|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 9:24 pm Assunto: Curso c/ Tramujas na Serra Gaucha - fotos |
|
|
Não poderia deixar de compartilhar o prazer que foi o curso realizado por Carlos Tramujas neste fim de semana na Serra Gaucha ( Bento Gonçalves). Apesar do frio de rachar, o calor humano foi grande e a troca de experiência e o apredizado muito proveitoso. Seguem algumas fotos...
Escolha de uma sequóia para o inicio dos trabalhos
Espero que apreciem. Se houver interesse , tenho + fotos... Boa semana a todos.  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 51 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 10:00 pm Assunto: |
|
|
Muito legal!
O curso foi de quantas horas?
Mostre as outras fotos. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Macjames,
Só de olhar a roupa que o Carlos estava usando já sinto frio.
Aprender sempre é bom e especialmente com um professor da capacidade do Carlos.
Aguardarei mais fotos. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 10:57 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
Macjames, quero mais fotos sim !!!!!!!!!!!
Sempre é bom aprender e ainda mais com meu amigo Tramujas !!!!!!!!!
Agora fala sério..quantos graus fazia ??????
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
P.S. Explique pra nós o que foi feito a nível de trabalho |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 8:51 am Assunto: |
|
|
Caramba o Carlos detonou a sequóia, ficou muito bom o trabalho.
Manda mais fotos. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Uma linda estilização realizada por um mestre nessa arte, como é o grande Carlos Eduardo. Entretanto, alguem mais reparou nas cores das folhas do acer ao lado da planta trabalhada? Só o frio do sul para conseguir aquela beleza de cores nas folhas. Aqui no planalto central é impensável, mesmo quando a temperatura baixa uns décimos, obter tal coloração.
Macjames, poste mais fotos, se possível com descrições do passo a passo. Repasse, tambem, as informações do Tramujas quanto ao futuro da planta que ele escolheu para essa demonstração. É interessante conhecermos melhor a projeção pretendida por ele para essa planta, ainda que as fotos permitam uma boa visualização.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
macjames

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 11:28 am Assunto: |
|
|
Sem dúvida, tava frio. O lugar apesar de uma boa posição solar com janelas amplas de vidro e estufa a gás, tinha uma ventilação na parte superior que possibilitava as vezes entrar um arzinho gelado que dava até arrepio na nuca, hehehehe
Mas tudo compensado pelo clima de harmonia do curso, sem dúvida.
A sequóia foi escolhida para o trabalho pelo grupo numa votação. Tinha uma boa conicidade e espessura no tronco, muita vitalidade e um nebari de futuro. Apresentava um nó no seu ápice ( de uma poda apical antiga) de onde saiam vários ramos bem mais finos. Neste ponto foi escolhido realizar-se varios jins, escolhendo um broto lider o qual será podado em momento oportuno (se alguem que esteve lá se lembrar de algo +, por favor acrescente).
Bem, quanto aos aceres.....
Este ulmus já tava ensaiando perder as folhas
Este são vasos que estão sendo feitos por um ceramista e bonsaísta de Porto Alegre, nosso amigo Cristian.
Nosso grande organizador do curso, Sr Adilson Egami, incansável para que tudo ocorresse da maneira mais organizada e agradável possível.
 _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 12:12 pm Assunto: |
|
|
Macjames,
Parabéns a todos por este encontro, o que nos mostra a cada dia o quão harmoniosa é a arte bonsai. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 12:25 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Macjames, obrigada por postar mais fotos.
Os áceres estão divinos e é legal vê-los. Pena que o calor daki não os deixam ficar assim.
Parabéns e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 3:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Macjames,
Que tal divulgar para nós o fone de contato do ceramista ou se ele tiver, um site?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
macjames

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 4:29 pm Assunto: |
|
|
Claro, Nick. Conheci ele neste encontro. Site eu sei que ele não tem, mas vou falar com o Sr Egami para disponibilizá-lo. A propósito, eu estava falando com ele e ele me disse que vai fazer cada vez menos vasos (apesar de ele gostar de fazê-los) porque parece que dá mais encomendas fazer estes bojos de cerâmica para abajur do que vasos de bonsai por aqui, provavelmente por não termos a arte do bonsai tão difundida como é mais ai pelo norte. Uma pena.  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 4:30 pm Assunto: carlos |
|
|
Amigos, Nao e a toa , que o Carlos e uma referencia como artista e pessoa!!! Genial o trabalho dele e todo visual deste evento! Pra ele, Curitibano, usar aquele casaco! Devia estar fazendo um frio de lascar!!! Mais fotos, por favor!!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 5:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Macjames, o colega me desculpe, mas sou obrigado a discordar. Há bonsaistas espalhados por todos os estados da federação, alguns morando em rincões que até bem pouco tempo nem sabiamos que existiam. Outros, como o Valdir Hobus, por exemplo, há pouco mudaram-se (no caso dele, do sul para Goiás) de cidade, estado. Mas no sul temos grandes colegas, como o Elio, em Curitiba, à frente de uma forte e sólida estrutura associativa, que congrega diversos outros bonsaistas. Temos o João Carlos, em Cascavel/PR, tambem à frente de uma agremiação bonsaistica, isso para não mencionar o Zezão, o Tramujas, Tomio, Arno, Araldi, David, dentre tantos outros, todos do sul, atuantes como os do centro sul, do sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Temos o Raimundo Nonato, linha de frente, ponta de lança do bonsai piauiense. E por falar em piauiense, ainda temos um colega, originário desse estado, atuando no sul: Sergio Turbo, que posta aqui conosco no forum.
Então, creio que seu colega ceramista poderia, sim, manter o fabrico de seus vasos, divulgar seu trabalho aqui nesse espaço democrático, e fornecer material para o pessoal do sul, se quiser, mas igualmente para todo o resto do país, pois a cada dia aumenta o numero de praticantes e vaso, meu chapa, é algo sempre útil a qualquer bonsaista, iniciante ou não.
Creio que o importante é termos diversidade e possibilidades de estar adquirindo peças, por encomenda ou não, para facilitar nossa finalização de cultivo, realçando nosso trabalho com nossas plantas. Há pouco, por exemplo, durante o grande evento no Atelier, muitos foram apresentados ao trabalho ceramico do amigo Jorge Ribas, sul, que nos brindou com peças excelentes, juntamente com os outros ceramistas presentes no evento, mais conhecidos e divulgados, como são o Sami e o Sergio Onodera.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
macjames

|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 7:26 pm Assunto: |
|
|
Tens razão, Nick. Fui inespecífico na minha resposta. Estava me referindo ao Rio Grande do Sul, especificamente à serra gaúcha, cuja colonização é a maior parte alemã ou italiana. Temos poucos japoneses que possam ter trazido a arte para cá, além dos pioneiros que citaste. De qualquer forma, fico contente com as tuas palavras de incentivo e espero que o Cristian não só continue como se dedique cada vez + a fabricação de vasos. Afinal, todos ganhamos com isto, não é mesmo? Talvez esteja faltando apenas esta "ponte" para que a coisa deslanche... Amanhã coloco um vaso que adquiri dele.  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
Adilson Egami
Registrado: 28/05/07 Mensagens: 2 Localização: Bento Gonçalves = RS
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 7:40 pm Assunto: |
|
|
Macjames
São pessoas com a tua disposição que nos incentiva a organizar eventos
sobre Bonsai. gostaria de dizer a todos o quanto é difícil organizar um evento deste em uma cidade sem tradição em Bonsai. Bento Gonçalves é uma cidade turística e que possui um parque fabril voltado ao setor Moveleiro e também é conhecida pela procução de vinhos com as cantinas de todos os portes como a Vinícola Aurora, a Salton, a Miolo, a Valduga, Dom Candido e tantos outros. Aos que quiserem receber notícias sobre os eventos que promoveremos em Bento gonçãlves, RS é só mandar o email para adilsonegami@gmail.com
Enviarei mais fotos após me reoorganizar |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|