|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 21, 2006 6:22 pm Assunto: Bonsai POA |
|
|
Ricardo:
Muito obrigado pelas dicas. Irei visitar o Shopping Total somente para procurar a loja de bonsai. Abusando um pouco, poderia me dar uma dica da localização da loja VIVA BONSAI?
Um Feliz Natal para você e sua família. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Dez 26, 2006 2:26 pm Assunto: |
|
|
Ferrreira, se você está em Gramado, não deixe de visitar a Floricultura Ursula em Nova Petrópolis. Fica uns 30/40 Km de Gramado. São produtores e tem coisas maravilhosas e baratas.
Ai vai o endereço da Viva Bonsa, ela fica bem na entrada de Porto Alegre de quem vem de Gramado: Av. Ceará, 874 - Bairro São João - Fones: (51) 3019-0825 / 9836-7484. Fala com o Valdoir, ele é muito gente boa.
Falando de Gramado, tem que ver aquela avenida toda com aqueles aceres vermelhos, é de perder o fôlego.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 06, 2007 10:08 pm Assunto: Gramado |
|
|
Ricardo:
Muito obrigado pelas dicas. Quando desci na rodoviária de Gramado me deparei com alguns Acer e fiquei boquiaberto. Depois, percebi que toda a avenida principal tem Acer, com até 50-60cm de tronco! Fico imaginando como deve ser no outono, uma loucura. Também no hotel tinha Acer e tirei foto embaixo de um. Assim era muita provocação, por isso procurei (de Taxi!) nas floriculturas locais, mas só encontrei plantas mais finas que um lápis.
Agora estou de volta ao Recife e trouxe comigo uma figueira (Ficus carica), do quintal do bisavô de meus filhos. Um belo tronco duplo, que espero brote logo.
Só deu tempo para rever Torres no reveillon (que mar de gente!) e visitar o estande de bonsai do Shopping Total, mas novamente, muito obrigado pelas dicas.
Para não mudar muito o assunto deste tópico, informo a todos que a Rejane Liberal cuidou muito bem do meu Ficus (e de todas as minhas 100 outras plantas!) durante minha viagem (Muito obrigado, Rejane!). No próximo mês já devo ter uma foto nova da evolução dele para postar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Jan 08, 2007 9:15 am Assunto: |
|
|
Olá Ferreira, é de enlouquecer mesmo.
Pena você não ter ido até a Floricultura Ursula em NovaPetrópolis. Tem mudas de taxodium com 5cm de tronco por R$ 12,00 e acer grosso por R$ 50,00.
Pra os lados do Lago Negro (não sei se você foi lá), as ruas são todas arborizadas com aceres, liquidambar, plátanos, cedros, etc.
Passei este sábado e domingo lá e fui no 1º hotel da cidade. Cara, tinha umas azaléias com 20 cm de tronco. 20 cm!!!!
Poste fotos do seu ficus.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 08, 2007 7:22 pm Assunto: Ficus |
|
|
Ricardo:
A maioria das minhas plantas, incluindo o Ficus postado, ainda estão no viveiro da Rejane Liberal (em Aldeia, próximo ao Recife). Ainda não trouxe tudo porque, depois da visita ao viveiro do Sergivaldo no próximo fim de semana, pretendo fazer uma viagem de uma semana à casa dos meus pais. Na volta, vou trabalhar nele e então postarei novas fotos. Obrigado pelo seu interesse. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 17, 2007 6:21 pm Assunto: Ressuscitando o tópico |
|
|
Pessoal
Resolvi desfolhar o Ficus, para eliminar os fungos nas folhas, antes que a planta ficasse fraca.
Aqui está o resultado, para melhor visualização antes da reestilização, que deverá ser feita no próximo mês:
Continuando com o projeto de melhorar o nebari, foi feito hoje um novo inplante de raíz, conforme a seqüência a seguir:
Pelo menos mais um implante de raiz ainda deverá ser feito, no lado oposto ao mostrado, para formar um nebari radial e favorecer o alargamento da base do tronco de maneira uniforme. Um melhor posicionamento das raízes será feito no próximo transplante. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Fev 17, 2007 10:13 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
a desfolha é sempre uma solução para esta praga. Aproveite a desfolha para aramar, já que se esperar o mês que vem ela já estará brotando e pode dificultar seu trabalho. Aproveite e dê uma poda nos galhos que precisa para iniciar a reestilização, já que ela precisa se recuperar do enxerto de raíz. Com certeza foi boa escolha o projeto do Alexandre, e de quebra uma boa aula sobre o enxerto de raíz. Parabéns pela planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 9:48 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Neste último domingo, no encontro mensal da ABoP, o amigo Ferreira levou este ficus para algumas mudanças...
A idéia do Ferrereira, aprovada por todos, é mudar a frente deste belo exemplar para melhorar a base e esconder as cicatrizes das últimas podas
detalhe da frente anterior:
frente atual... o nebari ficou melhor apresentado e futuramente será feito um enxerto de galho para preencher o espaço mostrado (foto) dando profundidade ao conjunto:
Obs: O posicionamento dos demais galhos, bem como transplante da planta, será realizado em momento oportuno
O que acham? Espero que tenham gostado
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 3:27 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
Que bom q vc está fazendo isso em um ficus, vira e mexe, sempre tem um jeitinho de deixá-los legais.
Com estes projetos e competência de todos no qual estão envolvidos, vai dar muito certo,
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 6:17 pm Assunto: Mudanças |
|
|
Fabiano
Infelizmente o último enxerto de raiz, aquele mostrado na série de fotos acima, não deu certo como o primeiro. Talvez tenha sido a época em que foi feito.
Mas as alterações discutidas e feitas com a ajuda do Alexandre e outros colegas da ABoP tornarão a planta muito melhor estruturada. No momento ela pareça ter sido "piorada", mas em parte é problema de ângulo de fotografia, que não mostra que ela continua tendo os mesmos galhos, incluindo o de profundidade.
Tudo isso faz parte do processo e pensamos nela para o futuro. Além disso, ela está com excelente saúde. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 6:24 pm Assunto: Atualização |
|
|
Pessoal
Depois de um bom tempo de recuperação, este é o aspecto atual do Ficus retusa. Ainda será necessário muito tempo e várias modificações até chegar próximo da bela projeção feita pelo meu amigo Alexandre Coelho. Mesmo assim, ele já esteve exposto na EXPOPRIMAVERA durante a última semana. Vejam se estou no caminho certo!
 _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 8:46 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
ele está bem interessante. A desfolha teve boa recuperação e ele está muito sadio agora. Parece que resultou em uma boa densidade de galhos a desfolha,aumentou a brotação certo? O galho da esquerda está um pouco alto, quase reto para fora. Se der uma abaixada ficaria mais harmônico. Como ficou o exenrto de raíz?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 9:22 pm Assunto: Tentativas |
|
|
Fabiano
Obrigado pelo comentário.
Darkaso
A densidade aumentou visivelmente, mas apenas um dos dois enxertos de raiz foi bem sucedido. Mas vou voltar a tentar quando a cicatriz terminar de fechar.
Tens inteira razão quanto ao 2o. galho estar muito reto: não pude aramar até agora, pois fiz nele 3 autoenxertos de ramos por transfixia, pois ele estava ainda pior, sem nenhum broto na parte da (nova) frente. Felizmente parece que todos serão bem sucedidos e em breve poderei aramar sem perigo de tirá-los da posição. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Dom Set 30, 2007 12:07 am Assunto: |
|
|
É lindo mesmo eu tive que ir até nova petropolis para conseguir uma muda de acer para bonsai é muito dificil de achar.
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|