FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opinem por favor.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Antonio Marques

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 1:08 pm    Assunto: Opinem por favor. Responder com citação

Olá a todos.

Pessoal, por muitas vezes, conversando sobre bonsai, alguém insiste em ficar com dó da planta. Perguntam se não tenho pena dela, de impedir o crescimento de uma planta que, num futuro poderia ser uma imensa árvore.

Apesar de meus esforços em tentar passar que não é bem assim, afinal as arvores, mesmo em seu tamanho natural devem ser podadas para um pleno desenvolvimento. Que o bonsai não é uma arvore que foi judiada para ser pequena. Trata-se de uma árvore completa, apenas em tamanho reduzido.

Alguem de vcs tem um argumento a mais, algo que possa, definitivamente, convencer a esses?

valeu
Marco
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
gago
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marco, hehehehe minha avo tambem fica pra morrer quando eu podo e desfolho algum bonsai aqui ela fica mto chateada em ver a bichinha sem folha eu tento explicar que aquilo é para se fazer para estimular uma nova brotaçao e talz ela ja chegou a ficar meio P... da vida comigo por issu
hehehe e outra quando eu os deixo no sol ela fala pra tirar do sol e tal pq nao pode pegar tanto sol assim, para eu por na sombra, ai eu falo assim pra ela:
vo, se voce tivesse uma arvore de mais de 10 metros de altura voce iria chegar todo dia a tarde e por um guarda sol gigante para protege-la do sol???

hehehehehe ela nao entende sobre bonsai ai fica assim, creio que essas pessoas que falam issu com voce sao pessoas "recalcadas" que nao gostam e nao entendem nada sobre bonsai e creio que voce nao deva "perder tempo" tentando explicar a pessoas assim que nao sabem e nao gostam de bonsai pq eles sempre vao continuar com o mesmo pensamento eles nao enchergam o verdadeiro proposito Very Happy

ao menos esse é o meu pensamento

Abraços
Rodrigo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco Antonio,

Acho que vai ser muito difícil você convencer sua avó Laughing Laughing Laughing .

Acredito que todo bonsaísta já tenha passado por situações semelhantes. Não é raro encontrarmos bonsaístas que só faltam chorar quando assistem à uma poda drástica, imagine quem não é bonsaísta....

A justificativa que dou, ou melhor, me defendo dizendo que não se trata de uma judiação mas uma maneira carinhosa de tê-las mais perto de mim. Nosso objetivo não é matá-las mas sim torná-las mais belas, pelo menos aos nossos olhos.

Aí sempre pergunto: a alface não é um vegetal? mas não é uma malvadesa arrancá-la do chão e comê-la? Se formos enumerar a quantidade de animais e vegetais que são exterminados em benefício do homem passaremos o dia todo escrevendo.

Outra forma de convencer essas pessoas é lhes presenteando com um bonsai. Ele saberá convencê-las.

Um abração,

Sergivaldo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, faz 6 ou 7 anos, quando estive ministrando um curso de bonsai em Pelotas-RS, um dos participantes, por sinal formado e com graduação em agronomia, questionava desde o início do curso a possibilidade de se manter vivo o bonsai (A planta) em um recipiente tão pequeno. A amostra, no caso em questão, era uma jabuticabeira de um dos associados da Associação de Bonsai de Pelotas. Passado mais um tempo, lá vinha "nosso amigo", novamente, com a mesma questão. De certa forma sou bastante tranquilo nestes momentos mas estava chegando ao ponto de incomodar os assistentes que estavam ali para aprender a Arte Bonsai. Tinha que estar atento ao desenrolar do curso e, neste meio tempo, pensando em como resolver aquela situação que se tornava embaraçosa. Bom, devo dizer que tudo na vida tem sua razão de ser e que, a presença daquela pessoa tinha seus motivos embora ainda indefinidos. Quando "nosso amigo", lá pela 5.a ou 6.a intervenção, mais uma vez, questionou a sobrevivência da árvore em questão - e, por consequência todos os bonsais - tive a resposta (insight) que vinha buscando o tempo todo para poder, com tranquilidade, ministrar aquele curso. Muitas vezes os caminhos que tomamos nos surpreendem.
Parei e perguntei a todos na sala:
- Alguém aqui sabe me dizer qual a expectativa de vida do brasileiro nos anos 50?
Na fila da frente uma pessoa se apresentou:
- Mário, sou médico e, no final de semana passada estava em um simpósio onde se falava exatamente sobre a resposta que você quer.
Então, por favor, diga para nós a que idade chegava um brasileiro naquela época:
- O brasileiro vivia em torno de 50 anos - respondeu.
(Acredito que não estarei dando as faixas etárias corretamente pois não me recordo mas vocês entenderão a razão das perguntas)
Agradeci a resposta e, em seguida perguntei:
- Você poderia me dizer a expectativa de vida nos anos 60?
De imediato nosso amigo responde:
-Sim, por volta de 55 anos.
Agradeci. Olhando para a sala vi que ninguém entendia a razão de minhas perguntas mas, estavam todos atentos ao que aconteceria. Como o "nosso amigo" havia interrompido por várias vezes a continuidade de minha palestra incomodando as pessoas e, claramente, desrespeitando aquele grupo pois chamava a atenção para sua pessoa todo o tempo, usei do mesmo argumento (Incomodar) que ele mas com o intuíto de mostrar o que ele estava fazendo e perguntei:
- Meu caro Doutor, sei que estou incomodando com as minhas perguntas repetitivas - olhei demoradamente para o "nosso amigo" - e que elas podem estar tomando o tempo de todos nesta sala mas, é necessário que saibamos:
- Qual a expectativa de vida nos anos 70?
Nosso amigo responde de pronto:
- 58 anos.
Fui mais objetivo:
- E nos anos 80?
O médico respondeu de pronto:
- 62.
Fiz uma parada para recolocar as minhas questões em ordem pois, eu mesmo, estava querendo encerrar aquele assunto logo. Tomei fôlego e perguntei:
- Para encerrar, gostaria de saber a expectativa de vida agora na década de 90, pode ser?
Ele, realmente, tinha a resposta na ponta da língua:
- Mário, hoje estamos tendo uma expectativa de até 73 anos.
Agradeci e pedi desculpas - olhando para "nosso amigo" - pelo incômodo.
Virei-me para todos, e eram muitos - próximo de 50 pessoas - e disse:
- Não vou precisar pedir ajuda ao nosso amigo Doutor para saber o porquê a expectativa de vida do nosso povo aumentou tanto nestas décadas, a resposta é simples: SANEAMENTO, EDUCAÇÃO, SAÚDE e CULTURA. Como diria o humorista: "Não necessariamente nesta ordem!" Os cuidados que foram dispensados nestas áreas durante estes anos, permitiram o aumento de nossa expectativa de vida.
Olhei para o "nosso amigo", demoradamente, e encerrei:
- Se você ouviu o que foi dito aqui por nosso amigo Doutor já deve ter percebido que suas argumentações não procedem. Se não vejamos:
Esta árvore - apontei para a jabuticabeira - irá viver muitos anos onde está pois, o seu dono a trata com toda atenção possível. Reenvasa sempre que necessário. Alimenta constatemente e adequadamente. Não sofre a AGRESSÃO GRATUÍTA dos homens que, você sabe, fazem isto com maldade e agressão. Até mesmo as intempéries da Natureza não chegam até ela, tão protegida está! Posso dizer com tranquilidade que, se a jabuticabeira tiver, na Natureza, uma expectativa de vida de 50 anos, viverá 100 com estas condições.
Virei para os alunos e disse:
- Onde é que eu estava?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Erasmo Couto (eucouto)

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

sensacional
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da estória, Mário!

Marco Antonio,

Acho natural que as pessoas tenham dó da planta quando vêem alguém fazendo uma poda drástica, ou descascando-a para fazer um jin, etc. É o impacto que causa esse sentimento... Eu mesmo, quando realizo um ato desses, fico ressentido. Às vezes chego a me perguntar o porquê de estar fazendo aquilo... Aí eu lembro: "bonsai"! Depois eu respiro fundo e penso no melhor; num bom resultado.

Quando eu vejo os madeireiros serrarem árvores, por exemplo, fico para morrer! Quando vejo pela TV incêndios em reservas e florestas então... Nem se fala!

É natural isso.

Um abraço.

Até mais,
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Mário !

Muito bom !!

Eu tbém já recebi críticas por aramar, torcer, podar uma "pobre e indefesa plantinha" !!

Hoje tenho argumento na ponta da língua:

1. De onde vc acha que vem a madeira dos teus móveis??
2. Você já deu um buquê de rosas para tua esposa?
3. Que tal um chá de canela?
4. e quando vc abre um vinho onde a rolha é de cortiça?
5. E........por último......até onde me consta árvore não tem alma, nem cérebro e nem terminações nervosas muito embora seja um dos maiores presentes que Deus nos deu !!

Abraços

Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Erasmo, Lando e Elio, às vezes temos oportunidade de mostrar o melhor da Arte Bonsai. Temos de fazê-lo! Mais que uma estória Lando, é um fato!
Obrigado!
Marco Antonio Marques

MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com vcs. O problema é que é como discutir politica ou religião: Ninguém cede. Até hj não consegui fazer uma pessoa perceber que fazer um bonsai não é judiar da planta. Mas há uma grande associação de força e saúde com tamanho, e esta é uma relação difícil de desfazer.

Mário vc tem razão. Para mim, fazer um bonsai, tratar uma planta afim de torná-la expressão de nossa arte e amor pela natureza é de suma importância, praticamente uma obrigação. Desta forma estamos trazendo a natureza para mais próximo de nós e das pessoas que nos cercam, fazendo com que elas também vejam a natureza com outros olhos. Ai reside a beleza da arte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: