|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
murilo 1.o PASSO
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 4:46 pm Assunto: Vaso orgânico, orgânico de verdade! |
|
|
Olá a todos,
Eu vim aqui dar uma dica de material para vasos, a cabaça. Eu tive essa idéia primeiro para plantar cactos, outra paixão minha, e vi que pode servir também para bonsai.
Imagino que nem todo mundo tenha acesso a esse material, mas quem tiver pode experimentar.
A maior dificuldade é tirar a massa de dentro. Eu não sei muito bem como isso era feito antigamente, pra fazer da cabaça uma moringa de água, mas eu estou tentando com água, encho de água e troco todo dia.
Até onde eu sei, depois de bem curtida, ela não apresenta perigo de fungos, já que era usada para carregar água para beber, ou para guardar alimentos.
Pra fazer o vaso, é só serrar com uma segueta na posição que preferir, fazendo mais raso ou mais profundo.
Existem diversos tamanhos. As da foto são bem pequenas, com menos de 10 cm de diâmetro. Mas eu já vi algumas muito grandes.
Eu ainda não testei, mas acho que seja bom, pois é impermeável e não esquenta no sol.
E tem uma vantagem, você pode cultivar seus vasos.
Abraços,
Murilo. |
|
|
|
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 9:17 pm Assunto: ideia |
|
|
Genial!!!! Att. Luciano. |
|
|
|
fabianoscosta PARTICIPANTE
Registrado: 05/02/07 Idade: 50 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 2:02 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, está aí uma idéia interessante.
Nos aqui no RS usamos a parte do pescoço para fazer a cuia do chimarrão, sendo que a parte grossa, normalmente é jogada fora.
A cuia do chimarrão dura muitos e muitos anos, mas sempre lembrando que após usada ela é limpa e colocada para secar, diariamente.
Usada como vaso, e então ela permanecerá úmida, imagino que deverá apodrecer em poucos anos, talvez 2,3,4. Mas aí também não é problema pois já será a hora de um replantio e então usa outra.
Lá no sítio cultivo algumas que uso para fazer "casinha de passarinho", penduradas nas árvores.
É só fazer um furo com uma serra copo. Eles adoram.
Ah! a retirada do miolo e sementes é fácil de fazer. É que tem que colocar ela para secar e só retirar o miolo depois de seca.
Valeu pela dica
Abraços
Elio Luis Secchi |
|
|
|
darkaso PARTICIPANTE
Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 10:06 pm Assunto: |
|
|
Murilo,
pode ser usada em tamanhos diferentes para forma de vaso redondo também. Deve ficar bom, aí dá para colocar pé.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
|
Smoke 2.o PASSO
|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 11:05 pm Assunto: |
|
|
Nossa, que genial fica legal mesmo.
Abraços |
|
|
|
Angela Fernandes PARTICIPANTE
Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 1:42 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Gostei da idéia porém.............tem sempre um porém.....
Onde arranjar a cabaça ?????
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
|
Ricardo Paiva PARTICIPANTE
Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Jun 04, 2007 11:40 pm Assunto: |
|
|
Show de boal!!!!!!!!!
Angela, procure no mercado público da sua região, com certeza irá encontrar.
Élio, quanto a apodrecer, diferente da cuia do nosso chimarrão, nesta dica é rtirada TODA a poupa, ficando apenas a casca propriamente dita.
Vou experimentar.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
|
ARQPATRIK 4.o PASSO
Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 10:10 am Assunto: |
|
|
ÓTIMA IDÉIA!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
|
flavio bonsai 5.o PASSO
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 6:56 pm Assunto: |
|
|
boa ideia no mercado municipal acha isso com facilidade e é muito barato _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
|
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|