FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alguem sabe o que pode ser isso?????
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 11:30 pm    Assunto: soluçao Responder com citação

Amigos, O que eu iria falar o colega forista Joao Porto , acaba de postar!!! Att. Luciano.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Este tópico está sendo muito elucidativo............

Valeu João e
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 1:38 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Arranque tudas e queime depois faça o transplante.

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 6:04 pm    Assunto: Galhas, besouros e bactérias Responder com citação

Olá, Marçal

Desde o Bonsai 2007 tenho estado meio ausente do Fórum, devido ao excesso de trabalho. Mas os colegas já levantaram os pontos principais e até o tratamento. Por isso, vou somente acrescentar alguns detalhes.

Acho que o tubérculo é mesmo uma galha, que é o nome dado a estes bulbos provocados pela hipertrofia das células e tecidos da planta, como reação de defesa contra a presença de bactérias, como a Agrobacterium tumefasciens.

Neste caso específico não faço idéia de qual seja a bactéria, mas provavelmente ela está sendo disseminada pelo inseto (vespa, besouro) que se aloja na galha.

Convém lembrar que as ferramentas contaminadas fazem exatamente o mesmo que os insetos: passam as bactérias de um corte para outro e, pior ainda, para outras plantas.

Por isso é sempre recomendável a limpeza das ferramentas com água e sabão (e álcool) após o uso. Sobretudo, nunca se deve usar uma ferramenta em duas plantas, sem uma boa limpeza entre elas.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

OLHEM SÓ QUEM ESTÁ AQUI!!!

Saudades amigo, que bom que voltou!
Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lucas Perez

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Eu tenho o mesmo problema com apenas uma calianrda rosa.
Esta esta plantada no chão e uso apenas adubo organico, eu observei que esta capsula só aparece quando a presença de uma larva( branca com laranja nas costas), esta larva infesta outras plantas mas principalmente as caliandras e jasmin anã.
Eu pude observar que ela afeta as sementes da caliandra, acho que ela deposita os ovos na semente e a arvore cria aquela bolha como defesa, observei os estagios seguinte:

A larva gruda no local onde a semente esta começando a se formar,

A larva deposita os ovos,

Cria-se as capsulas ,

Os ovos descascam e as larvinhas abrem pequenos buracos para sai da capsula,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 2:53 pm    Assunto: msg Responder com citação

Ola ! estou com o mesmo problema em uma das minhas Caliandras, gostaria de saber se o colega resolveu o problema ? caso sim, como ?
crrossi

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 12:41 pm    Assunto: Galha de raiz Responder com citação

olá pessoal...

tenho um ficus trançado, com aparência muito saudável, porém estão nascendo galhas entre o tronco e a raiz, mas não sei como postar as fotos aqui. Vou enviar por e-mail para o Mario.

a questão é: devo cortar as galhas? e depois o que faço para que não voltem? devo isolar o ficus das outras plantas para não contaminar?

por favor me ajudem...

um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

caro Crrossi,

No caso do seu ficus é uma galha bacteria citada aqui como Agrobacterium tumefasciens, que foi usada na Holanda para modificar geneticamente a Ficus benjamina.
Vc apenas não pode usar a mesma ferramenta do Ficus para outra senão pode transmitir, como aids com células humanas
O caso da Calliandra são insetos, vespas e besouros, que vivem por lá e retornam frequentente. A população de insetos da área tem de ser reduzida queimando-se as galhas, não só dos bonsais mas das plantas da redondeza.
Há um inseticida sistêmico faixa verde que pode ser usado como preventivo, após a retirada das galhas, depois verei o nome.
Na região dos cerrados há muitos tipos de insetos que ocorrem em ramos e folhas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: