Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 10:25 am Assunto: Opiniões e sugestões sobre Leucena de iniciante |
|
|
SAUDAÇÕES!!!!!
Ganhei esse bonsai de um amigo. Ele disse que vai me ajudar a combater meu stress.
Já tive um bonsai antes, um buxinho. Coitado!!!!!!
Foi torturado por anos a fio antes de morrer: eram terríveis seções ou de afogamento ou de jejum. Quero me redimir. Preciso da ajuda de vocês.
ACEITO QUALQUER SUGESTÃO sobre podas, aramações, etc. Por enquanto, acho que vou deixar como está. Qual sua opinião??
IMAGEM DE FRENTE
IMAGEM DE COSTAS
IMAGEM EM CLOSE
IMAGEM DE CIMA
Ele fica em um lugar arejado, mas que só recebe luz direta do sol durante a manhã. Estou aguando 2 vezes por dia. Muito. (Estou fazendo certo?)
Ele tem 8 anos.
DESDE JÁ, AGRADEÇO MUITÍSSIMO.
Editado pela última vez por sefo40 em Ter Maio 22, 2007 10:53 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 10:46 am Assunto: |
|
|
Belo exemplar este seu.
Acredito estar realizando tudo certo, mas vamos aguardar a opinião dos mais experientes na arte.
Qual a idade desta planta? Também tenho um exemplar.
Um abraço, e parabéns pela bela Leucema.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 11:19 am Assunto: |
|
|
Cara que presente extraordinário,
esse seu bonsai tá muito bonito, uma leucena moyogi, a conicidade do tronco tbm me espanta! Muito bonito!
Só acho que vc tem que manter seu substrato úmido, ou regar quando quase estiver seco, cuidado para n afogar esse tbm!
Tudo depende de seu clima, se com 2 regas diárias ele não ficar muito enxarcado, ok!
Tente saber se ele a adubava, o que usava, qual a frequencia, para vc continuar, pois ela tá uma boneca.
Lindo shari (madeira morta), deve ser um grande amigo!
Abraço e parabéns
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 2:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Sefo40,
Como bem disseram os colegas anteriormente, belo exemplar este seu bonsai de Leucena. Também tenho um que cultivo a 06 anos e uma das minhas maiores dificuldades é controlar sua forte brotação o que normalmente distorce o formato desejado obrigando-me a efetuar constantemente podas de manutenção nos galhos. Como bem alertou o Fabiano esta espécie não tolera falta d'água murchando imediatamente suas folhas para avisar que está se desidratando, fato este que não o desobriga de utilizar um bom substrato drenante, apenas o compromete com mais regas periódicas. Utilize uma adubação orgânica(torta de mamona+farinha de osso), ou então semanal ou quinzenalmente um produto foliar(eu utilizo com efeitos satisfatórios o Biofértril Plus NPK 8-9-9). Acredito que seu único trabalho agora é esperar o tempo agir e controlar a forte brotação com pequenas podas de refinamento no intuito de adensar sua folhagem mas mantendo a conicidade. Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
sefo40
|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 11:01 am Assunto: Agradecimentos |
|
|
Prezados NATALINO, FABIANO e GLAUCO.
Fico muito feliz pelos elogios e muitíssimo agradecido pelos conselhos!
Resta-me uma dúvida: posso fazer a poda das brotações novas a qualquer tempo? Devo fazer a poda à medida que elas vão aparecendo ou devo esperar e fazer de uma só vez?
Mais uma vez, obrigado. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 12:15 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Se for apenas poda de refinamento, só para manter a estética vc pode fazer a qualquer tempo, se for com a intenção de aumentar a produção de galhos então vc terá que esperar que o galho fique um pouco mais velho, já ficando lenhoso(cor cinza amarronzado), neste estágio após uma poda a tendência é uma nova e forte brotação no local aumentando a ramificação. Esta é uma das espécies que melhor responde a uma poda severa ou não. Espero ter ajudado,. Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 12:23 am Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Estou mandando dois esboços (rascunho mesmo!) só para te dar umas idéias.
eu particularmente optaria pela primeira, mas você é que decide.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 3:11 am Assunto: |
|
|
Será que com o tempo ela poderia ficar assim...?
Abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 10:22 am Assunto: |
|
|
Meus amigos,
Assim como a leucena, temos o flamboyant, pau-brasil e tantas outras de folhas compostas que eu tenho dúvidas se conseguiríamos folhas tão pequenas a ponto de ficarem patamares definidos, como na projeção de Paulo, que por sinal ficou o bicho, ou o 1o esboço de João, pela minha insignificante experiência, eu iria direto para o esboço 2 de João, pq acho que é extremamente difícil fazer com q a copa se sub-divida e consigamos algo semelhante à essas duas maravilhosas projeções.
Gostaria q alguém mais experiente, principalmente com folhas compostas possa nos dizer se isso é possível. Até pouparia muito trabalho e não deixaria ninguém triste e insatisfeito...
Abraço
FAbiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 5:52 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Bem, o que posso dizer é que leucenas precisam de muita poda para se conseguir densidade na copa, para se consaeguir patamares acho que o trabalho fica ainda mais aumentado. O problema é que elas costumam abandonar galhos inteiros em momentos de stress ou quando podamos sem ao menos deixarmos um par de folhas.
É impressionante o poder dessa planta em suportar situações extremas, muitas vezes pode-se retirar todas as raízes de tronco velho e ainda sim ela enraiza com muita facilidade, nisto conseguimos muitas correções de nebari.
Acho que o maior desafio realmente é a formação de patamares e mesmo a copa simples e acho que a melhor maneira de se conseguir isto é com sucessivas podas, aproveitando sua força de rebrotamento.
Parabéns pelo belo exemplar.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
sefo40
|
Enviada: Sáb Maio 26, 2007 12:32 am Assunto: Muitas lições |
|
|
Joao Porto, Paulo Roberto, Glauco, Fabiano Costa e Claudio.
Fico muito agradecido pelos importantes conselhos que me deram. Gostei muito dos esboços (sobre o futuro da planta).
Vou tentar colocar em prática.
Saudações fraternas |
|
|
 |

|
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 26, 2007 3:56 pm Assunto: |
|
|
Sefo40,
Foi para isso que Dom Mário criou este fórum, para que todos conseguissem informações e orientações uns dos outros, apenas tentamos fazer a nossa parte retribuindo o que outros fizeram por nós. Abraços.
Claudio,
Não sei se o clima interfere ou o tipo de substrato que usamos, mas não tenho nenhum tipo de problema com minha leucena, nem de perda de galhos repentinamente nem tenho que me preocupar em deixar alguma folha no galho podado, já podei galhos de deixar apenas o toco e ele teimou em brotar, na realidade é a única planta que posso fazer poda drástica em qualquer época do ano e ter certeza que irá brotar em menos de 07 dias. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 9:08 am Assunto: |
|
|
Glauco,
Na verdade também não vejo problemas no cultivo desta espécie, seja em relação ao substrato, seja na força de rebrotamento que ela possui. O que me intriga é que ela não possui a mesma facilidade de formação que observo em outras espécies. O padrão que ela segue é diferente da média de outras leguminosas.
Também não descarto a possibilidade de eu ainda não ter investido pesado na formação de uma boa estrutura em leucenas.
Esta apresentada neste tópico já está bem avançada em relação ao que tenho conseguido.
Acho que para as minhas avançarem, algum tempo a mais deverá ser disponibilizado.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
|