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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
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Enviada: Qui Jun 21, 2007 3:21 pm Assunto: |
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vhobus escreveu: | Ok...
Viva la libertè!
Adiós |
Valdir, vc se retirou do fórum ou só deste tópico? percebi que até o seu avatar não tem mais foto  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
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fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
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Enviada: Qui Jun 21, 2007 5:35 pm Assunto: |
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Gente, gostei muito q o Luciano, mesmo sem nenhuma intenção, tenha postado algo q nos leve de novo à essa discussão, pois para mim parece que foi o complemento, e com exemplos, da última, só que a diferença é que está sendo muito mais elucidatória e educativa, com todo o respeito de todos com todos.
E digo mais, essa planta do Hidaka é uma aula, para bons entendedores...
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
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Ricardo RFA
Registrado: 15/05/07 Mensagens: 80 Localização: São Paulo
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Enviada: Qui Jun 21, 2007 10:13 pm Assunto: |
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Fala Pessoal... é muito difícil eu postar algo por aqui....leio muito mais que escrevo.
Mas após ler tudo isso e a opinião de todos vocês, acho que pela minha visão, o assunto pode ser visto de outra forma.
É facil perceber que este pinheiro é do Sr. Hidaka, mesmo eu que o vi apenas uma vez na vida e vi as plantas dele ao vivo tb apenas 1x ao vivo. O resto apenas pela internet. Todos sabem que ele adora essa planta e sem sombra de dúvida é um mestre em trabalha-las
Sr. Hidaka é fantástico... para mim realmente um mito! Bom demais!
Agora eu pergunto:
Será que se esse pinheiro ou se fosse outra planta, que fosse um pouco mais difícil identificar o criador, seria tão ovacionado assim por "fugir das regras"?
Será que não haveria opiniões ou sugestões de melhoria para esta planta?
É indiscutível a beleza deste bonsai. Eu particularmente prefiro bonsais com copa mais cheia. É um gosto pessoal meu.
Mas se seu "criador" fosse o Zé da esquina, e vocês não conhecessem nenhum outro trabalho dele, apenas uma única planta....seria tão "genial" assim e impassível de melhora?
Acredito que falta um "pouco" mais de personalidade e "atitude" para assumirmos nossas plantas.
Não digo que somos melhores ou piores que ninguem... somos nós mesmo... se a planta não tem estilo "conhecido" e agrada a quem fez. Isso basta.
Porém acredito também que as regras SÓ devem ser ignoradas após serem conhecidas e muito bem trabalhadas.
As regras mostradas em livros são para nos ajudar, nos guiar e principalmente nos ensinar.
É muito dificil se não raro, uma pessoa totalmente alheia as regras e conceitos, fazer algo tão belo.
Complicado né?
Abraços a todos
Ricardo Andrade |
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Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
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JUSTO VERÍSSIMO
Registrado: 01/02/07 Mensagens: 50 Localização: rj-rj
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Enviada: Sex Jun 22, 2007 3:21 pm Assunto: MARAVILHOSOS |
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RAPAZ, MARAVILHOSOS!
...NO WORDS! _________________ é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo! |
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fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
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EBREO Visitante
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Enviada: Sex Jun 22, 2007 8:04 pm Assunto: beleza |
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Castro, Te agradeco por estes exemplos de beleza. Att. Luciano. |
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Fernando Magalhães 2.o PASSO


Registrado: 10/07/05 Idade: 46 Mensagens: 346 Localização: Belo Horizonte
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Enviada: Sex Jun 22, 2007 8:51 pm Assunto: |
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Olá Amigos,
Lendo esse tópico percebi o quanto é importante respeitar e saber principalmente julgar e interpretar os pontos de vistas de cada um e acima de tudo um trabalho de bonsai de uma outra pessoa.
Por natureza nós temos a característica de defender o que acreditamos e achamos certo se muito refletir sobre o outro lado.
Gostaria de expor minas observações e visões lançando duas perguntas para que vocês possam refletir sobre o assunto, lembrando que não procuro ofender e muito menos desrespeitar a visão pessoal de ninguém, gostaria muito mais de poder participar do fórum de forma ativa, mas me questiono muito a respeito de postar algum tópico e ser mal interpretado.
Será que o Hidaka tem esta estrutura como definitiva?
Não seriam esses galhos baixos de sacrifício? Sendo removidos após o tronco atingir um diâmetro específico?
O pouco que posso comentar sem desrespeitar a confiança e carinho expresso pelo Sr. Hidaka que considero não um mestre de bonsai, mais sim como um amigo e principalmente um senhor de idade que merece o meu devido respeito e consideração. Posso dizer o que pinheiro em questão infelizmente passou por um bom tempo sem cuidados e atenção do próprio Sr. Hidaka por problemas familiares que são desnecessários comentário de minha parte, assim perdendo muito de sua forma original e principalmente do objetivo buscado.
Sempre que possível pude participar de evento com ele e sempre via ela tocar na mesma tecla, remover os galhos baixos quando o diâmetro desejado fosse atingido, assim expondo melhor o nebari e tachiagari do bonsai.
Hoje os novos trabalhos em seu viveiro se destacar dos dessa época, pinus como cerca de 1/4 a 1/5 da idade dos pinheiros da mesma leva do citado no inicio do tópico, possuem o troco de 3 a 4 vezes mais grosso e da mesma altura, sendo que ainda tem muitos galhos baixos para ajudar a forma o troco e fechar algumas cicatrizes, trabalhos similares são visto nos viveiro de Pinheiro no Japão.
Já é possível visitar o viveiro do Sr.Hidaka em Atibaia e poder ver pinheiros praticamente finalizados nos vasos sem esse galhos baixos, são maravilhosos.
Essa foto não e do Sr.Hidaka, mas e uma boa representação da ideia.
Sobre as regras e proporções, e muito mais fácil questionar e pensar de forma radical do que poder pensar um pouco mais com a cabeça aberta, eu estudo na medida do possível com o que temos acessível a nível de informação disponível da escola japonesa, eu pessoalmente vejo as proporções não como regras rígidas e cruéis, mais sim como uma grande ferramenta, pois são diretrizes a serem seguidas, que são estudos observados nas mais belas formas de árvores velhas e trazidas de uma forma simples e pratica para o Bonsai, assim conseguindo facilmente atingir os objetivos buscados no bonsai. ( Talvez seja um bom assunto para um tópico: Quem são e quais as proporções da Escola Japonesa)
Costumo brincar muito com os meus alunos iniciantes, o bonsai como qualquer arte possui padrões e normas predeterminadas, como por exemplo a pintura aquarela, não adiantar eu usar uma outra técnica de arte e pintura e depois querer que seja reconhecida como uma aquarela, simplesmente não é aceita em lugar algum, pois estaria criando uma nova arte. “Querer usar o nome de uma arte já existente para fazer outra coisa, e ilógico “.
Gostaria que todos vissem isso como a minha visão do bonsai, não tenho o intuito de desrespeitar muito menos confrontar ninguém com a minha opinião.
O Fórum pode tornar-se uma grande ferramenta para podermos crescer lado a lado no bonsai e principalmente para unirmos os bonsaistas em nosso País.
Abraço a todos, _________________ Fernando Magalhães
BMV |
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darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
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Enviada: Sex Jun 22, 2007 10:08 pm Assunto: |
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Fernando,
em poucas conversas que tivemos sobre o Hidaka você me apresentou justamente esse Hidaka que revela aos amigos. Realmente faz muita diferença esta colocação, já que podemos ter uma idéia de como o criador age e procura fazer suas plantas.
Como devemos nos lembrar, muitas vezes o autor sendo um viveirista comercial não consegue finalizar suas plantas, vendendo-as ao interesse do comprador. Com isso não podemos ver a história dela ser finalizada como ele idealizou, sendo continuada por outro autor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
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Campolina 1.o PASSO


Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
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Enviada: Ter Jun 26, 2007 9:08 pm Assunto: |
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Desculpem reacender o topico mas não resisti pela imagem que me veio à cabeça e que muitos devem lembrar também, que é a do próprio hidaka trabalhando um pinheiro destes:
"Quando esse grosso (aponta para o tronco), corta esse (aponta para o galho baixo)".
Um abraço. |
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