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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Dom Jun 03, 2007 10:36 pm Assunto: Ajuda com Pinheiro Negro |
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Amigos,
Vim apelar aos amigos foristas para me ajudarem com um tremendo dilema que me encontro, tenho este Pinheiro a pouco mais de 07 anos e o adquiri como um mausai, pois aqui na Bahia é muito difícil encontrar algumas espécies, por isso na época não pude deixar passar a oportunidade. Este ano ele teve uma brotação muito forte e com isso um alongamento de galhos também, como ele estava muito cheio eu fiz uma pinçagem quase radical para que vcs pudessem observar melhor e poderem opinar com mais facilidade, já tem 02 anos plantado na mamadeira e vou trocar este ano, por isso não sei como está o nebari, a frente me agrada mais na 2º foto, mas estou sem saber quais galhos retirar para dar a conicidade correta do estilo Moyogi, quem puder fazer uma projeção eu agradeço. Abraços.
Ps. Esta aramação que fiz foi só para baixar os galhos e vcs poderem visualizar melhor, então desconsiderem este trambolho que fiz, logo após tirar as fotos eu retirei, rsrsrs.
Que galhos devo retirar ?
Acho que esta seria a frente, ou alguém tem outra opinião ? Estou aguardando sugestões por favor, rsrsrs.
Foto de uma lateral.
Foto do nebari, não dá pra ver nada ainda, em setembro irei retirar a terra para ver como está realmente.
Nas fotos o tronco parece fino mas não é. Espero que vcs possam me ajudar a trabalhar este Pinheiro, principalmente que ele é um dos poucos aqui na Bahia, rsrsrs. Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
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Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
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Enviada: Seg Jun 04, 2007 8:23 am Assunto: |
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Glauco,
Se me permite vou fazer algumas considerações. Acho que o primeiro passo seria você fazer uma correção na pinçagem. Vejo galhos onde você pincou todas as agulhas, o que não á aconselhável, outros apresentam desequilíbrio, por exemplo, dois brotos quando lado a lado devem ter as agulhas pinçadas igualmente, para que um não cresça mais que o outro. E por fim, você não pinçou o ápice. Se não o fizer prejudicará de sobremaneira a brotação mais baixa, visto que a força será predominantemente apical.
Dica : Pince as agulhas que estão em cima em embaixo do galho, deixando as laterais. Nos galhos do primeiro terço da árvore deixe 7 ou 8 pares de agulhas. Nos galhos da metade pince da mesma maneira porém deixe 4 a 5 pares de agulha, e por fim, nos galhos apicais pince deixando 2 ou 3 pares de agulha. Isto ajudará o equilíbrio da nova brotação. Nos galhos que você pinçar não esqueça de cortar as velas, são aqueles brotos alongados que se encontram nas pontas dos galhos, caso contrário a brotação continuará apenas na ponta.
Agora nunca pince todas as agulhas de um galho, sua perda será quase certa.
boa sorte |
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Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Seg Jun 04, 2007 8:52 am Assunto: |
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Wlson,
Obrigado pelas dicas, realmente o trabalho com Pinheiro Negro é um pouco difícil, na realidade em nehum galho eu retirei todas as agulhas o que acontece é que alguns só estão com agulhas nas pontas(brotando agora), um dos meus maiores erroas foi não ter feito a pinçagem na época certa e retirada e diminuição das velas, vou aproveitar ua dica em relação ao ápice. Valeu mesmo, obrigado. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
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Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Seg Jun 04, 2007 10:24 pm Assunto: |
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Será que nimguém tem coragem de arriscar uma projeção ? Sugestões de quais galhos tirar para refinar a estrutura ? Alguem com experiência em Pinheiros de plantão ? Help, rsrsrsrs ! Abraços a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Jun 05, 2007 1:37 am Assunto: bonsai |
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Glauco, alem das excelentes dicas do Wilson, o que poderia acrescentar seria sugerir que voce aramasse o caule, visando dar-lhe movimento sinuoso, visando formar uma estrutura no estilo moyogi.
Mestre Hidaka é contra a eliminação de galhos no inicio da formação de um pré, em razão de que, lá na frente, ao precisar de um galho, pode ser que tenha sido cortado, de maneira que não irá adiantar chorar, pois o pinus não responde a choro nem reza.
Então, mantenha pelo máximo de tempo a maior parte dos galhos de sua planta, inclusive por que ainda há muito que fazer, antes de se pensar em cortar alguma coisa aleatoriamente. Aproveite para, vez que pinçou as agulhas, cortá-las pela metade. Isso irá acelerar a nova brotação, que virá menor. Aproveite, tambem, e arame todos os galhos, mesmo os finos e aparentemente inuteis, dando-lhes movimentos adequados ao caule.
Dicas de aramagem:
http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html
Eis um bom exemplo, que "pesquei" na net, e que poderá auxiliar na formação de sua planta: _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Qua Jun 06, 2007 10:21 pm Assunto: |
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Caro Nick,
Muito obrigado pelas dicas, vou então manter por enquanto todos os galhos para que engrossem por pelo menos mais 02 anos, até lá manterei meu Pinheiro em uma mamadeira e como este ano devo reenvasá-la vou trocar todo o substrato do escorredor por areia grossa, caco de telha ou tijolo e 15% de terra vegetal. Mas me tire algumas dúvidas:
1. Nos galhos que pincei ficaram poucas agulhas, mesmo assim devo reduzir mela metade os galhos, brotarão novamente ?
2. Se eu cortar as agulhas pela metade a tendência não é queimarem as pontas ?
3. Cheguei a pensar em fazer uma poda reduzindo para 1/3 e educando um dos galho para ser o novo ápice, deixando assim a árvore mais compacta. O que vc acha ?
Novamente muito obrigado pelas dicas, principalmente que sei que na volta de Ribeirão Preto vc pegou uma virose e não estava muito bem, desejo melhoras. Abraços fraternos.
Ps. Como foi que Léo se comportou por aí ? Trabalhou mesmo ou só enrolou ? rsrsrs. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Sex Jun 08, 2007 11:03 am Assunto: bonsai |
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Glauco, uma vez que voce já adiantou algum trabalho em seu Pinus, o melhor, agora, é diexá-lo recuperar-se bem, principalmente considerando esses dois anos que voce irá garantir o desenvolvimento. Então, por ora, não se preocupe em pinçar, ou cortar as agulhas.
É verdade que, cortando as agulhas, elas "queimam" as pontas. Mas em seguida, reinicia-se novo ciclo, brotando novas acídulas com tamanho menor que o anterior.
Quanto ao Leo, voce é baiano tambem e conhece o espirito divertido e prazeiroso que surge nesses encontros em que grandes e bons amigos se reunem para tratar do apaixonante assunto bonsaistico, né? Sobra espaço para aproveitarmos bem e nos divertirmos da melhor maneira possível, saudavelmente falando.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Kinashi
Registrado: 16/02/06 Mensagens: 27 Localização: Belo Horizonte
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Enviada: Sex Jun 08, 2007 7:49 pm Assunto: Re: bonsai |
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Prezado Sr. Glauco,
Uma pequena dica: As acículas (e não acídulas) são cortadas em função de ajustar, localmente, regiões de maior ou menor necessidade de equilíbrio fisiológico (não conseguido através das pinçagens periódicas), servindo-se, indiretamente, na manutenção visual do acabamento da planta, em apenas uma época do ano, o inverno. As podas de comprimento realizadas nos dias mais frios e de maior umidade dão um melhor “acabamento” das pontas queimadas, deixando-os com uma menor extensão de cor marrom (queimado). As acículas cortadas denominam-se “yaki-ireba”, pelas extremidades, certamente, queimadas como explanado, o que nao interferem na vida útil destas, permanecendo-se com o mesmo tempo de vida, das folhagens sem intervenção de corte. Não existe tampouco, a aceleração da queda das mesmas e sua substituição por acículas novas, havendo pois, pelo contrário, o possível armazenamento extra de enzimas em função do estímulo provocado pelo corte, e a tramitação extra de líquidos para a cauterização da região de corte da folha. Todavia, caso seja de interesse a redução de volume das folhagens, deve utilizar-se da básica e tradicional pinçagem. Quem sabe o efeito de queda posterior por corte, seja predominante nos espécimes de folhas anatomicamente mais largas...
Desculpe-me a intromissão!
Abraços!  |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Sex Jun 08, 2007 9:48 pm Assunto: bonsai |
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Nada como um pouco de teoria para ajustar os "pingos" nos "is", como se costuma dizer.
Entretanto, a prática é um pouquinho diferente do descrito. Mas concordo que a palavra correta é ACÍCULA: folha fina e pontiaguda, presente em várias plantas, esp. nas pináceas (Houaiss).
Na verdade, o corte das folhas não visa a reduzir o volume das folhas, mas sim, seu comprimento. Talvez não ocorra a aceleração da queda das folhas antigas ou tampouco sua substituição por novas. Talvez. Mas poderá ocorrer, vez que tal processo pode tanto apresentar o resultado descrito quanto outro, diverso desse, que é justamente o que buscamos com o emprego desse trabalho.
Quanto ao resultado alcançado, não se trata necessariamente de espécimes de folhas mais largas. O texto em questão desenvolvido pelo Sr.Kinashi refere-se aos pinus da variedade conhecida por Branca: Goyomatsu. As acículas dessa planta são mais sensiveis que os da variedade Kuromatsu, mais resistente ao nosso clima, e que, talvez (talvez) responda de maneira diferenciada em razão disso mesmo.
Naturalmente, não se pode apressar a queda de uma folha simplesmente pelo seu corte. Com certeza, ao ter interrompido de maneira brusca a circulação de seiva, a planta irá refrear o impulso elétrico necessário para sua continuidade, fornecendo a cada vez menos aporte de liquido para a acícula, concentrando esforços, então, em emitir nova brotação, oportunidade em que, tendo a acícula "velha" ficado sem seu aporte constante de nutrientes via seiva, acabará por fenecer por completo, vindo a cair, fornecendo então "espaço" para a nova acícula vicejar (brotar).
Claro que tal curso de progresso será gradativo e não imediato, como quer parecer as colocações pertinentes feitas pelo Sr.Kinashi. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Kinashi
Registrado: 16/02/06 Mensagens: 27 Localização: Belo Horizonte
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Enviada: Sex Jun 08, 2007 10:55 pm Assunto: Re: bonsai |
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Prezado Sr. Nickfury,
Como muitos “espectadores” sabem, tenho uma leve queda pela espécie!...
O explanado trata-se de técnica utilizada, exclusivamente, para o kuro-matsu, ou seja, o conhecido pinheiro-negro japonês. O goyou-matsu não tem em nenhuma época de seu cultivo, o corte de acículas em comprimento, por já serem diminutas por espécie. Isto não acontece em nenhum lugar do Japão... Os aka-matsu, pelo contrário, não as têm cortadas, por cultura do caminho, sendo apreciada a delicadeza do conjunto em si, formados pelas longas folhas... Como nos contextos antigos de fóruns extintos, ainda existem várias outras variantes, do gênero, cada qual com características distintas de cultivo.
Admiro seu entusiasmo Sr. Nickfury, mas temos muito a aprender, não?
Ainda mais se tratando do assunto “matsu” em território sul-americano!
Espero ter ajudado!!
Abraços, e bons estudos!  |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Sáb Jun 09, 2007 1:17 am Assunto: bonsai |
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Certamente o sr. Kinashi poderia estar mostrando alguns de seus trabalhos com Matsu, para ilustrar melhor suas palavras, pois não?
Ficaria enormemente honrado em poder apreciar, aqui no forum, alguns de seus pinus kuromatsu, obviamente trabalhados com primor e perfeição técnica, vez que, como muitos "espectadores" sabem, o sr. Kinashi tem uma "leve" queda pela espécie, e isso, é claro, deve estar mais que evidenciado em seus bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Kinashi
Registrado: 16/02/06 Mensagens: 27 Localização: Belo Horizonte
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Enviada: Sáb Jun 09, 2007 2:09 am Assunto: Re: bonsai |
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Prezado Sr. Nickyfury,
“... Com certeza, ao ter interrompido de maneira brusca a circulação de seiva, a planta irá refrear o impulso elétrico necessário para sua continuidade, fornecendo a cada vez menos aporte de liquido para a acícula, concentrando esforços, então, em emitir nova brotação, oportunidade em que, tendo a acícula "velha" ficado sem seu aporte constante de nutrientes via seiva, acabará por fenecer por completo, vindo a cair, fornecendo então "espaço" para a nova acícula vicejar (brotar)...”
Como podem perceber os demais entusiastas da cultura dos matsu, deste grande país, existe um paradigma na citação, comum a grande maioria dos espécimes envoltos no cultivo de Bonsai, mas, basicamente, contraditório no que envolve ao cultivo das populares coníferas. As acículas que caem por motivos diversos (secas, doentes ou mesmo, pinçadas) criam “pontos mortos” chamados de “shitten”. Tal denominação é oriunda da característica fisiológica natural dos pinheiros de desidratar o ponto-base entre o galho (rama) e a acícula. Em vista de tal condição específica, é de conhecimento dos iniciantes do cultivo desta espécie, do surgimento de novos brotos, indubitavelmente, somente nos locais onde existem as referidas acículas, ou seja, a brotação só é permitida em função da remanescência de acículas que são estrategicamente posicionadas, para que ali se desenvolvam as futuras ramas, salvo algumas exceções, onde galhos novos de muita vitalidade "soltam" alguns esporádicos brotos. O beabá da construção estrutural faz-se deixando-se folhas, onde têm-se interesse em que desenvolvam-se novos brotos, e não o contrário, como se observam em outras espécies, cujo estímulo de brotação faz-se mediante a poda completa de folhas. Os brotos dos matsus desenvolvem-se a partir do centro de suas acículas, ou mesmo, paralelo, ao “pé” destas folhas. Em suma, quando uma folha é retirada, ali não se origina uma nova… Pelo menos não no Japão…
A temática sobre os tradicionais pinus são por demais complexas, como deve notar, e notoriamente, reconhecer tal complexidade, pelos passados relatos sobre os mesmos, de conhecimento de vários de nossos camaradas foristas.
Mas pelo contrário, tenho muito interesse no trato junto as primaveras, pelo qual tenho notado, uma grande experiência de sua parte, em vista dos tópicos expostos. O grande porte das “estacas” vistas em demais fotos, é impressionante!
Gostaria de aprender mais sobre as técnicas utilizadas sobre elas, uma vez que temos uma maior facilidade de acesso à estas espécies, aqui em Minas Gerais.
Desculpe-me, novamente, em comentar sua digna explanação Sr. Nickyfury, sendo que peço minhas humildes escusas em sugerir complementos ao seu rico texto.
Abraços!  |
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Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Sáb Jun 09, 2007 6:30 pm Assunto: |
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Caros amigos Nick e Kinashi,
Agradeço muito a riqueza de informações explanadas por vcs, sempre que bonsaístas de tal porte discutem(no bom sentido é claro) um determinado tema, é garantia total de orientações específicas e de uma gama de pormenores que dificilmente encontraríamos em apenas uma literatura. O pior de tudo, é que no final desta estória eu percebi que cometi vários erros no manuseio de meu Pinheiro que não sei se poderei recuperá-lo na forma que pretendo, neste final de semana irei aramá-lo e verei como ficará. Tão logo o faça colocarei fotos mostrando os erros e acertos. Abraços fraternos.
Ps. Hoje ele está em um substrato com relativo percentual de argila e matéria orgânica, estou pensando em pela primeira vez colocá-lo em um substrato contendo 50% de areia, 30% de cacos de telha ou tijolo e 20% de terra vegetal, e mantê-lo por mais 02 anos em uma mamadeira, estarei certo neste procedimento ? _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
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Kinashi
Registrado: 16/02/06 Mensagens: 27 Localização: Belo Horizonte
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Enviada: Seg Jun 11, 2007 9:07 am Assunto: |
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Prezado Sr. Glauco,
Utilize-se de substrato único de pedriscos, tentando assegurar-se da manutenção de umidade pela presença de granulometria reduzida (à partir de 1 à 2mm). No Japão, nas ilhas de Okinawa, não há inverno, sendo presente na maior parte no Ano, estações de alta temperatura, onde os matsu são cultivados, sem material complementar (orgânicos / inorgânicos) para a retenção de umidade.
Apesar da regra básica verde-amarela, duvidosa, onde coníferas “devem” ser cultivadas a sol pleno, ou por período superior a mais de 8 horas, pelo contrário, mesmo no Japão, as transições onde as temperaturas alcançam seu ápice, os matsu ficam resguardados sob a sombra de “yoshizu”, extensas esteiras de palha, utilizadas, unicamente, para este fim, durante toda uma temporada, exceção, naturalmente, para os exemplares cultivados em solo.
Em suma, não hesite em utilizar-se de sombrite, ou em transportar seus exemplares para locais arejados e sob sombra, durante horários de sol a pino (mesmo que, exaustivamente, torne-se complemento de sua rotina...).
Cultivá-los no nordeste, nunca tratou-se de empecilho à espécie, conhecendo colegas conterrâneos que têm seu cultivo de forma normal, sem os ditos tabus envolvendo problemas de desenvolvimento retardado, ou franzino.
Abraços!  |
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Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
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Enviada: Seg Jun 11, 2007 10:04 am Assunto: |
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Caro Sr. Kinashi,
Agradeço muito sua atenção em transmitir tais conhecimentos em relação a uma espécie a qual sou apaixonado, mas que tem o grande empecilho de ter pouco material didático e principalmente em função dos vários tipos de clima de nosso país. Vencerei meu próprio pré-conceito e utilizarei apenas pedriscos como meu substrato agora em setembro(próximo reevase), mas se permite explorar um pouco mais seus conhecimentos, me informe se além de adubá-lo fortemente em período apropriado deverei colocar uma mamadeira com substrato orgânico para super alimentar meu Pinus. Em relação a planta em questão, devo pinçar mais forte e retirar alguns galhos no ápice para direcionar a seiva ? Estou pensando em fazer uma nova aramação para dar maior movimento ao tronco(como me foi sugerido neste tópico) e também fazer a total aramação dos galhos, seria o certo ? Devo retirar os galhos que estejam no mesmo patamar ? Desculpe se estou abusando da sua boa vontade, e fique a vontade se não quiser responder.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
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