FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pitecolobium de telhado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 6:26 pm    Assunto: pitecolobium de telhado Responder com citação

Amigos, Esta e mais uma das esquecidas do telhado! Apos 3 anos ela começou a tomar forma!

Marçal , estou apanhando da luz!!!
Att. Luciano.
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Bela planta, como consegues manter seus pithecolobiuns sem que eles percam galhos? tenho tido muitos problemas desse tipo, os meus sacrificam galhos por encharcamento, por seca... e outros que nem sei o porquê.

Mais uma vez parabéns pelo exemplar.

Abraços,

Cláudio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Luciano,

O único comentário que posso fazer a esta planta é "onde fica este telhado, rsrsrs", mais um belo exemplar que vc nos brinda, esta é uma das plantas que comecei a me apaixonar, estou com 10 mudas de sementes em uma sementeira e devo separá-las agora na primavera, o problema é que estão muitos retos, já fiz o primeiro corte para forçar uma melhor ramificação o que pelo visto já está dando certo, estão com troncos do diâmetro aproximado de um cigarro, será que já posso aramar para dar movimento ao tronco ? Outra coisa, vc já viu algum bonsai de Jacarandá da Bahia ? Tem folhas compostas mas não são muito grandes, e na floração só ficam praticamentes flores rôxas que dão um espetáculo visual. ( estou com umas 40 mudas feitas de semente)Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:45 pm    Assunto: plantas Responder com citação

Claudio , aqui eles crescem menos e nao enforcam com aramaçao! A perda de galhos tambem tem haver com o substrato, quanto mais acido, mais galhos ele perde, observei isto acontecer comigo e com outros bonsaistas. Este ai esta em 70% de areia, tento imitar o solo do lugar de aonde eles vem! Possuo um grande na areia pura, com arames ja marcando e nao perde galhos! Claro que dou adubo, Biofert e organicos, mensalmente. Porem o veiculo perfeito de manutençao da saude deles tem sido a areia grossa. Pode ser um pequeno detalhe , porem tem funcionado comigo. Att. Luciano.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 7:51 pm    Assunto: plantas Responder com citação

Glauco, Eu costumo inibir atraves de corte as mudas a partir da grossura de um palito de fosforos! Claro que agora desta grossura que mencionaste teras que utlizar arames mais grossos, porem e viavel! Quanto ao Jacaranda, aqui mesmo no forum ja vimos varios! O Charles , tem um belissimo! Eu possuia um , porem vendi! Estou fazendo outro, e viavel e muito bonito! As vezes vejo alguns na net., feitos na China e Africa do Sul. Att. Luciano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

achei o do Charles, dá uma olhada:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3885&highlight=jacarand%E1

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Eliminei totalmente o material orgânico dos meus, realmente melhorou muito, contudo, continuo com algumas perdas... Tenho usado areia e tijolo triturado, tudo peneirado. Seria a argila que ainda gera minhas perdas?

Em relação aos arames que foi mensionado anteriormente, acho muito viável inclusive na formação dos galhos, alguns colegas não apreciam muito.

Em crescimento pleno, e aqui no calor do Rio elas realmente crescem muito, os arames costumam morder o caule e galhos. Contudo, o contínuo espessamento facilmente eliminam estas marcas.

Abraços,

Cláudio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 9:21 pm    Assunto: acidez Responder com citação

Claudio, Nao tem como escapar, o ambiente interno do substrato acaba gerando acidez, devido a fermentaçao provocada pele temperatura acima de 20 graus! O Marcello de Cabo Frio tinha uma soluçao logica, usava saibro junto com a areia no substrato! Mais alcalino que saibro e dificil de encontrar! Att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Obrigado pelas dicas, tentarei aramar para dar movimento aos troncos amanhã mesmo para aproveitar o tempo que esfriou um pouco, estou com algumas mudas posso fazer várias tentativas e laboratórios diferentes até ver a melhor forma de trabalhar. E parabéns novamente por suas plantas e pelo "telhado" também, rsrsrs.

Fabiano,

Obrigado pelo tópico do Charles, muito bom mesmo, foi um excelente trabalho que ele fez e vai servir de inspiração para trabalhos futuros, estou com uma sementeira contendo umas 30 a 40 mudas, farei um ótimo laboratório. Abraços fraternos.
sefo40

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 12:28 am    Assunto: opinião de leigo Responder com citação

Sou totalmente leigo...
mas, sinceramente, vc está de parabéns.
É uma espécie maravilhosa.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 7:36 am    Assunto: planta Responder com citação

Sefo , obrigado!!!! Glauco, ainda temos mais Jacarandas aqui no forum! Att. Luciano.
Edmar Claudio M. da Silva
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 9:52 pm    Assunto: Re: planta Responder com citação

EBREO escreveu:
Sefo , obrigado!!!! Glauco, ainda temos mais Jacarandas aqui no forum! Att. Luciano.

Luciano, esse piteco tá lindo, cara! Parabéns!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

amigos

...eu queria ter um telhado desses... Laughing

Parabéns conterrâneo Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2007 8:05 am    Assunto: telhado Responder com citação

Alexandre Conterraneo, O Telhado e minha alternativa para plantas que precisam de calor! Tipo Ficus, Pitecolobium,Reseda, Ipe,Bouganville, e outras que tem que sofrer o estresse hidrico , para florir ou ficarem plenas! Agora elas estao sofrendo o efeito de temperaturas baixas! Att. Luciano.
Leonardo Lyra Lyrio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 30, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Ebreo,

Acho que vou construir um telhado para meus bonsais hehehe.

Muito lindo...sem comentários.

Abraço.
Leonardo L. Lyrio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: