes estão saindo pelos furos, no fundo do escorredor, em quantidade razoável.
Se estiverem, deverá pegar uma bacia duas vezes e meia, pelo menos, maior que o diametro do escorredor que utiliza, perfurando-a nas laterais e no fundo (faça bastante furos, para drenar bem a agua da rega/chuva, e para auxiliar na ventilação/aeração das raízes).
Não se deve colocar adubo puro, mesmo curtido, no interior da bacia que irá servir de "mamadeira". É bom que misture uma certa quantidade de algum tipo de substrato: caco de telha+pedrisco, granulos de terra peneirada e queimada ou qualquer outro, inclusive areia grossa de rio, dessas de construção, sem peneirar. Pode-se fazer uma mistura em torno de 50% de qualquer substrato+50% de adubo orgânico, bem curtido.
O adubo de aves é extremamente forte. Se estiver bem curtido, aconselho misturar ao substrato apenas 10%, e não cinquenta, ok? Se usar o adubo de gado, aí sim poderá usar até 50%.
O escorredor deverá ser colocado sobre o substrato. Não o enterre, apenas coloque em cima e pronto. Ao regar, molhe bem a mistura da bacia. Ao adubar, deverá colocar mais adubo na bacia que no escorredor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|