FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com minhas mudas.....SOS
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 4:58 pm    Assunto: Ajuda com minhas mudas.....SOS Responder com citação

Tenha alguma smudas que acho estarem na hora de começar a mecher......(inclusive ja fiz alguma coisinha nelas hoje mesmo...)

Mas eu nao tenho muitas ideias e nem sei como fazer direito..... entao se puderem opinar....

Esta é uma muda de jabuticaba, - dsfoliei um pouco pra vcs poderem ver melhor - deve estar com uns 50 cm.

Esta eu nem sei que planta é.... parece azaleia, mas a folha é lisa e o tronco um pouco semelhante. aramei ela hoje.... e ainda esta num canteiro que uso pra fazer pegar as mudas que arranjo por ai....

Esta goiabeira,.,,, peguei na beira da estrada.... um ano atras... hoje fiz alporque nela.

E esta arueira chorao,,, tem mais de 1 ano que esta no chao pra crescer,.. hoje cortei a ponta e fiz ums cortes logo acima de gemas.. vi aqui no forum essa tecnica pra ajudar a nasceren galhos.... heheresrs vamos ver se fiz certo...

Gente.... desculpa ai se coloquei muita coisa de um avez só....
Qualquer ajuda será bem vinda..
Valew.
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

E ai povo...
Niguém tem dicas pra me dar.....??????
Qualquer comentário!??!?!?!?... nem que seja pra dizer que estas plantas nao vao dar um bom bonsai.... eu nao tenho experiencia!
Preciso de ajuda!

valew!
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nivorley,

Eu não consigo ver as fotos, mande por e-mail para mim que eu faço umas projeções e m,ando para você.

joaoporto34@yahoo.com.br

um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 6:40 pm    Assunto: Singela opinião de um iniciante Responder com citação

Tudo bem com voce, desculpe pela demora em responder.

Bem, no caso do ficus faria um poda drastica para estimular a brotação mais proxima do solo, e também colocaria numa mamadeira.

Quanto a segunda planta so verifique se a aramação não ficou muito apertada para que não cause nenhum ferimento na planta.

A goiabeira é uma planta que não tenho, mas nestes encontros e conversar com outros bonsaistas ja ouvi disser que é uma planta que não conseguimos bons resultados com alporquia.

Na minha modesta opinião todas suas plantas tem grande potencial, o resultado final sempre depende do carinho e atenção que o onsaista tem para com a planta. Lembre-se sempre da regra numero 1 do Sr. Mario sobre bonsai "tenha paciencia". De o tempo certo para sua planta se recuperar e execute um procedimento por vez na sua planta e enquanto sua planta se recupera navegue pelo forum, tem materias excelentes que muito ajudará no cultivo de suas plantas.

Foristas, estas dicas é de um iniciante e esta aberta para os menbros do grupo para correções. Nosso objetivo maior é a ajuda mútua.

Abraço

Edmilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Edmilson pelas dicas.... só a primeira planta e um ajabuticaba e não ficus.
Vou procurar fazer o melhor.
E obrigado ao João Porto, que me ajudou por e-mail.

Valeu povo.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:57 pm    Assunto: Desculpe Responder com citação

Desculpe o enorme engano, sendo uma jaboticabeira vai devagar na poda.

Espero que tenha sido útil meus comentários, e aguardo que outros foristas irão falar

Abraço

Edmilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
zigfreud33

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigo, sei como é a sua preocupação inicial em trabalhar suas mudas!

Pra lhe ser sincero, acredito que somente as duas primeiras plantas apresentadas possam dar um belo bonsai, isso pq a goiaba é um planta mais dificil de se mexer e tem folhas muito grandes, e a arueira chorao cresceu demais pra cima e não desenvolveu copa, o que vai te exigir um trabalho muito grande em cima delas, então é melhor descartar e adquirir mudas que digamos são pre bonsai, mudas com tendencias muito grandes para o bonsai.

Agora na sua jabuticaba, faça o seguite, na foto reparei que ela esta plantada em um saco plastico com terra, tire a deste saco, tire a terra vermelha que esta nela mas não mexa muito nas raizes para que a planta não sinta muito e a plante em um escorredor de macarrão para que ela se desenvolva melhor! Uso o seguinte substrato:

40 % Caco de tela ou de tijolo (bem pequenos 2 ou 3mm)
40 % Pedriscos - Pedinhas (bem pequenos 2 ou 3mm)
20 % Ulmus de minhoca

Este é um substrato ideal, onde sua planta terá humidade suficiente, e como é um substrato granulado as raizes se desenvolveram mais rápidamente.

Faça isso com a segunta planta das fotos, se não me engano é uma primavera, tire a do chão e a coloque no escorredor também, use o mesmo substrato, e o inverno acabar comece a adubação organica de 20 em 20 dias!

Qualquer dúvida entre em contato.

artevivabonsai.vila.bol.com.br

Msn: zigfreud33@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Edmilson e Zig, muito obrigado pelas dicas e observações

... ja disse alguém aqui no forun que nos iniciantes somo muito afoitos e ansiosos, queremos transformar qualquer plantinha que vemos em bonsai e rapidamente....
é assim que me sinto a um ano e meio... rsrshehehe
mas com a ajuda de vcs estou aprendendo muita coisa. Realmente este forum é ótimo!

O Zig.. depois decolocar no escoredor, posso deixar o escorredor na terra direto no chão? tanto faz?...

Vale povo!!
zigfreud33

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Não amigo, vc só colocara o escorredor em outro vaso quando as raizes da planta começarem a sair por baixo do escorredor, se as raizes sairem primeiro pelos lados espere, ai vc prepara uma bacia com o dobro de tamanho do escorredor com subtrato bem adubado e coloque o escorredor na mamadeira!

artevivabonsai.vila.bol.com.br

Msn: zigfreud33@hotmail.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: