|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 3:14 pm Assunto: Como estimular o crescimento de novos galhos ? |
|
|
Olá a todos,
Muitas vezes em que estamos tentando preparar um "protótipo" de bonsai no deparamos com exemplares que "teimam" em não apresentar galhos em certas regiões do tronco, sendo que estas ficam "vazias" dando um aspecto desagradável e compromentendo a conicidade.
Eu tenho encontrado materiais sobre como estimular a brotação, engrossamento de galhos, ou mesmo de tronco.
Mas a grande questão é: como fazer crescer um galho no lugar "certo"?
Naquele local que está um "vazio" no tronco ?
Será que só a enxertia resolve esse problema ?
Ou quando temos um tronco com um lado ou região mais "vazia" apelamos logo pro estilo fukinagashi e podamos todos galhos do lado da região mais "vazia"? |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 4:20 pm Assunto: |
|
|
Olha....
Não vou responder sua pergunta,,,, até porque nao sei mesmo e sou iniciante..
Mas uma de minhas dúvidas tb.
Vc disse que já leu algo.... onde encontrou? ( " engrossamento de tronco" )
Valeu _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 3:30 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
vc pode estimular o lado com poucas brotações com maior incidência solar direta, pulverização com hormônio e técnicas avançadas como essas do Luiz citada pelo Alecsandro, pode ser que dê certo, tudo é experimento e cada planta se comporta de tal forma, caso vc tenha gemas nesta região, ótimo, mas acho q n é seu caso.
Agora meu amigo, para brotar em local exato, ou muita sorte, muita paciência, pois com o tempo pode vir, ou enxerto que se bem feito, não tem erro.
Às vezes a planta pede seu estilo, na verdade quase sempre, o fukinagashi muitas vezes tem galhos na posição contrária, com menor brotação, sharis, jins, mas nem todos nesta situação tem que ser fukinagashi, até porque é um estilo muito complexo.
O certo é vc postar fotos e dizer o q já leu, vai que já sabe tudo o que eu te disse...daí dá pra te ajudar especificamente!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
adriano paes 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 11:48 am Assunto: |
|
|
Ola amigos!
Esse tecnica do Elio eu nao conhecia.....
Lembro de ter visto uma outra tecnica de brotamento lateral....
Pega-se a planta e coloca o lado que se quer novos brotos e coloca-se a planta na horizontal, assim surgindo novos brotos....
Espero que sirva pra alguma coisa....
T+ amigos _________________ "Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar." |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 2:29 pm Assunto: |
|
|
Grato pelas sugestões,
Não conhecia o uso de hormônios para estimular a brotação de galhos, só conhecia os hormônios para raizes...
Essa de colocar a planta na horizontal também nunca tinha ouvido...
Alguém já teve bons resultados com essas duas técnicas ? E em quanto tempo mais ou menos ?
Vivendo e aprendendo..... |
|
|
 |
adriano paes 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 3:51 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
Posso estar enganado, mas acho que foi o Canarita que passou essa tecnica....nas fotos vi q realmente surgiu novos brotos...... _________________ "Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar." |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 11:16 am Assunto: |
|
|
Fabioso,
é o mesmo hormônio, qdo fizer para as raízes, antes pegue um pouco, limpo, e pulverize em toda a planta, inclusive nas plantas que não estiverem 100%!
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 3:42 pm Assunto: |
|
|
Basicamente podemos dizer que a seiva vai para o topo.Em galhos jovens é possivel tracionar seu topo e deixar o ponto em que se quer uma brotação em um ponto mais alto que o topo.Podemos também eliminar o meristema apical(ápce),de modo a reduzir a sua dominância estimulando o brotamento lateral,isso se aplica a tronco e ramas.Pode se ainda aplicar hormônios estimulantes no local desejado. _________________ Bonsai para sempre....
Bruno S.Freitas
Site: http://br.geocities.com/bahiabonsaiclube
Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/salvadorbonsaiclube/
bs_freitas@hotmail.com
Editado pela última vez por bs_freitas em Dom Jun 10, 2007 12:20 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 4:52 pm Assunto: |
|
|
Muito bem colocado Bruno!
tenho várias experiências feitas e acertadas com a técnica de dobrar os galhos, tanto na parte côncava qto na convexa deu certo!
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|