|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabio Cristiano 3.o PASSO

Registrado: 24/03/06 Mensagens: 484 Localização: Campo Limpo Paulista- SP
|
Enviada: Seg Jul 24, 2006 8:03 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,,,
Depois de estar lendo este tópico tbem me interessei pela macieira, coloquei as sementes retiradas da fruta diretamente em areia grossa somente, de 10 sementes já estou notando resultado em 9, gostaria de saber: Depois que germinarem qual passo devo estar fazendo??? Posso passar para um vaso ou planto diretamente no chão??? Qual o substrato??
Abraços,,
Fábio Cristiano _________________ BONSAI, UMA ESCULTURA VIVA!! |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Sáb Set 16, 2006 7:45 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos
eu tentei a experiência das sementes. E não é que deu certo! (hahahaha) Mas diferentemente de vcs eu tentei com 8 sementes e apenas 1 germinou no prazo de 3 semanas. A que germinou eu tieri e pus na terra. As demais recoloquei na geladeira. Vamos ver no que vai dar. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Out 02, 2006 1:20 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Realmente este topico é muito bom para os amigos que se interessam pelo assunto das Macieiras, estou perto de tirar novas fotos das minhas, ai psotarei aqui, para que possam ver e me dar mais dicas quanto ao desenvolvimento das mesmas. T+ pessoal.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 10:00 pm Assunto: Germinação de sementes de Acer |
|
|
Será que alguêm pode me informar se esta técnica serviria para germinação de outros tipos de sementes como ACER? |
|
|
 |
lbmaker
Registrado: 11/08/06 Mensagens: 85 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qua Nov 01, 2006 10:21 pm Assunto: |
|
|
Bem, a algum tempo comprei sementes de arcer rubrum do leo niteroi no mercado livre (axo que 50 % da galera ja compro com ele), com as sementes veio um folheto explicativo com metodos para quebra de dormencia, escariação e etc.. de varias especies, incluindo o arcer, que no folheto diz para deixar de molho na agua morna de um dia para o outro.
Não sei a procedencia das sementes, mais demorou 1 mes e meio para brotar, e das 38 sementes que comprei brotaram 4....
Espero ter ajudado....
Até mais........... |
|
|
 |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Qui Nov 02, 2006 12:07 pm Assunto: |
|
|
Eu também comprei dele... plantei somente 10 de cada espécie de acer que tinha comprado somente uma broto e acabou de morrer hoje...
Estou tentando novamente hoje com todo o processo informado.
Vamos ver o que ocorre.
Acho que vou tentar com a meta a técnica da semente da maça descrita quem sabe tenho mais sorte.
Obrigada. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Dez 11, 2006 12:50 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, retornei mas não pra ficar... Minha máquina está ruim...
Puxa, fico grato em ter ajudado os amigos em germinar suas sementes. Como o pessoal sabe, não sou muito experiente na arte do bonsai e vou ser sincero, quando escrevi essa matéria não dei muita trela, pois pensei que não iria dar quase nenhum post. Hoje fui dar uma olhadinha e me deparei com 5 páginas, nem acreditei. Muito obrigado pela colabaração dos amigos.
Tendo qualquer dúvida podem perguntar. Um abraço a todos e até a próxima _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Maeda

|
Enviada: Seg Dez 11, 2006 9:55 pm Assunto: |
|
|
brunodb escreveu: | Ola Pessoal!!!
(...) não sei porque mas ela ta crescendo que nem bambu!!! so pra cima!! .
(...)
Abraços |
Olá, Bruno.
Lembro-me de quando era criança e que, por pura curiosidade, plantei algumas sementes de maçã. A planta cresce mesmo dessa maneira. São árvores compridas, altas e estreitas. As minhas atingiram 3,5 metros antes de meu pai cortá-las (estava incomodando a sua altura). Naquela época eu não sabia o que era um bonsai e deixei-as crescendo até onde podiam.
Detalhe: por mais que eu cortasse o ápice, os brotos voltavam pra cima
Abraços |
|
|
 |
deepmanu
Registrado: 08/01/07 Mensagens: 4 Localização: Portugal-alentejo
|
Enviada: Ter Jan 16, 2007 3:46 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, este tópico me inspirou para criar minhas próprias macieiras e tentar adaptar para bonsai.
Comi então uma maçã e tirei 9 sementes para fora.
Tal como indicado, dei uma mordida muito levezinha na ponta certa de cada semente, e coloquei num copo descartável, encima de um pouco de papel de cozinha humedecido. Depois coloquei um outro copo por cima do rebordo do primeiro, estancando assim o recipiente, de forma a manter a humidade lá dentro.
Ficaram numa casa com pouca luz e cuja temperatura não ultrapassaria os 9º de dia, e não baixaria dos 5º de noite.
6 dias depois, todas as 9 sementes tinham uma linguinha de fora, bem branca. Deixei que crescesse e quando chegou a cerca de meio centímetro, coloquei em vasos com terra não muito compacta, com alguma pedrinhas mínimas misturadas, que eu já sei de experiências anteriores que favorece o crescimento radicular de raízes, a cerca de meio centímetro de profundidade.
Esses vasos estão em sítios relativamente protegidos e sofrem a consequência (positiva eu penso) do clima actual no Alentejo em Portugal. Nevoeiro toda a noite (providencia a humidade para a terra), sem nunca gelar. Não existe vento. Também durante o dia raramente aparece o Sol. A amplitude térmico varia entre o 4º e os 12º.
Infelizmente não tenho fotos desta fase, mas conto daqui para a frente actualizar com fotos das várias fases de crescimento das macieiras.
Até porque vou precisar de ajuda em relação aos procedimentos a tomar para orientar o crescimento para bonsai das plantas. Poda, rega, etc...
 |
|
|
 |
igor lins 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 28, 2007 5:33 pm Assunto: |
|
|
dei sorte! pulei umas etapas!
na minha geladeira as sementes nasceram! mas dentro da maça! _________________
 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 4:03 pm Assunto: |
|
|
Desculpem a INGNORAMSSA, mas as sementes devem permaner na geladeira até germinarem, ou apenas por alguns dias? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Dom Jun 03, 2007 6:25 pm Assunto: |
|
|
master.dom
Eu costumo deixar até germinar, só planto kuando a "linguinha" tem cerca de 1,5 cm .
O processo é bem mais rápido, se feito na primavera....pelo menos aki (Portugal) _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
|
|
 |
Eduardo
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 4:55 pm Assunto: |
|
|
Ola a todos
sou novo no forum e preferi começar a ler os tópicos sobre matérias, q eu acho melhor para absolver mais conteúdos e técnicas.
Quando vi esse tópico sobre germinação de maçã logo fui por em pratica. Fiz do jeito descrito pelo Willian, mais não deu certo!!
Mais eu esqueci algumas sementes de molho fora da geladeira, cerca de uns 4 dias, e quando percebi já estavam brotando!!
Será que dei sorte ou elas germinam facilmente assim?!
eu tenho as fotos dela, mais como eu disse, sou novo aki e ainda não aprendi como posso coloca las a diposição de vcs!! |
|
|
 |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
master.don escreveu: | Olá Amigo Kotta,
Muito Obrigado pela informação. |
De nada master
Só mais uma coisinha .... se cortares o bikinho da semente , vai ser mais rápido
A "amiga" kotta  _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|