FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Engrossar troncos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mariotti

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 11:51 am    Assunto: Engrossar troncos Responder com citação

Amigosl

Qual a tecnica que utilizam para engrossar troncos ?
Gostaria de comentarios.

[]'s
Mariotti
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mariotti,

Citação:
"Qual a técnica que utilizam para engrossar troncos ?"

O principal ou os outros?
Quanto ao ramo principal existe uma técnica que vi em livros e mas que nunca experimentei, consiste colocar um arame ligeiramente apertado precisamente no local onde este toca no solo ( deve ser vigiado para não fazer vincos indesejados ), quanto a mim penso que seria melhor retirá-lo do vaso colocá-lo directamente no solo de um quintal ou num vaso maior, é mais rápido. pessoalmente prefiro esta ultima Smile
Quanto aos outros, vão engrossando normalmente podendo ser estimulados com diversas podas ( estruturais ou não ) para fazer o bonsai redestribuir a energia para o lado que pretendemos.
Ex: Se queremos que este rebente em baixo, poda-se no topo e a energia retrocede para rebentar em baixo.

Cptos Smile,

Castro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 12:10 am    Assunto: Re: Engrossar troncos Responder com citação

Caro Mariotti, não sei se você sabe mas, pessoalmente, não trabalho com árvores grandes. Meu trabalho se resume a pequenas paisagens. Há muito tempo escutei, e acredito que procede, dar pequenas pancadas no tronco da árvore fazem com que ela vá aumentando o diâmetro do tronco. Normalmente, em meus cursos, digo sempre que comparo uma árvore ao ser humano e que, fazendo isto, dificilmente iremos causar mal a qualquer árvore. Observando o homem você verificará que procede. Veja as mão do homem que trabalha "pesado", na lavoura ou na construção civil, são bem maiores que as dos homens de vida em escritório. Calos! Se você vez por outra der pequenas pancadas no tronco vai criar uma calosidade em torno dele que aumentará o seu diâmetro. Quais os tipos de árvores e como ficará este calo? Só testando!
aos interessados de plantão que fizerem este teste, informem depois.

mariotti escreveu:
Amigosl

Qual a tecnica que utilizam para engrossar troncos ?
Gostaria de comentarios.

[]'s
Mariotti

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mariotti,

No site do Celso bonsai tem uma matéria sobre isso.

Veja abaixo:

ENGROSSAMENTO RÁPIDO DO TRONCO

Um engrossamento rápido do tronco é um desejo que a maioria dos Bonsaístas tem. Primeiro acho interessante entender porque os troncos das árvores engrossam. Poderiam as árvores terem troncos mais finos? - Pela lógica fica fácil de entender que não, pois elas precisam ter um tronco forte para sustentar a sua copa.
Mas no caso do Bonsai ele não precisa ter um tronco tão forte e sendo este tronco grosso, seu Bonsai apresentará um aspecto estético melhor.

Como se pode conseguir que este tronco engrosse um pouco mais rápido?

Vamos dar duas dicas aqui: Se você deseja que tronco ou ramos de seu Bonsai engrossem rapidamente você deve evitar podá-lo constantemente. Você deve deixar que o mesmo brote bastante e deixar estes ramos "esticarem" no seu comprimento.

Digamos que você faz podas de manutenção da copa mensalmente, passe então a fazer estas podas trimestralmente, sem se preocupar com o fato de seu Bonsai ficar feio ou meio descaracterizado. Com certeza que o tronco ou ramos de seu Bonsai engrossarão um pouco mais rápido.

Entenda que isto vai ajudar e que não existem mágicas. Junto com a alteração de freqüência de podas, se você plantar o seu Bonsai em um vaso bem maior, o resultado será mais rápido ainda.

O uso da aramação pode favorecer bastante também. Você pode aramar o tronco do seu Bonsai mesmo que este não precise de correção estética. Quando você envolve o tronco com arame, você dificulta os intercâmbios de substancias nutrientes e fazendo com que o tronco ganhe um pouco mais no diâmetro.

Você deve aramar em um local do tronco e mudar o local trimestralmente. Fazendo isto você evitará que o tronco fique marcado e aumenta o diâmetro do tronco em locais diferenciados.

Veja a seguir uma outra dica:

Uma outra forma é você apertar com um arame a base do tronco de seu Bonsai.

Se você deseja que seu bonsai engrosse rapidamente a base do tronco, você pode apertar a base do tronco com uma arame de cobre ou alumínio fazendo uma pressão na casca de forma dificultar o intercambio de nutrientes e conseqüentemente engrossar um pouco a sua base.
Cuidado pois se você apertar demais, irá interromper por completo esta passagem de nutrientes para as raízes e podendo levar seu Bonsai a morte. É difícil explicar que pressão poderá ser feita, não tem como medir. Mas garanto que você pode ganhar até 5 milímetros de espessura por ano em muitas plantas.

http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/inicial.htm

Até mais

Rildo
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Para engrossar troncos de minhas mudas, em primeiro lugar retiro a planta do vaso e a coloco em um grande balde ou bacia para a expansão do sistema de raízes, em seguida estimulo a brotação de galhos em lugares específicos do caule para que seu crescimento possa acarretar o encorpamento no lugar exato da brotação para baixo. Esses novos galhos deverão crescer até ser atingido o objetivo para então serem eliminados.

Abraços,

Cláudio.
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Olá,

Para engrossar troncos de minhas mudas, em primeiro lugar retiro a planta do vaso e a coloco em um grande balde ou bacia para a expansão do sistema de raízes, em seguida estimulo a brotação de galhos em lugares específicos do caule para que seu crescimento possa acarretar o encorpamento no lugar exato da brotação para baixo. Esses novos galhos deverão crescer até ser atingido o objetivo para então serem eliminados.

Abraços,

Cláudio.

Claudio gostaria de saber como você estimula a brotação de galhos em lugares específicos?

Abraços
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Com ficus e ulmeiros geralmente uso dar pequenos talhos no caule e expor a região a umidade. Muitas vezes somente uma poda severa estimula a brotação por todo o caule, ligustros respondem muito bem a isto.

Abraços,

Cláudio.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 11:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma boa maneira de obter um tronco mais grosso, é fazer como demonstrado nas fotos abaixo:

E finalmente, eis um tronco razoavelmente grosso, após tanto trabalho direcionado a esse objetivo:

Essa é apenas uma das diversas técnicas que podem ser utilizadas para "engrossar" mais rapidamente uma planta. Very Happy

Caso queiram ver a continuidade desse trabalho, eis o site:

http://www.bonsaikc.com/Trident2A.htm

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Nick eu continuo meio burro e não consegui entender oq foi feito exatamente para o tronco engrossar.
Apenas vi uma estilização, transformação de um pre-bonsai.

Será que você poderia me explicar a tecnica.
Espero não ser o unico, pra não passar vergonha.

Desde já obrigado.
Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 12:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Dusantos, trata-se apenas de uma brincadeira de minha parte. Por gentileza, não leve tão a série, ok? Very Happy

Agora, para valer, há algum tempo um forista, não sei se o Ratto, frisou que ao fazermos ranhuras no caule, com um estilete, no sentido das raízes, poderíamos "criar" aletas, tais como são vistas em grandes arvores existentes em areas alagadas da Flórida, nos Estados Unidos. Eis um resultado aproximado do uso de tal técnica:

Claro que, nessa foto, a planta já possui essa caracteristica. Mas eu mesmo cheguei a tentar obter esse efeito, aplicando a técnica numa mudinha de flamboyant, com um resultado sofrivel, ainda que perceptivel. Como tinha mais o que fazer, não continuei.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dusantos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 12:42 am    Assunto: Responder com citação

Não é o fato de levar muito a serio é que não havia entendido a como aquela tecnica engrossa o tronco.
Essa dos cortes eu estou tentando em paineira.
vamos ver se vai dar certo.
Eu estou precisando é de um estilete novo.

Vou tentar o do arame na base e o da placa de madeira que abraça a base do tronco pra formar um bom nebare e engrossa o tronco.

Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 4:56 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Dusantos, lembre-se apenas de que nem sempre é necessário um tronco grosso para formar um lindo bonsai. O fundamental é ter conicidade, ou seja, o tronco com uma forma ligeiramente conica, desde a base até o apíce. Very Happy
A sinuosidade, levemente adicionada, transformando o tronco em um "S" estilizado, tambem é bem vista, condicionando a planta e propiciando um atrativo visual que, por vezes, não requer um tronco grosso, mas sim um elemento mais adequado ao estilo pretendido. Very Happy

No viveiro Kadan, em Atibaia/SP, mesmo deparando com mudas que possuem um bom tamanho, o tronco grosso em nada ajuda, se for retilineo e não permitir, dependendo da espécie, a formação de algo mais que um simples hokidashi, estilo que não é tão atrativo quanto outros mais complexos ou mais interessantes. Very Happy

Um literati, por exemplo, poderá ser mais admirado, ainda que possua um tronco delgado, que um bonsai de tronco atarracado, grosso e sem maiores atrativos que isso. Além do mais, forçar a aquisição dessa caracteristica por vezes pode acarretar defeitos dificeis de serem corrigidos, se não se aplicar, corretamente, a técnica indicada, qualquer que seja ela. Shocked

Aliás, mesmo aplicando corretamente qualquer dessas técnicas indicadas, ainda corre-se o risco de se estar perdendo um bom material, tal a probabilidade de que algo venha a por tudo a perder, irremediavelmente, uma planta duramente trabalhada ou que tenha sido adquirida a duras penas. Shocked

Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Qualquer técnica empregada para engrossamento de tronco, por mais rápido que seja o desenvolvimento, demandará um tempo considerável.

Já faz algum tempo que desiti de tentar adequar o diâmterto do tronco à altura que desejo em uma árvore.
Especialmente para o iniciante, pode ser mais gratificante e estimulante, inverter a relação, adequando a altura da árvore ao diâmetro de tronco que você tem, como exemplificado pelo Nick em sua "brincadeira".

Com este engrossamento relativo, alcançamos rapidamente a impressão de idade pela relação curta entre diâmetro e altura.

Desculpem se fugi do objetivo do tópico

Um abraço,

Eduardo Campolina
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 11:12 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Campolina,

Voce não fugiu do teor do tópico ora proposto, vez que a dúvida inicial pode ser respondida por sua excelente colocação. Ao fazer essa adequação, como mostrado no trabalho com esse acer, é facil observarmos que o resultado final responde, de maneira, indireta, à presente colocação. Very Happy

Nem sempre poderemos aplicar tal técnica, nem usá-la em qualquer espécie, mas considerando o ponto principal de que o cultivador seja iniciante, fato que podemos igualar ao termo "urgência", quando tudo que mais deseja é ver sua planta aumentar rapidamente o diâmetro do caule, creio ter nessas fotos a melhor resposta a esse anseio. Very Happy

Rodrigo Franklin

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:58 pm    Assunto: Re: Engrossar troncos Responder com citação

Oi!
É a primeira vez que estou escrevendo algo e nem sei direito se estou fazendo certo...
Só queria dizer mesmo que eu já fiz engrossamento de caule num hibisco variegata (que me surpreendeu pois caducou bastante as folhas e ficou muito bonito), usando o método do arame na basezinha do caule... E em cerca de 1 ano e meio o resultado foi bastante satisfatório. Também criei sulcos subindo o caule, o que acredito que também ajudou apesar de pouco tempo (fiz isso há uns 10 meses). Deu à planta uma aparencia de bem mais velha e mais harmônica em relação aos galhos e folhas. Sorte ou não, eu recomendo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: