FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Comprei um Kit Iniciante com Cedro nana... e agora? (fotos)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
iamah

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 10:57 pm    Assunto: Comprei um Kit Iniciante com Cedro nana... e agora? (fotos) Responder com citação

Saudações bonsaistas!

Comprei esse Kit para iniciantes na Bonsai Brasil:
http://www.bonsaibrasil.com.br/index.php?area=descricao&secao=pre_bonsai&vid=1216

Veio essas 'pedrinhas' também, descrito como 'substrato' no site, o que faço com isso?

Veio um 'pré-bonsai'(segundo o site) de Cedro Nana:

Por fora tá verdinho, mas por dentro... deixo assim ou arranco?

Notei que as raízes estão dando voltas, e parecem estar 'apertadas'. A terra tá bem úmida mas quando tento enfiar o hashi me parece que está cheio de raízes... é assim mesmo?

Estou um pouco perdido, primeira tentativa de Bonsai, vocês imaginam...

Em suma, minhas dúvidas são essas:
- O que fazer a respeito das folhas de dentro que estão com aparência morta.
- O que fazer com as raízes... seria o caso daquele escorredor de macarrão?
- O que fazer com aquelas pedrinhas/substrato.
- Qualquer dica sobre o Cedro Nana eu fico agradecido. Água, clima. Estou em Salvador, perto da praia, é bastante úmido devido à brisa do mar e o salitre.
- Como ainda está pequeno eu deixei do lado de fora da janela, recebe sol logo cedo, e sereno à noite... tem problema?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
iamah

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com citação

andei lendo essas páginas:
http://www.casadobonsai.com.br/Cedro.html
http://www.belvedereplantas.com.br/?area=bonsais&acao=detalhe-bonsai&id=64

deu pra tirar a dúvida das folhas mortas...

minha preocupação agora é com as raízes que estão dando voltas... devo mudar de vaso? E quanto ao sol, diz que é bom evitar sol forte... acho que vou deixar na janela pois só pega o sol da manhã... ?
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Nao vou me atrever a tentar te ajudar porque tbem sou principiante, mas bem vindo ao forum Very Happy
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo iamah, seja bem vindo ao fórum, é bom saber que mais uma pessoa entra em nosso meio dos apaixonados por bonsai, a planta que você adquiriu se trata de um pré bonsai, pelo que da de ver precisa de uma poda de raiz e transplante. A questaõ do sol, ele adora sol direto, não aconselho deixar em ambiente interno. Você pode dar uma olhada geral no site e achar mais informações a respeito disso Wink
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
iamah

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Fabiana e Junior. Vou partir pra raíz então.

Estou com a febre do bonsai. Smile Já percebi umas 3 árvores por aqui que nunca tinha notado antes, e acho que ficariam bonitas...
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 11:59 am    Assunto: Responder com citação

Iamah, bem vindo ao fórum e a mundo dos bonsai...
Em primeiro lugar, deixe as raizes paa podar no inpicio da primavera, meados de setembro. As folhas secas no interior da copa, são devido a falta de luz no interior, tente aramar os galhos, orientando-os para baixo, formando patamares, assim aumentando a luz no inerior, faça a retirada das flhas secas.
Quanto às "pedrinhas", esse é substrato, que substituirá a terra quando a planta for para o vaso de bonsai, esse tipo de substrato, tem uma boa drenagem, com uma boa umidade.
A respeito do escorredor e mamadeire, dependerá do estilo e do tamanho que vc. deseja para sua planta, pois a finção do mesmo é acelerar o engrossamento do tronco e promover crescimento da planta.
Espero ter ajudado....

Um garnde abraço e

Té mais...
iamah

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas Paulo. Estou meio envergonhado de dizer que já podei as raízes. Embarassed Não tinha visto seu post ainda. Mas a esperança é a última que morre. (a planta, a penúltima... espero que nãoSmile)
Agora, aquele substrato só tinha 'pedra', sem terra alguma,eu acabei misturando... será que...?Embarassed
Vou acabar batizando esse cedro de Dolly, o experimento.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Iamah,

O ideal é vc pegar alguns toques com o pessoal daí da Bahia em questão do fator exposição ao sol, tem bastante gente boa por aí, quem sabe alguém lê esse post e nos ajuda, seu clima é muito peculiar.

Aquelas pedras do substrato deve ser pedrisco com alguma rocha porosa tipo akadama, ótima para coníferas que necessita de bastante aeração, mas como vc somou terra, tomara que tenha sido em pouca proporção e que não seja adubada.

Você tirou toda a terra do torrão antigo?

Qto de raízes foi cortado?

Regue com hormônio enraizante essas duas primeiras semanas, depois água normal.

Não deixe exposto à sol direto nesses 30 dias após transplante.

Adubação apenas depois de 45 dias!

Poste uma foto de como ele está agora para termos uma idéia de como ficou.

Limpe sempre com pinçagem as folhas que vão secando, como explicou o Paulo, em nanas, são até normais.

Existem bonsaístas que não usam adubo químico nesta espécie, usando apenas orgânico, eu lhe aconselho.

À propósito, pelo diâmetro de sua nana, acho que é uma muda e não um pré-bonsai, no máximo 2 anos, muito procurada por iniciantes pela sua beleza, mas muito saudável.

Parabéns por ter entrado neste mundo e lhe fico disponível sempre que precisar, grande abraço,

Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
iamah

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda Fabiano. Vou procurar saber aqui.

Eu fiz uma mistura danada, mas deixei bastante substrato. A raíz estava muito emaranhada, só consegui mexer com água. Mesmo assim não devo ter tirado toda a terra. Acho que cortei 1/3 ou mais das raízes. Fiquei na dúvida se precisava diminuir a copa também...

A adubação deve ser evitada para que a planta não fique "preguiçosa"? Vou postar uma foto da coitada depois Laughing
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Não amigo, a adubação deve ser evitada nestes 30 dias para dar as raízes cortadas repousarem e se reestabelecerem da cirurgia no qual foram submetidas, caso contrário, poderá queimá-las com adubo nesta época.

Espero as fotos.

Abraço
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
iamah

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje passei ali e comprei um enraizador...

Será que vale a pena eu fazer outra terra? Li em outro site que pra coníferas é metade areia metade humos... são muitas informações na Internet, cada um diz uma coisa ligeiramente diferente... e argila seria o barro molhado mesmo, ao natural, ou algum outro tipo?

abraços!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 10:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O substrato que acompanha seu "kit bonsai" é o melhor que voce poderia obter. É extraído e produzido pelo bonsaista Gerson Araldi, e tenho usado com sucesso em minhas plantas, particularmente pinus e juniperus. Retem a quantidade ideal de umidade, sem enxarcar nem "prender" as raízes. Como possui boa granulometria, propicia boa drenagem e favorece a aeração das raízes (mais oxigenio nas raizes, maior volume de massa verde na copa). Very Happy

O único senão é a espécie. Há pouco tempo o bonsaita Elio, de Curitiba, explanou no forum seu descontentamento e impotencia ante a dificuldade encontrada não só por ele, mas por diversos outros bonsaistas, inclusive eu, no sentido de estar cultivando essa espécie com o fito de formar um bonsai. Shocked

São tantos os obstáculos, que por vezes preferimos deixá-la ao "Deus dará", tal o grau de dificuldade em seu cultivo. Mas é claro, sempre pode "dar" sorte e conseguir mais onde tantos falham. Estive em Barretos, recentemente, visitando o viveiro do bonsaista Charles Ferrantes, e vi um bonsai estilo ereto formal que ele cultiva há alguns anos, e que havia perdido apenas um galho, continuando firme e bem estruturado. Shocked

Para iniciar, eu prefiro um ulmus, uma piracanta, um ficus, uma primavera, pitanga ou mesmo um junipero chinês, conhecido por Shimpaku, a essa espécie. Mas, como disse, espero que o colega tenha mais sorte e consiga fazê-la ficar bem. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Iamah,

seu substrato ficou bem drenante? qdo vc rega a água desce com facilidade?

agora deixe para replantá-la ano quem vem, o enraizador é legal para regá-la nesta primeira semana, mas não deixe enxarcada. Nas regue suas folhas e sempre que tiverem secas, as retire.

Saiba q vc pegou uma planta maravilhosa, mas dá nó em bonsaístas super-experientes pelas surpresas de galhos secando e coisa e tal, como disse o Nick.

Tenho usado o substrato do Araldi e tenho reparado em todas essas observações do Nick, mas agora é tarde.

Esta semana passou aqui o caminhão da Belvedere com um bosque de 7 árvores algumas com 1m de altura, de ficar babando, só nanas... Surprised estava com o vaso quebrado... Shocked cabeças devem ter rolado... Confused

Abraço
Fabiano
iamah

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado de novo Fabiano e Nick.
O substrato fica úmido mas também não estou evitando sol e vento, segundo o que li por aí. Estou regando uma vez por dia por achar que a terra está úmida. Realmente eu nunca ia imaginar que era só pra colocar o que veio no kit, pois não tem terra alguma.
Esse kit é muito bom, só senti falta de um folheto explicando algumas coisas, quem sabe até dizendo o que fazer ou o que não fazer no começo.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Vc tem razão, eles deveriam dar as primeiras instruções, já que estão induzindo um principiante a fazer um transplante!

Qto à rega, não precisa ter uma receita pronta tipo todo dia, ou 2xdia, quando vc sentir que ela está começando à secar, regue de novo, toda a superfície do substrato, até a água sair pelos orifícios de drenagem! Wink
cuidado para não deixar ela muito úmida pq coníferas não toleram!!!

Abraço
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: