 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
asrengenharia
Registrado: 28/04/05 Mensagens: 12 Localização: Novo Hamburgo - RS
|
Enviada: Dom Maio 01, 2005 4:15 pm Assunto: Pequenos "hospedeiros" na terra do bonsai... |
|
|
Olá, quando tenho dado água ao meu bonsai (shimpaku), tenho notado pequenos insetos (na verdade nem sei se são insetos) de cor branca, bem pequenos, do tamanho de uma cabeça de alfinete e finos, e também uns outros que parecem mini-formigas.
É normal existirem pequenos insetos na terra do bonsai? ou isso deve ser algo para me preocupar?
Acredito que seja normal, pois a terra está lá, ao tempo, desprotegida e isso pode ser um "cantinho" para qualquer inseto, mas fica aí a minha dúvida.
Abraços!
André. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gabriel Vanzella

Registrado: 09/01/05 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 01, 2005 6:14 pm Assunto: |
|
|
Olá André!
Meu caro, o que deve estar vendo em seu solo, acredito eu, que seja sim, um inseto: um colêmbolo. Ou melhor, um não, muitos, brancos e que ao molhar o seu bonsai, eles "pulam".
Até onde sei são inofensivos e se alimenta de matéria morta do substrato, as vezes da casca do bonsai que fica úmida e mole (em contato com o solo) e de musgo; portanto, não precisa se preocupar.
Esses insetos são extremamente comuns, mas alguns gêneros estão entrando na lista de animais em extinção por serem sensíveis a impactos ambientais e pesticidas. Essa sensibilidade e abundância permite que sejam utilizados como um indicador para se medir o impacto de manejos agrícolas.
Bem, é isso. Há um site com bastante informação, mas o melhor é que há fotos. Dê uma olhada para ver se realmente são colêmbolos:
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Lab/1300/taxa/collembo.htm
(Anurida granaria deve ser o mais parecido)
Abraço |
|
Voltar ao topo |
|
 |
asrengenharia
Registrado: 28/04/05 Mensagens: 12 Localização: Novo Hamburgo - RS
|
Enviada: Seg Maio 02, 2005 8:21 am Assunto: |
|
|
Olá Gabriel!
Realmente parecem estes insetos, pois são muito brancos e muito pequenos, na água, eles ficam se "retorcendo" como se estivessem sendo afogados, o único problema é que preciso de um microscópio para compará-los bem com as fotos do site que vc indicou, vou ver se consigo coletar alguns e levar na faculdade para obter uma imagem ampliada, talvez seja uma boa maneira de identificar e tirar esta dúvida.
Obrigado!
Abraços.
André |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gabriel Vanzella

Registrado: 09/01/05 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Maio 16, 2005 8:47 pm Assunto: |
|
|
Fala André!
Estou curioso, são realmente colêmbolos?
Abraço! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
asrengenharia
Registrado: 28/04/05 Mensagens: 12 Localização: Novo Hamburgo - RS
|
Enviada: Seg Maio 16, 2005 9:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Gabriel!
Tinha esquecido de postar a resposta aqui! Desculpas !
Vc acertou em cheio, são Colêmbolos mesmo, eu os levei até o pessoal da engenharia de alimentos para utilizar os equipamentos de microscópio e eles se pareciam mais com o "Kalaphorura Burmeisteri".
Depois de um temporal que teve aqui que simplesmente "lavou" a terra do meu bonsai, não encontrei mais eles, mas de qq maneira parecem não fazer mal.
Valeu pela valiosa dica Gabriel.
Abraços! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|