|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kinashi
|
Enviada: Ter Jun 12, 2007 10:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Sr. Glauco,
Não se preocupe em solicitar mecanismos para a elucidação dos porquês, sendo que, particularmente, já encontrei-me em similar situação, mas de perfil diferente, com a necessidade de um forte envolvimento pessoal, embasado no desgaste do corpo e da alma, para o encontro de nossos porquês, e nossa satisfaçao / realização pessoal. Não se esquecendo de ressaltar o eterno, mas saudável, exagerado dispêndio financeiro e de tempo... Rs, rs... Trata-se de um gesto muito honroso de sua parte, o explanado, “...Vencerei meu próprio pré-conceito e utilizarei...”. Há uma frase popular que diz: “Matsu no saibai no shinpo no himitsu wa gijutsu ni naku, kokoro ni ari…”, “Os segredos da evolução da cultura dos matsu, não se encontram em técnicas, mas no coração…”, entre outras palavras, o relato espelha a humildade como único caminho para a quebra de nossas limitações e a abertura de um extenso leque para a absorção de informação, sem a existência de resistências que desacelerem o processo evolutivo, mediante a captação de conhecimento puro e sem vícios. Estou a encaminhar MP, com os detalhes referentes às dúvidas solicitadas.
Abraços!  |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qua Jun 13, 2007 8:19 am Assunto: |
|
|
Sr. Kinashi
As dúvidas do Glauco podem traduzir as dúvidas de muitos de nós, faça aqui as elucidações solicitadas, assim poderemos todos prosseguir neste tópico tão proveitoso.
grato |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 19, 2007 9:27 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
tentei fazer uma projeção. Na realidade é um esboço para tentar lhe orientar
As linhas vermelhas indicam onde podar.
O galho indicado pela seta amarela seria o ápice
O galho indicado pela seta azul seria o galho de fundo.
Em marron, ao lado tem um esboço do movimento do tronco após ser devidamente aramado. Nos locais onde teria um curva mais acentuada, faça uma massagem no tronco na posição onde seria dobrado, para facilitar o trabalho
Espero ter ajudado
Abraços
Nelmar |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Jun 20, 2007 6:35 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nelmar,
Só posso agradecer pela sugestão que me parece bastante lógica, principalmente ao vc colocar o esboço ao lado da planta, assim facilita uma melhor visualização, agora em setembro farei o renvase e verei como seguir suas orientações. Mas aproveite e informe a um iniciante como fazer "massagem" no tronco para facilitar a aramação, fiquei curioso e ansioso para aprender mais este truque.
Abraços fraternos.
Ps. Amanhã estarei fazendo o depósito. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Nelmar 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 12:41 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
a hora de podar e transplantar é agora.
Massagem
segure o galho/tronco com as mãos (dedos polegar e indicador), deixando no meio o local em que se quer curvar o galho/tronco e, force ora para um lado ora para o outro, até vc perceber que ficou macio e mais flexível, do mesmo modo que fazemos quando queremos quebrar um arame.
Dessa forma as fibras se alongam e facilita o trabalho.
Espero ter ajudado.
Abraços
Nelmar
PS: já enviei as fresas. Ver MP que te enviei |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 11:52 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Na realidade eu fiquei meio desapontado comigo mesmo em relação a este Pinheiro, pois ele estava sendo muito bem conduzido e demonstrando ter futuro no estilo Moyogi, só que por descuido ele se alongou, perdeu a forma e também perdi muitas agulhas e com isso o risco de perder vários galhos aumentou. Bom, depois de alguns conselhos de alguns amigos aqui do fórum, resolvi aramá-lo para recuperar um pouco da forma proposta, como o tronco já estava com uma certa espessura que dificulta a manipulação tive que colocar ráfia, dois pares de arames paralelos, mais ráfia e depois quatros arames na aramação, e o pior é que não foi o bastante para trabalhar a contento, de qualquer forma estou expondo o estagio atual antes de fazer o reenvase, onde colocarei em um vaso maior e em um outro tipo de substrato, cobrirei o nebari e parte do troco próximo ao primeiro galho com substrato, e também plantarei um pouco mais inclinado para dar um pouco mais de movimento. Espero críticas e sugestões, pois estou tentando aprender a lidar com o Kuro Matsu que é uma das minhas paixões.
Abraços fraternos.
Shot with Digital Cam.
Shot _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 11:54 pm Assunto: |
|
|
Creio que a frente fique melhor na segunda foto, o que vcs acham ?
E eu deixei todos os galhos (também por orientação) para só podar quando tiver certeza de quais deles sairão e quais ficarão realmente, e para isso eu preciso que o tempo faça sua parte, rsrsrs.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 6:24 pm Assunto: |
|
|
Será que nimguem vai me dar dicas em relação a aramação ? Preciso saber se fiz algo errado, se devo mudar algo e coisas do gênero, rsrs.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 7:29 pm Assunto: |
|
|
Glauco, posso lhe assegurar q sua aramagem está boa, sugiro apenas q dê maior movimento às filiais, assim como está dando ao tronco, regra básica: tronco sinuoso, galhos sinuosos, para quem gosta de regra...
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Valeu Fabiano, já estou resolvendo este probleminha, já coloquei mais movimentos nos galhos para acompanharem o tronco. Na realidade eu tentei seguir a projeção do Nelmar, mas descobri que na atual fase de desenvolvimento do tronco não é muito fácil de remodelar, rsrsrs, tive que colocar bastante arame e imprimir muita força para modificar um pouco sua movimentação, quando efetuar o transplante colocarei um pouco mais inclinado para realçar mais o movimento.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 7:19 am Assunto: |
|
|
Olá Caro Glauco
Eu talvez não seja um bom exemplo, porque este ano morreram-me os dois únicos que tinha, um deles com muita pena minha .
Enfim, talvez o meu espaço não tenha reunidas todas as condições para eles...ou talvez eu, não esteja a proceder da melhor maneira.
Quanto à sua árvore, se fosse minha, apenas ponderaria se não seria preferivel aramar com um arame de bitola mais larga, do que com vários mais finos, e estar a aumentar assim a zona/ponto de contacto.
Tal procedimento com mais arames, dependendo da força (e o fim a que se propõem) poderão estar a fazer um estrangulamento, na zona de contacto sem que nos seja perceptivel... por isso a quantidade importa e a distância entre voltas também.
Outra coisa que também tem a sua importância nos Pinus é que o procedimento com ráfia, deve ser utilizado sim, "mas" com algumas restrições, apenas quando verdadeiramente necessário...a aplicação de ráfia dependendo do tempo de utilização e da idade do pinheiro, vai fazer com a que a rugosidade da casca na zona protegida fique com uma textura mais lisa em relação aos restantes que estão expostos ao ar livre, facto que denuncia tal acto durante um considerável numero de anos.
Quanto a criticas (construtivas) ao seu "Pinus"...nesta altura parece-me ser prematuro qualquer tipo comentário, para além de que, para se opinar em melhores condições, cada vez mais se torna necessário saber sobre que perspectiva/vertente o Bonsaista o pretende enquadrar...
Este encontra-se/está num percurso de crescimento, pela sua própria natureza para já, todos os ramos serão necessários ao seu desenvolvimento.
Apenas talvez num futuro próximo pensasse em retirá-lo desse escorredor e vaso.
A mamadeira terá seguramente muitas vantagens, mas também algumas contradições, sendo uma delas (a meu ver) na maioria das vezes, a própria largura do escorredor, que induzirá ao crescimento das raízes no sentido vertical, logo contrário ao desejável pelo bonsaista, raízes estas que se terão que ser cortadas na altura dos transplantes; à excepção das laterais, que apenas se cortam nas pontas, caso assim o entendamos ser necessário.
O ideal, na maioria dos casos, será um recipiente que seja mais largo que profundo, para que o desenvolvimento radicular se faça na horizontal, não esquecendo no entanto, que no caso das coníferas o factor profundidade também deve ser levado em consideração, sem no entanto, se cair em demasia.
No caso em concreto, a julgar pela foto, o recipiente parece-me ser um pouco estreito e muito profundo para a árvore, e isso pode eventualmente pela riqueza do substrato abaixo do escorredor ser um potencial agente de propagação de fungos, que não as ambicionadas micorrizas.
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 2:53 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Antonio Castro,
Fico contente em vê-lo de volta tecendo seus comentários neste fórum que já se tornou uma grande família, e como em toda família às vezes ocorrem pequenos desentendimentos que logo são resolvidos.
Mas indo ao que interessa, na realidade eu não coloquei arames mais largos em função de não encontrar este material aqui em Salvador, e acredite, já foi muito difícil encontrar nesta bitola e mais grossa nem pensar. Esta árvore já está em minhas mãos a mais de 06 anos e ela já foi um dia um mausai(comprado em mercado), na realidade não gostaria que ele crescesse mais do que já está pois está com 47 cm, gostaria apenas que ele engrossasse ganhando conicidade e se tornando mais compacto. Outros amigos também me sugeriram não retirar nenhum galho pois posso precisar dele depois na definição do estilo, conselho este que acatei prontamente, me indicaram também cobrir com substrato o espaço entre o nebari e o primeiro galho para conseguir uma melhor conicidade do tronco(tb seguirei esta dica), aramei todo o tronco para tentar aumentar o movimento e tb melhorei a movimentação dos galhos mais finos para dar equilíbrio com o tronco(tb conselhos de amigos foristas), penso em deixar uma das velas do ápice(outro conselho forosta) crescendo livremente para engrossar a base e agora irei seguir também uma de suas dicas, transplantarei para uma caixa plástica larga e rasa para favorecer uma ramificação radial mais horizontal, como vê só tenho a agradecer a todos os amigos deste fórum que me acolheram e que juntos são fonte de informações não encontradas facilmente. Tão logo eu faça o transplante para uma bacia maior postarei as fotos.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 2:28 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Glauco Bastos
...fico contente em ter sido util .
Fazia apenas um reparo em relação à Caixa que pretende adquirir...ela deve ser larga e rasa, mas não rasa de mais, ok
Se o recipiente for mais profundo que o desejável, será preferivel aplicar um obstaculo por baixo ( tipo um prato ou algo do género, dependendo das dimensões do recipente.
Para obter conicidade, tratando-se de um Pinus, tem que ter ramos de Sacrificio mais baixos...tipo à imagem do exemplo que o amigo Luciano colocou do Pinheiro Negro de Osamu Hidaka.
Só com esses ramos de sacrificio, o Tachiagare vai alargar e para que seja uniforme provavelmente terá que fazer aquilo que se vê em fotos deles no Japão....com um ramo (ápice), com quase 1.50m de altura em relação a copa ... quando ela estiver a grossura pretendida, corta-se o ápice, que neste caso tambem se trataria de um ramo de sacrificio.
Quanto ao arame, é efectivamente um pena querer trabalhar e ter esse tipo de dificuldades,...mas tratando-se de uma conifera, ele pode ser aramado com cobre (até é o mais indicado para eles) e o cobre, pode ser adquirido em lojas de ferragens/ferramentas...tendo a particularidade do mesmo necessitar de menos espessura que o aluminio para fazer o mesmo trabalho, ou até melhor.
Takeo Kawabe costuma queimá-lo para o amaciar...
Mas também compreendo que prefiram o alumínio, eu também o fazia (por uma questão de comodismo), só tenho desse e quando aramava os meus, era com ele mesmo...temos é a sorte de cá, se encontrar arames de alúminio com bitolas diferentes.
Ele já está com um tamanho bem bom, falta encorpá-lo um pouco mais e começar debruçar-se, sobre qual a sua estrutura futura (mesmo que não lhe mexa para já)...o que num pinus nunca é fácil
Ficamos a aguardar pelas suas evoluções
Boa Sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 12:45 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Como havia prometido aqui vai a foto do Pinheiro já transplantado para uma caixa plástica maior e mais rasa, como foi sugerido, mantive também todos os galhos para posteriormente ter opções de trabalho, modifiquei o substrato onde contém basicamente: pedrisco de dois tamanhos, cacos de telha quebrados, um pouco de terra vegetal, um pouquinho de torta de cacau, 03% de vermiculita(em Salvador no verão se só houver areia ele ficará muito sêco e poderá matá-lo) e 01% de cinzas de madeira. Também enterrei um pouco mais a base e fiz uma proteção na base do nebari para reter um pouco mais de umidade e consequentemente engrossar as raízes e melhorar a conicidade. Veremos agora como a planta irá responder a estas modificações, lembrando que eu aproveitei muitas dicas dadas pelos colegas do fórum. Tão logo haja mudanças ppostarei aqui neste tópico.
Abraços fraternos.
Ps. Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem vinda.
O único problema é que ela está parecendo um projeto cibernético, rsrsrs.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 2:43 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
Gostaria apenas fazer uma observação para trabalhos futuros, invés de usar este material plástico para proteger o tronco procure usar ráfia mesmo, aquela fibra natural parecida com uma palha. A ráfia tem muita vantagem sobre esse material plástico no quesito respiração além de com o tempo apodrecer e sair por si só. Outra questão é que em troncos grossos de pinheiros procurer usar cobre ao invés de aluminio, o cobre é mais robusto e permite uma melhor fixação. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|