FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução de minha primeira jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MArcus Welte

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 8:13 pm    Assunto: Evolução de minha primeira jabuticabeira Responder com citação

Olá amigos, é um prazer poder participar desse forum. Esta é a minha sugunda participação e digo com verdade que estou aprendendendo muito com todos os topicos que já li. Fiquei impressionado pela vontade de todos em ajudar aqueles que estão começando. Desde já muito obrigado.

Adquiri minha Jaboticabeira em meados de 2005. Eis as primeiras fotos:

Tive a colaboração de um bonsaista: Valdir Hubbos que me auxiliou e sugeriu um futuro promissor para a minha planta:

Hoje em 2007 elas estão assim e gostaria de compartilhar com os amigos:

Gostaria que os colegas dessem suas opiniões, pois vão ser de grande valor.
Um grande abraço
Marcus Welte
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MArcus Welte

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 7:32 am    Assunto: Gostaria da opinião dos colegas Responder com citação

Caros colegas deem suas opiniões, para que possa aprender, pois esse é o meu primeiro trabalho.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 9:23 am    Assunto: jaboticaba Responder com citação

Marcos, Planta muito promissora, quando vista nas primeiras fotos. Ela da pra fazer um monte de coisas, porem quando vemos a projeçao do Valdir! Ele acertou em cheio! E vendo as fotos dela junto a teu filho e em cima da mesa e que se tem a certeza de que o desenho do Valdir , esta certo! Cara ela e muito boa, tem um começo muito bom e a copa ficara linda depois de compactada! Em Agosto desfolhe ela, isto provocara mais folhas! Att. Luciano.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Marcus, concordo com o Luciano que o desenho do Valdir esteja muito bom. Apenas aconselharia manter a copa com menos conicidade como mostra o desenho pois, jabuticabas, não tem aquela estrutura de folhagens. Assim que você fizer a desfolha geral, fotografe e coloque aqui pois nossos amigos terão uma visão melhor.
Começou muito bem meu amigo. Com a planta certa, com a estrutura de galhos adequada e, com a ajuda do Valdir que é um excelente artista de bonsai.
Parabéns!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Bela jabuticabeira, diminuindo a conicidade como disse o Dom Mário ela ficará perfeita, ai é só achar um vaso ideal e ter um belo bonsai.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
_newbe
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 1:39 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente a evolução da sua planta.

Futuro promissor!

Me entusiasmei com a "encorpada" do tronco nestes dois anos... Twisted Evil

Como tem sido a adubação?
"Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas 2 anos, show de bola!
Segue as dicas do pessoal e ela ficará muito mais linda.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

...

Também acho... vai ficar um belo bonsai Exclamation

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 8:02 am    Assunto: Responder com citação

MArcus Welte,

Muito boa sua jabuticabeira. Tenho cerca de 10 bonsai de vários tamanhos todas frutificando. Jabuticabeiras gostam muito de água. Mantenha um elevado teor de umidade e boa adubação e ela intensificará a brotação. Dom Mário está correto. Se você não diminuir o volume de sua planta com o tempo ela vai ficar muito grande e perderá o formato. Não espere os galhos ficarem grossos para podar. Vá fazendo pequenas podas para manter o formato na medida em que sua planta vai brotando.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 1:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcus, voce está com um ótimo material em mãos. Basta um pouco mais de treino, para que ela responda de maneira satisfatória. Eu aconselharia o uso de arames, para condicionar a estrutura da copa, ao invés de usar fios de nylon. Tracionar é interessante quando voce possui uma estrutura já formada e quer apenas dar uma "abaixadinha". A aramagem possibilita uma condução melhor, vez que voce poderá, inclusive, direcionar melhor os galhos, incluso o ápice, que ainda está baixo, tendo em vista a altura total proposta para sua planta. Very Happy

Deve-se ficar atento apenas quanto aos arames. Evite apertá-los muito, mas mantenhos firmemente posicionados. Como está cuidando bem dessa jabu, certamente sua atenção quanto a uma possível marcação pelos arames será observada à tempo, evitando isso. Very Happy

O ideal será desfolhar toda a planta, visualizar uma boa estrutura, cortando e podando os galhos com vistas a adquirir conicidade, e em seguida, aramar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MArcus Welte

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 3:53 pm    Assunto: Estou muito contente Responder com citação

Muito obrigado pela força. Vou tentar colocar em pratica todas as propostas.
Sabe colegas, já tentei participar de alguns foruns por sí, mas com a atenção de voc~es não tem igual. Sabe qual o resultado disso? Estarei pronto para ajudar a todos que quiserem e inclusive indicar o forum para todos que conheço e que estão se apaixonando pela arte.

Sei que vou ter varias duvidas, mas conto com todos vocês.

Muito Obrigado

Marcus Welte..
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus, bem vindo ao fórum e parabéns pela jabu!
Sou de São Carlos, mas tenho minha clínica em Araraquara, onde deixo algumas de minhas plantas, se vc quiser aparecer é só falar.
Meu email é: psgarcia@uol.com.br

Um grande abraço e

Té mais...
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcus.

Depois de desfolhada, podada e aramada... Qdo ela emitir novas brotações vc pode deixar somente duas folhas em cada broto cortando a parte central além das duas folhas... Ela vai emitir dois novos brotos (um em cada folha) e pode fazer o mesmo com esses tbem...Vc vai consequir uma boa compactação de copa... O aumento de folhas é de duas pra quatro e quatro pra oito... Assim vc conseque um grande número de folhas com pouco caule fazendo uma compactação mais ou menos assim...

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Amigo com esse novo desenho q Paulo fez ela vai ficar mais bonita q ja esta ....
Parabens
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 6:58 pm    Assunto: projeçoes Responder com citação

Amigos , Esta projeçao do Paulo, foi magistral!!!! Demais , e em pouco tempo ficara assim !!!! O que falar depois disto??? Att. Luciano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: