Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo RFA
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 10:28 pm Assunto: Jabuticaba - Estilo e opiniões |
|
|
Pessoal, essa aqui eh minha mudinha de jabuticaba.
Foto dela depois de uma desfolha:
Foto dela atualmente em um vaso (prato) maior para crescer e encorpar:
Acredito que o estilo será vassoura invertida né?
Alguem sugere outra coisa?
Abraços
Ricardo Andrade |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 11:28 am Assunto: |
|
|
Olá ricardo,
pelas fotos parece que você vai mesmo optar por um hokidashi, faça duas defolhas ao ano, em meu clima quente eu faço em dezembro e final de agosto. O vaso que você a colocou é muito raso para fazer uma engorda mais acelerada, se não tiver presssa tudo bem , mas vai demorar um pouco, do mais é adubo, eu uso organico um a ves a cada 45 dias (70% tm e 30% de fo mais 10% de cinza de madeira).
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
João, obrigado pela resposta.
Para um hokidashi, acho que os galhos estão muito embaralhados ne? precisarei dar uma acertada com arame para ficar menos bagunçado... enfim... fazer uma limpeza nela.
Ou deixo ela por enquanto assim...so podando para não crescer demais, e quando engrossar um pouco mais me preocupo com os galhos?
QQ vc indica??
Abraços
Ricardo Andrade |
|
|
 |
Bruno
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 8:25 pm Assunto: |
|
|
Prezado,
Achei muito interessante, até minha esposa comentou, que a sua jabticaba produz amoras, hehehe
Aqui no fórum existem muitas dicas sobre plantas jovens como a sua. Uma idéia interessante e que produziu bons resultados com as minhas plantas foi o processo de escorredor/mamadeira, após um período o crescimento é bastante significativo.
Por outro aspecto, mesmo com o estilo escolhido, acho interessante diminuir um pouco as brotações e os galhos existentes. Faça isso aos poucos, de forma a poder escolher as melhores formas de podar.
Espero ter ajudado, mesmo com o meu limitado conhecimento.
Grande abraço |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 11:47 am Assunto: |
|
|
Fala Bruno... rsrsrsrs
É uma espécie rara...rsrsrssrsrrss
Putz tem uma amoreira grande aqui que faz sombra para as plantas....nao para de dar amoras.. faz muita sujeira...esse eh o problema.
Camos ver como ela vai crescer aqui....essa bandeja é 200% maior do que o vaso que ela veio....
Talvez ano que vem coloque ela no escorredor... vamos ver... não quero que fique muito grande não... uns 40 cm de altura.... hj ela esta com 25.
Abraços
Ricardo Andrade |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 8:39 pm Assunto: |
|
|
Pôxa vida, que propaganda enganosa essa da amora, heim?
Cara, sua jabuti tem uma saúde danada, as folhas são lindas, galhada fenomenal para o tamanho, se fosse vc, só limparia um pouco os galhos que se direcionam de fora para dentro da planta, até pelo fato de circulação de ar na copa, além de higiene visual, fazendo assim tbm, aumentar as ramificações nos galhos pretendidos!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ricardo RFA
|
Enviada: Sex Maio 25, 2007 8:46 pm Assunto: |
|
|
Valeu Fabiano.
Eu gosto dessa muda.... sempre que vou nesses pet centers grandes que tem aqui em sampa...bato o olho nas mudas.....
Ai um dia achei essa e não tive dúvidas.... achei ela bem legal por ser uma muda de 18 reais..rsrs (aqueles bonsais que vem em bandeja plastica).
Vou procurar algusn hokidashis na net, e estudar mais o estilo. Ela não para de crescer...esta cheia de brotos novos
Te adicionei no msn: rfaweb@hotmail.com
Abraço e bom final de semana. |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Ter Maio 29, 2007 9:20 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Voc~e pode sim dar uma limpada interna, retire aquelkes galhos que crescem para dentro ou que cruzam outros galhos importantes, para que o sol penetre no interior da planta mas não desfolhe agora espere que o clima esquente, aqui eu faço em agosto e dezembro. deixe para aramar também quando for fazer a desfolha o que facilita bastante o trabalho.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
|