|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 11:30 pm Assunto: soluçao |
|
|
Amigos, O que eu iria falar o colega forista Joao Porto , acaba de postar!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 12:14 am Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!
Este tópico está sendo muito elucidativo............
Valeu João e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 1:38 am Assunto: |
|
|
Olá,
Arranque tudas e queime depois faça o transplante.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 14, 2007 6:04 pm Assunto: Galhas, besouros e bactérias |
|
|
Olá, Marçal
Desde o Bonsai 2007 tenho estado meio ausente do Fórum, devido ao excesso de trabalho. Mas os colegas já levantaram os pontos principais e até o tratamento. Por isso, vou somente acrescentar alguns detalhes.
Acho que o tubérculo é mesmo uma galha, que é o nome dado a estes bulbos provocados pela hipertrofia das células e tecidos da planta, como reação de defesa contra a presença de bactérias, como a Agrobacterium tumefasciens.
Neste caso específico não faço idéia de qual seja a bactéria, mas provavelmente ela está sendo disseminada pelo inseto (vespa, besouro) que se aloja na galha.
Convém lembrar que as ferramentas contaminadas fazem exatamente o mesmo que os insetos: passam as bactérias de um corte para outro e, pior ainda, para outras plantas.
Por isso é sempre recomendável a limpeza das ferramentas com água e sabão (e álcool) após o uso. Sobretudo, nunca se deve usar uma ferramenta em duas plantas, sem uma boa limpeza entre elas. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Lucas Perez
|
Enviada: Ter Jul 03, 2007 11:33 am Assunto: |
|
|
Eu tenho o mesmo problema com apenas uma calianrda rosa.
Esta esta plantada no chão e uso apenas adubo organico, eu observei que esta capsula só aparece quando a presença de uma larva( branca com laranja nas costas), esta larva infesta outras plantas mas principalmente as caliandras e jasmin anã.
Eu pude observar que ela afeta as sementes da caliandra, acho que ela deposita os ovos na semente e a arvore cria aquela bolha como defesa, observei os estagios seguinte:
A larva gruda no local onde a semente esta começando a se formar,
A larva deposita os ovos,
Cria-se as capsulas ,
Os ovos descascam e as larvinhas abrem pequenos buracos para sai da capsula, |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 07, 2008 2:53 pm Assunto: msg |
|
|
Ola ! estou com o mesmo problema em uma das minhas Caliandras, gostaria de saber se o colega resolveu o problema ? caso sim, como ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
crrossi
|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 12:41 pm Assunto: Galha de raiz |
|
|
olá pessoal...
tenho um ficus trançado, com aparência muito saudável, porém estão nascendo galhas entre o tronco e a raiz, mas não sei como postar as fotos aqui. Vou enviar por e-mail para o Mario.
a questão é: devo cortar as galhas? e depois o que faço para que não voltem? devo isolar o ficus das outras plantas para não contaminar?
por favor me ajudem...
um abraço. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Seg Fev 01, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
caro Crrossi,
No caso do seu ficus é uma galha bacteria citada aqui como Agrobacterium tumefasciens, que foi usada na Holanda para modificar geneticamente a Ficus benjamina.
Vc apenas não pode usar a mesma ferramenta do Ficus para outra senão pode transmitir, como aids com células humanas
O caso da Calliandra são insetos, vespas e besouros, que vivem por lá e retornam frequentente. A população de insetos da área tem de ser reduzida queimando-se as galhas, não só dos bonsais mas das plantas da redondeza.
Há um inseticida sistêmico faixa verde que pode ser usado como preventivo, após a retirada das galhas, depois verei o nome.
Na região dos cerrados há muitos tipos de insetos que ocorrem em ramos e folhas. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|