FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DÚVIDAS MAMADEIRA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaelvitorio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 3:46 pm    Assunto: DÚVIDAS MAMADEIRA Responder com citação

Olá a todos

Tenho algumas mudas no escorredor e agora quero por as mesmas na mamadeira.

Minha dúvida é o que vai dentro da mamadeira?

Esterco?

Eu tenho um saco cheio de esterco de aves bem curtido, poderia coloca-los puro dentro da mamadeira ou tenho que misturar com algum substrato?

uma pessoa me disse que o esterco puro poderia queimas as raizes é verdade??????

abraços a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael,

Para que voce possa estar colocando suas mudas plantadas em escorredores numa "mamadeira", primeiro deve observar se as raízes estão saindo pelos furos, no fundo do escorredor, em quantidade razoável.

Se estiverem, deverá pegar uma bacia duas vezes e meia, pelo menos, maior que o diametro do escorredor que utiliza, perfurando-a nas laterais e no fundo (faça bastante furos, para drenar bem a agua da rega/chuva, e para auxiliar na ventilação/aeração das raízes).

Não se deve colocar adubo puro, mesmo curtido, no interior da bacia que irá servir de "mamadeira". É bom que misture uma certa quantidade de algum tipo de substrato: caco de telha+pedrisco, granulos de terra peneirada e queimada ou qualquer outro, inclusive areia grossa de rio, dessas de construção, sem peneirar. Pode-se fazer uma mistura em torno de 50% de qualquer substrato+50% de adubo orgânico, bem curtido.

O adubo de aves é extremamente forte. Se estiver bem curtido, aconselho misturar ao substrato apenas 10%, e não cinquenta, ok? Se usar o adubo de gado, aí sim poderá usar até 50%.

O escorredor deverá ser colocado sobre o substrato. Não o enterre, apenas coloque em cima e pronto. Ao regar, molhe bem a mistura da bacia. Ao adubar, deverá colocar mais adubo na bacia que no escorredor.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: