FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adaptação do junipero chines a Salvador-BA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 10:58 pm    Assunto: Adaptação do junipero chines a Salvador-BA Responder com citação

Sou totalmente inexperiente no assunto referente a bonsai. Faz cerca de dois meses que adquiri um bonsai de um vendendor intinerante. Segundo o vendedor, tratava-se de um Junípero chines de 15 anos e que seria necessário reenvaza-lo após 3 anos. Busquei na internet informações de como manter o bonsai saudável, concluindo que seria necessário rega-lo diariamente em quantidade necessária para vazar pelos orifícios de drenagem e expor ao sol do início da manhã (05:00-10:00) ou ao final da tarde (16:00-17:30). Segui categoricamente todas essas instruções, deixando o bonsai numa varanda onde ele recebia somente o sol da manhã e o sereno da madrugada.

Infelizmente, noto cada que o mesmo está vez mais a degradação do bonsai apesar de todos esse cuidados (tenho fotos mas não sei como enviar ao forum), com perda da coloração verde e grande queda de folhas que vão secando. Segundo um colega que entende um pouco de bonsai, ele citou que o junípero chines é pouco adaptável ao clima da minha cidade (Salvador-BA), e que o mesmo apresentava sinais de que morreria invitavelmente (raspando a casca do tronco não é possivel ver mais coloraçao verde). O mesmo colega me informou que eu deveria me conformar com o fato, e que uma última tentativa seria a substituição de 75% do substrato por areia grossa para melhorar a drenagem (ele achou que o tipo de substrato dado pelo vendedor era um pouco ineficiente na drenagem e poderia ser um caso de apodrecimento das raizes).

Aqui em Salvador, praticamente inexiste profissionais na área dos bonsais e aconselhamentos a respeito disso é muito difícil.

Por isso, e por respeito a vida do bonsai que adquiri, estou enviando esse email para pedir ajuda frente a esse problema, como devo agir ou mesmo se devo me conformar e não mais adquirir espécies que não se adptam bem ao clima nordestino.

Grato
Fábio Santos de Oliveira
Salvador-BA
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 7:45 am    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Normalmente as coníferas (pinheiros) são mais exigentes em sol que as outras plantas. Pelo que você falou deduzo que sua planta pegou pouco sol o que pode ser a causa de sua debilidade. Coníferas devem ficar em sol pleno e regadas normalmente todos os dias, conferindo sempre se o substrato está com boa drenagem. No mais seguem basicamente o cuidado que se deve ter com outras plantas.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Fábio

Posso assegurar que o Juniperus chinensis é uma espécie que se adapta bem ao clima daqui do Nordeste, pois já vi muitos exemplares aqui em Recife e em João Pessoa. Eu mesmo tenho 2 que estão crescendo muito bem.
Difícil falar especificamente sobre sua planta, pois para isso seria necessário pelo menos uma foto. Como disse o Geraldo, acho que dois fatores principais podem ter afetado sua planta: 1) o substrato poderia não ser suficientemente drenante; 2) a humidade alta do litoral propiciou o desenvolvimento de fungos, facilitado pela baixa exposição solar.
Além disso, pode ter havido rega excessiva, pode ter havido adubação insuficiente, etc. Quanto ao prazo de transplante de 3 anos, só é válido quando a planta está sob condições de cultivo muito bem controlado, no substrato adequado para a região específica, devido às diferentes condições de temperatura, humidade e insolação.
Faço a sugestão de que você entre em contato com o Glauco e o Leo, bonsaístas experientes aí de Salvador. Você pode enviar mensagens para eles através deste Forum. Certamente eles poderão te ajudar a ter mais sucesso no cultivo de bonsai.

"Recife (PE)"
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 2:00 pm    Assunto: Como colocar foto no forum ? Responder com citação

Inicialmente, obrigado pela atenção, e gostaria de orientações sobre como inserir fotos no forum, pois tentei e não consegui...

Com relação ao meu bonsai, fui orientado por um bonsaista de Salvador (Junior), sendo que o mesmo me informou que o Junipero Chines tem difícil adaptação em Salvador. Ele me falou que, mesmo com a experiência dele e todos os cuidados, vários dos Shimpakus que ele adquiriu morreram em cerca de 5 meses.

Com relação a incidência de sol, tanto o vendedor intinerante (vindo de São Paulo) quanto o baisaista Junior, me aconselharam a não expor o Junipero excessivamente ao forte Sol de Salvador durante o verão, podendo deixa-lo no Sol do início da manhã ou ao final da tarde....

Quanto a questão das regas, pelo que vejo isso não é uma ciência exata, é quase "alquimia". Tem que deixar o solo úmido mas não muito, sensação de umidade é uma questão muito relativa para cada indivíduo (mesmo tendo em consideração o bom senso). Esse ponto deixa qualquer bonsaista iniciante muito confuso. Se houvesse um indicativo mais preciso com relação a quantidade de água que deve-se ministrar durante a rega (tipo x L de água para um vaso de y L de volume de vaso, numa estação z do ano e tal temperatura, para um exemplar de tal espécie e de tanto cm de altura). Ficaria muito mais fácil para o iniciante não cometer tantos erros (que muitas vezes acarreta na triste perda de um ser vivo).
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 2:10 pm    Assunto: Esqueci de colocar um detalhe... Responder com citação

Outro detalhe com relação a minhas observações:

Expus categoricamente o bonsai numa sabada do meu apartamento em que o exemplar recebe luz solar pela no período de 05:00 as 11:30 da manhã.

O sol daqui de Salvador é muito forte e "quente" durante o verão, mesmo no período inicial da manhã (sendo que o vaso do bonsai ficava um pouco aquecido sempre que exposto a luz solar direta).

Notei que o lado do bonsai que recebia com maior intensidade a luz solar direta (a frente do mesmo bonsai estava direncionada para o nascente - leste), comecou a apresentar perda da coloração verde intensa e queda de folhas, quando em comparação com o lado que recebia luz solar com menor intensidade. O lado oposto, se manteve mais verde e praticamente não apresentava queda de folhas durante um bom tempo. Depois de um tempo todo bonsai comecou apresentar perda de coloração e folhas.

Grato
Fábio
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Fábio

Veja como a observação direta é importante: você já percebeu que seu Juniperus chinensis está recebendo insolação em demasia nesta época do ano, por isso um lado fica amarelado. Tenha cuidado com a expressão "pleno sol", pois ela significa algo muito diferente aqui no Nordeste em relação ao Sul/Sudeste. Comece, então, a reduzir o tempo de exposição solar durante o verão quente que temos. Também deverá ir virando o vaso a cada semana ou 15 dias, para ambos os lados receberem luz direta. Também pode ajudar se você puder colocar um anteparo para evitar o sol direto no vaso (não significa sombrear a planta, mas somente o vaso), reduzindo o aquecimento do substrato e o estresse para as raízes.
Acima de tudo, confie em suas observações.
Achei muito interessante sua sugestão de quantificar a água da rega diária, mas acho que não seria algo muito fácil. Você mesmo sugeriu 7 variáveis, o que torna a equação um pouco complexa. Já pensou, ter que regar carregando o computador a tiracolo?

"Recife (PE)"
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 12:04 am    Assunto: Como colocar fotos ? Responder com citação

Se alguém me ajudar a colocar fotos do meu bonsai no forum eu agradeço....
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

fabioso,

Primeiro, arranje alguma galeria ou um site que possa hospedar sua foto, que tem de ser salva para a WEB. Uma vez hospedada em um site, abra o site, procure sua foto e clic com o botão direito do mouse sobre ela. Vai abrir uma janela, embaixo tem um tópico "PROPRIEDADES", clic agora com o botâo esquerdo sobre este tópico, vai abrir outra janela, observe o endereço URL da foto. Vá ao final do nome do arquivo, clic com o botão esquerdo do mouse, pressione e arraste para a esquerda até o início Http://..........., solte o botão do mouse. O nome do arquivo ficou selecionado. Agora aperte a tecla Ctrl segure e aperte a tecla c. Pronto, já copiou a foto para o fórum. Agora digite sua mensagem no fórum e quando for colocar a foto clic no menu Img, agora aperte a tecla Ctrl segure e aperte a letra V. Pronto já colou o endereço da foto. Agora aperte novamente o menu Img. Agora é so teclar enviar e pronto.

O endereço da foto tem de ficar assim:
[Img]http://nome do arquivo.jpg[Img]

Para explicar é meio complicado mas para executar é bem rápido é só seguir passo a passo.

Abraço do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 10:36 am    Assunto: Foto do meu junipero quando o comprei Responder com citação

fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 10:41 am    Assunto: Foto do junipero cerca de dois meses apos a compra Responder com citação

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 3:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabioso, creio que de toda essa conversa escrita, o que mais observa-se é o comentário de que essa conífera não suporta sol pleno. Nada mais longe da verdade, que essa afirmação. Shocked

O que mantém essa espécie em excelente saúde é sim a exposição total e plena ao sol, desde o raiar do dia até o findar da tarde, inclusive com a noite estrelada ou não. Chova ou faça sol, o ideal é manter o junipero exposto plenamente ao tempo, cultivando-o em área externa. Para apartamento, recomendo um ficus ou um buxus ou uma azalea. Jamais uma conifera, seja junipero ou pinheiro, ainda que voce tenha tempo e paciencia para ficar virando a planta e buscando melhores locais ensolarados. Very Happy

Veja a beleza desse junipero, variedade californiana:

Seu habitat natural:

O solo deve ser bem drenante, e reter pouca umidade. O colega bonsaista Gerson Araldi, de Palotina/PR está comercializando um tipo especial de substrato que penso ser o ideal para coníferas. Aconselho voce a dar uma olhadinha para se inteirar.

Quanto a sua planta, sem uma foto para visualizar melhor os problemas que voce aponta, fica dificil emitir uma opinião mais adequada. As dicas do Geraldo para postagem de fotos são uma ótima solução para ajudá-lo nesse ponto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 06, 2007 10:05 pm    Assunto: Fotos postadas Responder com citação

Já postei anteirormente duas fotos do meu exemplar:

Uma assim que eu a adquiri (muito vistosa e verdinha)

E após uns dois meses após a aquisição (com queda de folhas e perda de coloração muito intensa)...

Aguardo sugestões e opiniões
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 07, 2007 10:36 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A maior parte das mudas de junipero são provenientes do estado de São Paulo, onde, convenhamos, o clima é mais ameno, mais úmido, que o da sua região. Isso influi nas plantas de lá, razão por que, ao adquirir sua planta, o verde dela era mais vistoso. Very Happy

Ao tentarmos adaptar uma planta cultivada no estado de São Paulo, ao clima da nossa região, temos que ter isso em mente. Não conseguiremos ter a mesma resposta que eles têm lá. Um exemplo simples: algumas espécies vegetais que florescem e frutificam em Atibaia, no viveiro da Regina Suzuki, por exemplo, não vão muito adiante aqui no cerrado de Brasilia, por mais que tentemos, como a érica japonica, por exemplo. Shocked Já perdi três, até reconhecer que não poderei ter essa planta em meu viveiro, a não ser que adquira uma estufa climatizada, o que, convenhamos, para mim, não vale a pena. Rolling Eyes

Voltando ao seu junipero:
Muda de viveiro, produzida em São Paulo, transportada até seu estado dentro de um caminhão/estufa, irá sofrer os reveses dessa mudança brusca de altitude e de clima, que repercutirá nas acídulas, causando sua queda, mudança de cor, e até mesmo a morte da planta. Sad

O que fazer? quando compro junipero em Atibaia, tão logo chegue em casa, retiro do vaso em que está, sem cortar raízes nem nada, nem elimino completamente o torrão. Passo a muda então para um escorredor, acrescentando mais substrato drenante, tais como caco de telha, pedrisco e terra de cupinzeiro queimada. Sol pleno, rega uma vez no final do dia, dia sim, dia não. Adubação apenas depois de 45 dias, se a planta não apresentar os sinais indicadores de que irá morrer. Very Happy

Mudas compradas de quem não se conhece, ou a quem vemos uma vez ou outra, desconhecendo a procedência (viveiro) onde foi produzida, é sempre um risco de perdermos nosso investimento. Sad

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 07, 2007 3:57 pm    Assunto: Obrigado a todos... Responder com citação

Em primeiro lugar estou muito gratos pelas dicas que, convenhamos, não estão facilmente disponíveis na literatura....

Só pra finaliza gostaria de perguntar ao nickfury (grande inspiração Marvel - Shield) ou a outros colaboradores:

-Meu junipero está parando de cair suas folhas, apesar de ainda não retomar crescimento de novos brotos e melhor coloração. Será que, ele retomaria a ter sua coloração verdinha próxima do inicial ou terei que me conformar em ter no máximo uma planta adpatada ao clima nordestino com uma coloração verde fosca ?

Um grande abraço a todos do forum...
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 19, 2007 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso,

Desculpe só estar respondendo agora (só agora ví o tópico), e espero que sua planta ainda esteja viva, mas entremos em alguns detalhes:
- Shimpakus tem uma adaptação difícil em Salvador estando em vasos muito rasos, tenho 03 que só melhoraram a brotação e coloração depois que os coloquei em uma mamadeira, e só agora, depois de quase 04 anos, estou voltando a realmente mecher com eles.
- Exemplares a dquiridos em caminhões(ouvi dizer que geralmente em Stella Mares) provenientes de São Paulo tem a tendência a morrerem muito rápido se não for feita uma boa aclimatação, quase como se tivesse sido feito um reenvase, inclusive alguns amigos já compraram alguns destes exemplares que tb morreram.
- Se seu planta ainda estiver viva, coloque em um vaso grande e fundo com substrato de boa drenagem e aguarde sua total recuperação por no mínimo 01 ano, sem esquecer as fertilizações nas épocas certas.
Quando quiser mantenha contato com o nosso grupo "O SALVADOR BONSAI CLUBE", foi criado exatamente para que os interessados na Arte em Salvador consigam ter informações através de trocas de experiências e que juntos possamos divulgar e incentivar o crescimento do cultivo em nossa cidade. Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: