FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus I
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 7:23 am    Assunto: Buxus I Responder com citação

Olá amigos.
Retirei 3 buxus de uma casa aqui em Porto Alegre, +/- 50 anos, mas estavam na beirada de um barranco, com poucas raízes e muito quebrados e infestados de pragas. Infelizmente os maiores morreram, mas este que estava entre os 2 grandes, sobreviveu.
Acho que a saída é um literati com um grande Jin, aguardo a ajuda de vocês com outras possibilidades.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:36 am    Assunto: Responder com citação

É Ricardo,
Acho que o caminho mesmo é por aí: um literati pois não tem brotação baixa e se fizer uma pode radical tem todas as possibilidades de perder tudo....
Mas não exagera muito no tamanho do jin, pode ficar estranho.

Abraços

Elio Luis Secchi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 10:01 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, diminua um pouco o galho do que pretende ser um jin, e trabalhe com o outro, formando um lindo moyogi. Não é tão dificil fazê-lo, e ficará mais natural, além do que essa planta apresenta um tronco excelente para isso. Esqueça o literati, que nesse caso, seria um verdadeiro despercio para essa linda planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Nicky,
está aí uma coisa que sempre me deixa intrigado:
Com a estrutura que esta planta está, e dificilmente vão sair novos brotos abaixo da primeira brotação existente, fazendo um moyogi, a primeira brotação vai ficar no mínimo na metade ou até acima da metade da planta. Como a orientação é que a primeira brotação não seja superior ao primeiro terço da planta, eu sempre fico na dúvida sobre decisões deste tipo. Sinceramente, eu não veria problema nenhum em fazer uma planta "pescoçuda" desde que ela tenha harmonia. Mas realmente esta questão me intriga. Ainda não consegui tomar uma posição segura quanto a isso. O que achas? Pode nos ajudar a tirar estas dúvidas?

Abraços

Elio Luis Secchi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Élio e Nicky, na minha opinião o Literati é a última saída quando a planta não tem mais opção. Nicky discordo do moyogi já que as diretrizes como bem disse o Élio, não poderão ser seguidas. Mesmo que eu faça um moyogi, penso que que pela altura das brotações, ficará muito forçado.
Tenho até a opção de usar um galho e projetá-lo bem para baixo reduzindo assim o aspectos das brotações altas, mas isto num buxu acho que fica muito artificial. E, com aquele tronco principal seco e o nebari, um literati dando o aspecto de uma planta muito sofrida para sobreviver me agrada mais.
Para completar, esta questão das regras para cada estilo são orientações baseadas no estilo japonês e quando é conveniente para eles, eles ignoram a regra, visto muitas plantas premiadas em exposições.
Valeu pelas troca de idéias.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

realmente pode ficar forçado um galho pendente para formar um moyogi, mas um chorão para estilizar pode ser menos forçado. Pode ser com esse galho que mencionou para que pode ser forçado para baixo.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: