|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:08 pm Assunto: Outro Ulmeiro - pré |
|
|
Olá amigos,
Aí vai mais um dos ulmeiros.
Início
Após agum tempo
Após poda para destacar os patamares
Hoje a planta está um pouco diferente, reduzi um pouco o comprimento do segundo e terceiro galho para dar triangulação e o ápice também esta um pouco mais triagular. Só não tenho fotos atuais para postar.
Sei que ainda há muito o que fazer e espero que em dentro de uns 4 anos seja uma planta dígna para ser envasada, mas para continuar o trabalho peço a ajuda dos amigos.
Obrigado
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo,
Sua planta apresenta dois ótimos requisitos: um movimento sinuoso e harmonico do caule e uma boa distribuição de galhos. Parabens por esse trabalho.
Entretanto, falta uma boa conicidade, que é a forma apresentada por um tronco de arvore, sendo a base mais larga que o apice. Isso dará mais beleza e harmonia para sua planta, complementando parte do trabalho até agora concluido.
Uma boa forma de estar conseguindo isso é: ou retirar a planta do escorredor e plantar diretamente no solo, onde deverá ficar pelos próximos tres anos; Ou se não tiver onde plantar (solo), retirar do escorredor e plantar em uma bacia plástica grande e profunda, bem perfurada em toda a lateral e no fundo, para auxiliar na drenagem da rega/chuva e na oxigenação das raízes.
Ao optar pelo plantio em uma bacia, creio ser tambem uma boa opção, poderá estar redistribuindo as raízes, de forma o mais radial possível, para formar um bom nebari. Use uma tabua, cortada redonda, para prender as raízes sobre ela e formar um bom nebari radial, enterrando o conjunto.
A outra vantagem da bacia, é o controle da aplicação das técnicas necessárias à formação complementar de sua planta, como controle de adubação, podas de manutenção e estilo, bem como rega e aramagem.
Lembre-se apenas de manter a bacia sobre uma lajota ou tijolos, evitando seu contato direto com o solo, não só para inibir o acesso de raizes de plantas daninhas, mas tambem para auxiliar na ventilação no fundo da bacia, que ajuda a arear as raízes. Quanto mais raízes, mais rapidamente o caule engrossará, permitindo a formação da conicidade que ora necessita.
Visando melhorar a estruturação, voce poderá, tambem, reduzir o comprimento de todos os galhos, principalmente os de cima, formando-os dentro de uma triangulação.
Boa sorte com sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|
OK Nick,
As sujestões ja foram anotadas e prontamente serão realizadas, vamos deixar o tempo fazer seu serviço.
Obrigado
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 9:52 am Assunto: |
|
|
Ola Leonardo.
Que maravilha de ulmos. Só uma verificação, pela foto parece que a planta está muito alta em relação ao primeiro galho, dificultando com que você consiga um aspecto arredondado da copa, se for este o projeto para a planta? Mas a distribuição dos galhos esta ótima.
Um abraço. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 10:02 am Assunto: |
|
|
Olá Leonardo,
Esta é aquela que negociamos em outubro do ano passado? Se for, e acho que é ela mesmo, parabéns pela bela continuidade, você não tem idéia de como fico satisfeito em poder rever algumas plantas.
Mesmo que não seja, parabéns bela bela planta, parece muito com aquela.
Acho que esta planta possui um pequeno defeito, se é que podemos dizer assim. Ela é muito nova, partindo de uma estaca bem fina em 2003 ou 2004, ela não tem hoje mais de 4 anos, com muito boa vontade no máximo 5, isto se a estaquia dela foi em 2002.
Ou seja, ela possui um grande trabalho já realizado em muito pouco tempo de existência, o que abre uma janela promissora para os anos seguintes. Imagine daqui a 4 ou 5 anos, com o dobro da idade atual, como ela poderia estar.
Leonardo, tente dar conicidade engrossando o terço inferior da planta. Isto você consegue deixando crescer bastante tudo o que brotar nesta região, seja galhos de sacrifício ou mesmo a brotação nos próprios galhos já formados. Não se importe em ter galhos espichando por mais de um ou dois metros de comprimento, é assim mesmo e o resultado final fica surpreendente.
Use grandes baldes ou bacias para crescimento livre das raízes, isto se refletirá na parte aérea da planta. Nos ulmeiros a base de raízes que tocam o solo costumam crescer mais do que na média das outras espécies, daí a parte de baixo engrossando, esta região se modificará de modo a esconder ou dar sumiço a eventuais defeitos.
Tens um material bastante promissor! Espero poder acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho, qualquer coisa entre em contato.
Um grande abraço,
Cláudio. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 5:42 pm Assunto: |
|
|
Olá crianças !!!!!!!!!!!!!!
Adorei o ulmus mas não quero falar dele agora e sim em outro momento....
Quero falar do sumiço do Cláudio José .....
Acho que ele se zangou comigo por alguma coisa que não fiz...ele simplesmente me abandonou...me deixou ao léo....
Angela Fernandes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 6:00 pm Assunto: ulmus |
|
|
Amigo, Bela planta!!! Eu acho que ela tem um defeito muito grave! Nao e minha!!! Da pra imaginar o futuro dela, futuro proximo , porque ela adora lugares iguais ao que tu moras! Demais!!!! Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 6:48 pm Assunto: |
|
|
Grande ângela e colegas,
Estou tendo uma rara oportunidade de poder entrar no fórum sem ser por uma lan-house. Este é o único motivo de tão poucas participações nos últimos meses.
Ângela, te enviei uma MP com algumas explicações e com certeza verás que realmente não me aborreci com ninguém, muito menos contigo que foi e é uma grande inspiração para todos nós que estamos nos iniciando nesta arte.
Esta árvore que o Leonardo está mostrando é uma daquelas que um dia olhando achei que seria minha para sempre... Mas o destino, ou melhor uma foto enviada por mim a ele acabou direcionando-a para o estado vizinho e parece que ela caiu em muito boas mãos. Minha sorte é que ele volta e meia mata minhas saudades trazendo-a para uma olhadinha.
Não vejo a hora de voltar com minhas postagens normais, mostrar o que tenho feito nestes últimos meses, dividir com os colegas minhas experiências, acertos e erros. Por exemplo, falei acima de galhos de sacrifício, desenvolvimento do terço inferior da planta... Tenho hoje algumas plantas irmães desta do leo em que estou aplicando justamente o que recomendei a ele, abrir um grande debate com fotos e comparações construtivas sobre este assunto seria de grande valia, ainda mais se pudéssemos contar com as observações de outros colegas e do pessoal que já possui mais experiência nestas práticas.
Contudo, devo esperar por mais algum tempo.
Um grande abraço a todos,
Cláudio. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 11:57 am Assunto: |
|
|
Olá,
Linda esta planta, com certeza um moyogui bem conduzido, eu reduziria um pouco as curvaturas perto do ápice, ela deveria ser mais suave ao se aproiximar do ápice.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 5:36 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Estas curvaturas diminuem bastante ou se atenuam na medida em que o tronco ganha espessura, ainda mais se esta se der com galhos de sacrifício na parte convexa da curvatura. Embora eu ache que um crescimento exagerado nesta parte da árvore possa contribuir de forma desfavorável na busca de conicidade.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Cláudio,
Isso mesmo é aquela que negociamos e hoje é um dos meus xodós. EStou muito feliz em dar continuidade de um trabalho tão bem feito por vocÊ, a qualidade das plantas são surpreendentes.
As sujrestões do amigo ja foram anotadas, vindo do criador desta belezura tem que ser levadas em considerações e anotadas com muito carinho. Pode deixar que sempre estarei divulgando a evolução do exemplar.
Um grande abraço, e precisando estamos aí.
Ahhhh e os trabalhos com as pedras? não deixe de nos ilustrar com suas belezuras. _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 9:14 pm Assunto: plantas |
|
|
Leonardo, Fico lendo a conversa tua com o Claudio e tenho que perguntar , qual e osegredo de ter plantas tao belas em tao pouco tempo??? Maravilhosas !!! Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 9:07 am Assunto: |
|
|
Leonardo,
Pode acreditar, sua continuidade está melhorando muito estes ulmeiros.
As rochas foram todas utilizadas e para não perder o hábito acabei utilizando mais ulmeiros, acho que para o tamanho delas esta espécie acaba sendo muito adequada.
Ainda não sei como ficou o agarre das raízes, devido aos acidentes e furos de algumas delas, pode ser que o sistema radicular tenha sido demasiadamente maltratado. Contudo, se tudo se deu de forma positiva, acho que ficarão muito interessantes. Em breve colocarei a mão na massa novamente e o que aparecer de interessante, eu trarei com fotos para compartilhar no fórum com todos.
Luciano,
É muito estimulante ouvir teu comentário, ainda mais levando em consideração sua vivência nesta arte.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 7:06 pm Assunto: |
|
|
Ebreo,
Essa pergunta deve ser feita ao Cláudio, estão assim hoje graças a qualidade em que chegaram nas minhas mãos. Mas segundo o amigo e o que constatei em fotos postada pelo mesmo, acho que o segredo está em deixar a planta crescer livremente sem podas posicionando apenas os galhos, e preservando os de sacrifício, chegando a ter galhos com até mesmo 2 m de comprimento para só depois serem podados. E acho que a espécie tb ajuda muito respondendo surpreendentemente ao estresse sofrido apresentando intensa brotação em nossa região.
O Cláudio com certeza esclarecerá isso melhor, se é que estou equivicado em algo.
Abraço.
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 9:15 am Assunto: |
|
|
Olá,
É mais ou menos isto mesmo. Até agora tudo o que fiz é dar a forma a estacas que eu mesmo produzo, para depois investir um bom tempo para fazê-las ficarem encorpadas e com aspécto de árvores. É claro que devido ao pouco tempo que minhas plantas possuem, todas, sem exeção, estão em processo de formação ou engorda.
Acho que o maior problema nisto é a ânsia que temos em ficar averiguando o formato das plantas, então deixamos crescer e podamos, vemos que ainda falta alguma coisa e repetimos a operação. Isto toma muito tempo, o ideal é esquecermos a planta e deixarmos crescer durante alguns anos, mesmo que isto nos faça esquecer o formato original da planta.
Muita coisa ainda pode ser dita sobre isto, muita coisa que faço com certeza pode ser melhorado ou até modificado.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|