|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 2:29 pm Assunto: |
|
|
agora vc me deixou mais curioso ainda kkkkk
tudo bem quando puder coloque pra gente ....kkk
obrigado ....
OBS: nos somos curiososssssssss........kkkkkkk |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 3:21 pm Assunto: |
|
|
Valeu mesmo Clelvis... O resultado do teu trabalho no tronco ficou mto legal... Ficamos com mais segurança pra fazer tbém.
Abraço. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Jun 11, 2007 6:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo Clelvis,
Muito obrigado por nos passar estas fotos, mas o pior que aumentei a minha dúvida, rsrsrs, no seu trabalho deu para ver que após rachar o tronco foi feita uma torção, depois foi enrolado com ráfia e depois aramado para efetuar novamente a junção, já no trabalho do Tramujas, em uma das fotos(3º foto), após dividir o tronco ao meio um dos lados foi enrolado com ráfia, surge a minha pergunta, a outra metade foi retirada ?e se não foi, como ele uniu as duas metades se um dos lados foi enrolado com ráfia ? sendo assim não haveria mais contato da seiva para haver uma cicatrização. Desculpe tantas perguntas, mas é uma técnica que não conhecia e achei muito interessante.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
cbono
Registrado: 29/11/06 Mensagens: 57 Localização: Diamante do Norte -PR
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 8:32 am Assunto: |
|
|
OI Glauco,
No meu juniperus eu rachei o tronco e em seguida passeia ráfia, coloquei dois arames no sentido do tronco, passei ráfia novamente e aramei para em depois fazer a torção, no trabalho do Tramujas ele só tinha galhos na parte mais alta da planta, o que ele fez foi dividir o tronco em dois, ele não eliminou a outra metade ela se tornou um galho na posição que ele precisava e não tinha mais baixo,consegui achar uma foto que acho que vai esclarecer a sua dúvida,
espero ter ajudado um pouco,
Abraços, Clelvis. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 9:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Um album do Kimura mostra esta técnica sendo aplicada, inclusive, na partição do caule em direção das raízes, visando deixá-las à merce do cultivador, que assim consegue "enrola-las" para caberem dentro do vaso, e com isso diminuir a altura total da planta.
Em um curso ministrado pelo Tramujas, aqui em Brasilia, pedi a ele que mostrasse essa técnica em um junipero que tinha. Ele fez o mesmo procedimento: racha o tronco ao meio, une os dois lados, fixa arame-tutor no sentido do caule, aplica-se a ráfia, e novamente arame, dessa vez com voltas, para só então girar o tronco e fixá-lo no sentido que interessa. Tentarei obter as fotos, que devem estar num dos vários CDs que possuo, para postar e compararem com as que o colega mostra. É realmente um trabalho interessante, mas que deve ser executado com calma e na época certa, para evitar perda de seiva.
E como todo trabalho drástico, só é viável fazer, quando temos um tronco excessivamente reto, sem atrativos, ou sem galhos nas posições adequadas. Do contrário, é melhor usarmos recursos mais tranquilos e menos estressantes para a planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:20 am Assunto: |
|
|
Clélvis,
Valeu mesmo, estas fotos tiraram minhas dúvidas, excente dica.
Abraços.
Nick,
Se possível coloque mesmo as fotos que vc tem sobre a aplicação desta técnica, fiquei bastante interessado, resolveria alguns problemas que tenho, resta saber o seguinte, só funciona com Juníperos ? Quais espécies tolerariam esta aplicação relativamente radical ?
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 11:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, acredito que isso funcione apenas em juniperos. O bonsaista David Yamamoto fez um trabalho parecido em um resedá, se não me engano, partindo o tronco, mas demorou bastante para fechar a cicatrização e a planta quase foi para o espaço. Vi recentemente uma matéria em uma revista japonesa em que foi feito um corte no terço médio superior de um pinheiro, visando forçar uma curvatura, com grande sucesso.
Um ficus tambem creio que aguentaria bem um trabalho drástico como esse. Principalmente se considarmos o uso da técnina para melhorar o visual daquelas plantas em que trançam os caules.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 11:06 pm Assunto: |
|
|
Nick,
Muito obrigado, tenho alguns juníperos que farei alguns testes para ver se funciona no clima daqui, farei também testes com ficus por seu uma planta mais simples resistente, cada dia aprendo mais alguma técnica que jamais imaginava existir graças a boa vontade dos foristas mais experientes.
Abraços e obrigado novamente.
Ps. Mas assim que puder coloque as fotos sobre o assunto, algumas imagens valem mais que várias palavras. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|