|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Minotauro 1.o PASSO

Registrado: 09/08/06 Mensagens: 100 Localização: Nilópolis, RJ.
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 5:00 pm Assunto: Pinheiro Negro |
|
|
Olá Bonsaístas de plantão!!! Estou com duas mudas de pinheiro negro de aproximadamente 3 anos de idade oriundas do Nipon Bonsai. No dia 21 de maio de 2007, reenvasei no escorredor de macarrão com substrato na seguinte proporção: 40% de Pedriscos; 40% de Tijolo Moído; 5% de Areia e 5% de Humus de minhoca. Tá legal esse substrato?? Acho bastante drenante.
Acontece que as pontas de suas agulhas estão secando. É normal acontecer isso???
Agradeço a atenção.
Minotauro. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 9:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Como tá o frio em sua região?
Ao reenvasar, voce lavou as raízes e eliminou toda a terra anterior, ou manteve tudo e apenas acrescentou o substrato que preparou para preencher o espaço vazio do escorredor?
Hulmus de minhoca em pinus para quê? Isso é bom para hortaliças, digam o que quiserem.
Adubação só após 45 dias transcorridos desde o primeiro dia do reenvase. Antes disso, é risco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Minotauro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 11:21 pm Assunto: |
|
|
Meu caro nickyfury, agradeço pelas dicas, mas quero esclarecer que sou apenas iniciante nessa arte de bonsai e sei que tenho muito a aprender.
Bom! Qt ao tempo aqui no Rio, está bastante frio. Pelo menos para nós daqui q somos acostumados aos 40ºC. Está variando entre 15 a 25 graus de temperatura.
Ao reenvasar eu apenas desbastei o torrão. Não eliminei a terra nem ao menos cheguei a lavar as raízes. Li em outro artigo que lavar as raízes dos PN não é bom.
Meu caro, vc pode ainda e dar uma dica de adubação???
ais uma vez agradeço por td!
Minotauro. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 1:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Desculpe-me, mas tambem sou um aprendiz, eternamente aprendendo e tornando a aprender, pois esse é o melhor caminho para tornarmo-nos alunos sagazes e aprendizes vorazes.
Creio que, em decorrencia dessa queda na temperatura, talvez possa estar aí a chave para explicar a razão da queima nas pontas das folhas dos pinus.
Quanto a adubação, eu uso torta de mamona+farinha de osso, durante um período, alternando com osmocote, adequando da melhor maneira possivel, para não faltar nutrientes para meus pinus, que estão todos, exceto tres, em crescimento e desenvolvimento.
Nas mudas formadas a partir de semente, que agora estão atingindo o terceiro ano, tenho aplicado adubo liquido somente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Minotauro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 9:59 am Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury! Foi de grande valia suas dicas.
Abraços!
Minotauro. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|