FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - Que estilo é esse ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 20, 2007 5:54 pm    Assunto: Ficus - Que estilo é esse ? Responder com citação

Olá,

Este é meu exemplar de ficus (por sinal está um pouco debilitado- na seção "minha árvore sua opinião").

Não sei bem que estilo eu consegui obter, nem mesmo se está muito ruim como protótipo de bonsai.

Quem tiver dicas, sintam-se a vontade...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 20, 2007 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso,

Amigo, sua planta não está feia, vc pode trabalhar com muita facildade para o estilo Hokidachi (vassoura), só precisa abrir um pouco mais os galhos da direita e formatar a copa na posição adequada. Outra coisa, provavelmente vc comprou este exemplar em supermercado certo, alguns inclusive chamariam de mausai, e outros diriam até que não é um bonsai e sim um ficus trançado utilizado em jardins, pois bem, eu tb tenho um ficus que já foi trançado também e hoje é um tronco só e por sinal muito bonito. O primeiro paso seria vc colocá-lo em um escorredor e posteriormente em uma mamadeira, pois precisa engrossar este tronco para que ele se unifique e fique mais compacto. Segundo, vc precisa alimentá-lo bastante para que desenvolva mais rápido e produza mais galhos onde possa lhe dar oportunidade de trabalhar ouitros estilos. Outra coisa, vc pode trabalhar o ficus apenas com podas e ancoragem de galhos, pois o ficus engrossa muito rápido e marca os galhos. Outro estilo que vc pode usar é o varrido pelo vento. Espero ter ajudado. Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 20, 2007 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Estou tendo dificuldades de obter maior densidade de folhagem.

Estou usando uma colher de chá de farinha de osso ou de torta de mamona. Aumentando um pouco mais a adubação aceleraria o processo de crescimento da folhagem ?

Como eu fiz o transplante faz pouco tempo, já deveria fazer novo transplante para escorredor ?

O estilo vassoura (hokidachi) eu acho obvio demais...

Tem alguma dica pra eu conseguir um fukinagashi ?

Qual foi o tempo que levou pra você conseguir um tronco único a partir do tronco trançado ?

Grato
Fábio
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 20, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Se vc fez transplante a pouco tempo então não faça agora, aguarde chegar a primavera (setembro) e faça um transplante sem mecher na raízes, ou seja, apenas retire do vaso em que está e coloque em um escorredor de macarrão com substrato bastante drenante. Agora eu não entendi, se vc fez transplante por agora então não deveria estar adubando ainda, tem que aguardar a recuperação do sistema radicular, pois vc corre o risco de queimar as raízes mais finas. No momento que vc colocar em um local maior com certeza vai conseguir uma brotação mais intensa. Faça a mistura da farinha de osso com torta de mamona, misture bem, umedeça com fertilizante Biofértil Plus de NPK 8-9-9(ele contém micros e macros nutrientes), faça umas bolinhas e deixe ao sol pleno para curtir(se prepare que enquanto não seca ele emite um cheiro terrível, rsrsrs), após este processo guarde e espere a primavera para colocar em suas plantas, este método de alimentação de mudas em crescimento é utilizado pelo Mestre Hidaka. Espero ter ajudado, abraços.
Ps. Vai demorar um pouco a unificação do tronco, dependerá da alimentação e do local que estiver, se estiver na mamadeira o processo é mais rápido(mais rápido ainda seria se estivesse no chão), quanto ao estilo, aguarde o desenvolvimento dele, tvz vc tenha boas surpresas.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 23, 2007 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

complicado o estilo deste fícus. Ele está deitado como um shakan, mas a copa está mais para hokidachi. Tem que definir entre algum deles. Retire o arame do tronco, vai marcar e dificilmente você consegue reitirar depois. Quanto a ser considerado bonsai, eu mesmo não considero, pois o resutado que vi em um já velho no chão é de grandes marcas que apenas atenuaram com o tempo mas não sumiram. Tirei até foto, mas não estou em casa e assim não poderei te mostrá-la. Então prefiro te indicar que procure outro para cultivar. Mas nada impede que você continui a desenvolver seu fícus, gosto é pessoal.

T+
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Glauco: obrigado pelas valiosas dicas...

Eu só fiz uma adubação no início maio e outra faz alguns dias.

No período anterior eu reguei semanalmente com solução de hormônio para raizes (nos demais dias - rega com água pura).

Não sei se foi o correto...

O Biofértil Plus de NPK 8-9-9 que você usa pra fazer essas bolinhas é o concentrado ou diluído (se for diluído: em qual proporção).

No mais, terei paciência com o exemplar.

Tenho em mente que foi minha primeira tentativa, mas pra andar é preciso dar o primeiro passo...

Friedrich:

Tentarei tirar os arames do tronco sem perder a aramação já feita.

Se não der, farei nova aramação...

Não entendi bem a sua frase: "o resutado que vi em um já velho no chão é de grandes marcas que apenas atenuaram com o tempo mas não sumiram".

As grandes marcas a que se refere são pela aramação no tronco ou pela união dos troncos trançados ?

Tenho consciência que não é bem um bonsai que apresentei:
só espero que ele esteja mais apresentável que os ditos "bonsai" de supermercados... Acho eles uma piada...
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

as marcas eram do trançado, não estou em casa de novo, mas hoje pode ser que chegue mais cedo e te envio a foto.

T+
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 24, 2007 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano,

Amigo, utilizo o biofértil diluido na proporção de 5ml para um litro de água, lembrando que vc deve deixar a mistura umedecida por umas duas horas para ficar mais fácil a modelagem, se tentar misturar e modelar ao mesmo tempo, quando estiver secando a tendencia é esfarelar pois não houve a aderência correta. Quanto a aramação, eu concordo com o Darkaso que esta aramação pode marcar o tronco, mas se vc tiver cuidado e prestar atenção com cuidado vc pode retirar antes que isto aconteça, ou então trabalhar com ancoragem ou tensionamento. Em relação ao trançado, eu tenho um exemplar que já foi trançado um dia e que hoje ficou com uma textura interessante e que não ficou muito feio não, neste fim de semana postarei uma foto dele para que vc veja, deixei-o em um vaso grande e com liberdade de desenvolvimento para só trabalhar nos padrões a partir de agora, creio que depois de setembro colocarei mão a obra, mas lembrando a vc que este exemplar está com mais de 80 cm e por isso facilitou a união do trançado. Abraços fraternos.
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

alguém saberia me dizer qual a espécie exata desse ficus do amigo fabioso?
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Stokman,

é um fícus benjamina variegata.

T+
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pelo esclarecimento darkaso.

abração
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: