FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Out of ta Rules
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

vhobus escreveu:
Ok...
Viva la libertè!
Adiós

Valdir, vc se retirou do fórum ou só deste tópico? percebi que até o seu avatar não tem mais foto Exclamation
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, gostei muito q o Luciano, mesmo sem nenhuma intenção, tenha postado algo q nos leve de novo à essa discussão, pois para mim parece que foi o complemento, e com exemplos, da última, só que a diferença é que está sendo muito mais elucidatória e educativa, com todo o respeito de todos com todos.

E digo mais, essa planta do Hidaka é uma aula, para bons entendedores...

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo RFA

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Pessoal... é muito difícil eu postar algo por aqui....leio muito mais que escrevo.

Mas após ler tudo isso e a opinião de todos vocês, acho que pela minha visão, o assunto pode ser visto de outra forma.

É facil perceber que este pinheiro é do Sr. Hidaka, mesmo eu que o vi apenas uma vez na vida e vi as plantas dele ao vivo tb apenas 1x ao vivo. O resto apenas pela internet. Todos sabem que ele adora essa planta e sem sombra de dúvida é um mestre em trabalha-las
Sr. Hidaka é fantástico... para mim realmente um mito! Bom demais!

Agora eu pergunto:

Será que se esse pinheiro ou se fosse outra planta, que fosse um pouco mais difícil identificar o criador, seria tão ovacionado assim por "fugir das regras"?

Será que não haveria opiniões ou sugestões de melhoria para esta planta?

É indiscutível a beleza deste bonsai. Eu particularmente prefiro bonsais com copa mais cheia. É um gosto pessoal meu.

Mas se seu "criador" fosse o Zé da esquina, e vocês não conhecessem nenhum outro trabalho dele, apenas uma única planta....seria tão "genial" assim e impassível de melhora?

Acredito que falta um "pouco" mais de personalidade e "atitude" para assumirmos nossas plantas.

Não digo que somos melhores ou piores que ninguem... somos nós mesmo... se a planta não tem estilo "conhecido" e agrada a quem fez. Isso basta.

Porém acredito também que as regras SÓ devem ser ignoradas após serem conhecidas e muito bem trabalhadas.
As regras mostradas em livros são para nos ajudar, nos guiar e principalmente nos ensinar.

É muito dificil se não raro, uma pessoa totalmente alheia as regras e conceitos, fazer algo tão belo.

Complicado né?

Abraços a todos

Ricardo Andrade
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Dentro da mesma linha/segmento que o Caro Luciano colocou como exemplo, o Bonsai criado pelo Sr/Sensei/Mestre Hidaka...., para quem gosta (como eu) e, caso ainda não se tenham cruzado com estes link´s, aqui vai...espero que seja do vosso agrado Wink

http://www.shohin-bonsai.ne.jp/auction/auction2006/html/auction06_1.htm

http://bonsai-master.com/shopping/07.06.18.htm

http://bonsai-master.com/Owner/Owner-m.htm

A irresistível beleza dos "Shohin" Wink Smile Very Happy

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JUSTO VERÍSSIMO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 3:21 pm    Assunto: MARAVILHOSOS Responder com citação

RAPAZ, MARAVILHOSOS!
...NO WORDS!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Show Castro, todos acompanham esta linha...

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:04 pm    Assunto: beleza Responder com citação

Castro, Te agradeco por estes exemplos de beleza. Att. Luciano.
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Lendo esse tópico percebi o quanto é importante respeitar e saber principalmente julgar e interpretar os pontos de vistas de cada um e acima de tudo um trabalho de bonsai de uma outra pessoa.

Por natureza nós temos a característica de defender o que acreditamos e achamos certo se muito refletir sobre o outro lado.

Gostaria de expor minas observações e visões lançando duas perguntas para que vocês possam refletir sobre o assunto, lembrando que não procuro ofender e muito menos desrespeitar a visão pessoal de ninguém, gostaria muito mais de poder participar do fórum de forma ativa, mas me questiono muito a respeito de postar algum tópico e ser mal interpretado.

Será que o Hidaka tem esta estrutura como definitiva?

Não seriam esses galhos baixos de sacrifício? Sendo removidos após o tronco atingir um diâmetro específico?

O pouco que posso comentar sem desrespeitar a confiança e carinho expresso pelo Sr. Hidaka que considero não um mestre de bonsai, mais sim como um amigo e principalmente um senhor de idade que merece o meu devido respeito e consideração. Posso dizer o que pinheiro em questão infelizmente passou por um bom tempo sem cuidados e atenção do próprio Sr. Hidaka por problemas familiares que são desnecessários comentário de minha parte, assim perdendo muito de sua forma original e principalmente do objetivo buscado.

Sempre que possível pude participar de evento com ele e sempre via ela tocar na mesma tecla, remover os galhos baixos quando o diâmetro desejado fosse atingido, assim expondo melhor o nebari e tachiagari do bonsai.

Hoje os novos trabalhos em seu viveiro se destacar dos dessa época, pinus como cerca de 1/4 a 1/5 da idade dos pinheiros da mesma leva do citado no inicio do tópico, possuem o troco de 3 a 4 vezes mais grosso e da mesma altura, sendo que ainda tem muitos galhos baixos para ajudar a forma o troco e fechar algumas cicatrizes, trabalhos similares são visto nos viveiro de Pinheiro no Japão.

Já é possível visitar o viveiro do Sr.Hidaka em Atibaia e poder ver pinheiros praticamente finalizados nos vasos sem esse galhos baixos, são maravilhosos.

Essa foto não e do Sr.Hidaka, mas e uma boa representação da ideia.

Sobre as regras e proporções, e muito mais fácil questionar e pensar de forma radical do que poder pensar um pouco mais com a cabeça aberta, eu estudo na medida do possível com o que temos acessível a nível de informação disponível da escola japonesa, eu pessoalmente vejo as proporções não como regras rígidas e cruéis, mais sim como uma grande ferramenta, pois são diretrizes a serem seguidas, que são estudos observados nas mais belas formas de árvores velhas e trazidas de uma forma simples e pratica para o Bonsai, assim conseguindo facilmente atingir os objetivos buscados no bonsai. ( Talvez seja um bom assunto para um tópico: Quem são e quais as proporções da Escola Japonesa)

Costumo brincar muito com os meus alunos iniciantes, o bonsai como qualquer arte possui padrões e normas predeterminadas, como por exemplo a pintura aquarela, não adiantar eu usar uma outra técnica de arte e pintura e depois querer que seja reconhecida como uma aquarela, simplesmente não é aceita em lugar algum, pois estaria criando uma nova arte. “Querer usar o nome de uma arte já existente para fazer outra coisa, e ilógico “.

Gostaria que todos vissem isso como a minha visão do bonsai, não tenho o intuito de desrespeitar muito menos confrontar ninguém com a minha opinião.

O Fórum pode tornar-se uma grande ferramenta para podermos crescer lado a lado no bonsai e principalmente para unirmos os bonsaistas em nosso País.

Abraço a todos,
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando,

em poucas conversas que tivemos sobre o Hidaka você me apresentou justamente esse Hidaka que revela aos amigos. Realmente faz muita diferença esta colocação, já que podemos ter uma idéia de como o criador age e procura fazer suas plantas.

Como devemos nos lembrar, muitas vezes o autor sendo um viveirista comercial não consegue finalizar suas plantas, vendendo-as ao interesse do comprador. Com isso não podemos ver a história dela ser finalizada como ele idealizou, sendo continuada por outro autor.

T+
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpem reacender o topico mas não resisti pela imagem que me veio à cabeça e que muitos devem lembrar também, que é a do próprio hidaka trabalhando um pinheiro destes:

"Quando esse grosso (aponta para o tronco), corta esse (aponta para o galho baixo)". Very Happy

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: