|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
abehne
Registrado: 20/10/06 Mensagens: 53 Localização: francisco beltrão - pr
|
Enviada: Dom Maio 13, 2007 7:53 pm Assunto: Pré de Calliandra |
|
|
Boa noite
Esse fim de semana estive visitando o viveiro Belvedere e adquiri dois prés bonsais, uma calliandra e um ulmus, eis as fotos da calliandra para que comentem por favor.
Eu ainda não escolhi a frente... gostaria da ajuda dos amigos para isso.
Possivel frente
Direita
Esquerda
Costas
Vista com as folhas abertas
Vista Superior
Obrigado
Andre |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 13, 2007 9:53 pm Assunto: |
|
|
Caro André.
Eu me detive mais na foto com o frasco de adubo. Acho que está muito bem encaminhado para o estilo ereto formal - Chokkan.
Tiraria o ápice que está sinuoso para o estilo aproveitando para diminuir um pouco o tamanho.
Com o tronco reto os galhos tbém devem ser retos (harmonia), assim tem que aramá-los e colocá-los na perpendicular ao tronco.
Acho que vc terá, em pouquíssimo tempo, um exemplar de Chokkan muito bom mesmo.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Uibirá Piaia Bernardi
|
Enviada: Dom Maio 13, 2007 10:30 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Élio
Trabalharia no ápice e definiria os galhos para o Chokan.
Tronco reto - galhos retos e em níveis diferentes. _________________ Uibirá Piaia Bernardi
APB - Associação Paranaense de Bonsai |
|
|
 |
abehne
|
Enviada: Seg Maio 14, 2007 11:15 am Assunto: |
|
|
Estimados Elio e Uibirá
Muito obrigado pelas dicas. Essa planta, segundo a pessoa que me vendeu, foi transplantada à cerca de 1 mes para esse vaso, eu gostaria de muda-la para uma bacia para que ela desenvolvesse a copa mais rápido, porém acredito que vou fazer apenas na primavera do ano que vem, por enquanto vou tentando educa-la no vaso mesmo.
Um detalhe que vai me dar algum trabalho, é que ela possui alguns galhos saindo da mesma altura, e caso eu tire algum galho desses, ficará um "buraco" na copa. Outros galhos, esses sim ja vou remove-los, saem do mesmo lugar... chegando em alguns casos a ter 3 galhos saindo do mesmo lugar. Vou elimiar esses galhos pois além de estarem errados são galhos que estão na parte superior da planta e são muito grossos em relação aos outros, então vou elimina-los para tentar busca equilibrio entre a espessura dos galhos.
Depois que eu fizer a aramagem e mudança do topico eu posto a planta para que vocês vejam como ela ficou. COmo sou principiante tenho bastante medo de fazer algo errado ... porém essa é a única forma de aprender...
Mais uma vez obrigado |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 14, 2007 10:57 pm Assunto: |
|
|
Oi André
Concordo que você adquiriu um material muito bom, e só posso ficar aguardando as próximas fotos!!!
Observe, estude, mãos a obra que certamente fará um belo trabalho
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 14, 2007 11:11 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Oi André...esta planta tem a mão do grande mestre Tramujas ?????
Tá me parecendo que sim.....
Não pode fugir do estilo proposto....não tem como...agora o trabalho de estudo dos galhos que ficam e os que saem vai ser bem grande mas, acho que você obterá sucesso e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
abehne
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 7:02 pm Assunto: |
|
|
Alexandre
Obrigado pelo incentivo, não é facil para um principiante escolher um bom pré bonsai. Com certeza estarei postando a evolução da planta
Angela
De fato o mestre Tramujas vai duas vezes por semana o viveiro Belvedere para trabalhar algumas plantas. Porém não perguntei se tinha sido ele que trabalhou essa planta, porém eu acredito que sim.
Eu só vou mexer na estrutura de galhos dessa calliandra quando eu tiver as ferramentas adequadas, pois não quero estragar essa belezinha
Abraços |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 7:22 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo,
com certeza tem as mãos do Tramujas, eu recebi algumas dessas aqui em Floripa, e são todos quase prontos chokan, é só eliminar uma filial ou outra, aramar dois ou três, e deixar pronto, só defina bem o ápice e vc terá um chokan pronto, esse é um bonsai com preço de pré, não é mesmo? pelo menos em estrutura e estilo, vc já ganhou um tempão.
Esses prés do Tramujas vem com muitos galhos no qual vc tem muita opção.
Grande Abraço.
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
abehne
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 6:46 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
Realmente é um bonsai com preço de pré, pois paguei um preço bastante em conta, pois ja esta praticamente formado, como você mesmo disse, uma alteraçãozinha aqui e outra ali, o bonsai estará formado. (Embora sei que depois que estiver "pronto" sempre vai ter a busca para o aperfeiçoamento)
Um grande abraço
Andre |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|