FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização final em Jacaré
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 3:23 am    Assunto: Responder com citação

Estava esperando o Fernando mas,,,,
Mas Nicky,, sei não..... Continuo achando que a borda reta valoriza e destaca a sinuosidade do tronco. Você nem o darkaso justificaram o porque do redondo. Que tal um oval para o vaso não se isolar das curvas femininas e longas da árvore? Mas acho importante neste caso, devido ao galho, que a base tenha uma frente, o que é o caso do vaso oval. Um oval com bordas retas então? Com o tom escuro sugerido pelo darkaso fica bem clássico....

Mas o orgânico também ficaria bem interessante. Ele se identificaria com o uro. Esse que experimentei pareceu aproximar a copa de sua base. A principio pensei que iria isolar demais a copa mas isso não ocorreu. Bela possibilidade...

Fernando desculpe a vasta especulação de uma idéia. Seu bonsai está belíssimo. Com um salto seu trabalho transformou uma árvore estranha em um exemplar magnífico.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

o redondo identifica melhor que a planta é feminina, ou que melhor se encaixa nela. Não sinto que uma borda reta combina com a sinuosidade da planta, principalmente dos galhos. Além diso a cor escura ainda deu uma evidenciada no tronco, mesmo estando um pouco escondido pelo galho naquele ponto.

T+
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Cada tópico exposto aqui se torna uma aula valiosa, esta árvore ficou belíssima e quando eu achava que não tinha mais o que mudar vcs me provam que sempre tem algum detalhe para aprimorar mais ainda o trabalho. Ainjda tenho sérios problemas para escolher o vaso certo, vou tentando aprender um pouquinho a cada dia. Sinceros agradecimentos.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

Sempre é uma ótima oportunidade poder ver visões e idéias diferentes, isso e importante para que assim consigamos crescer e aprimorar nessa arte maravilhosa.

Obrigado pelos elogios, ao amigo Darkaso que por sinal sumiu do mapa, só aparece no fórum, hahahahahah, ao Duprat pelas suas considerações e visão e todos os outros que participam desse ambiente de troca múltiplas de técnicas e informações.

Acredito ser esse o caminho para boas discussões e principalmente uma boa reciclagem para todos, mudar um pouco de nossas visões e vícios, muitas vezes criamos uma visão um pouco bitolada, restrita. Visão essa que acredito ser a identidade do bonsaista.

Dessa forma é bacana poder ver outras opiniões, assim novas idéias nós traz um maior aproveitamento das técnicas e até mesmo melhores trabalhos futuros.

Sobre o trabalho gostaria de poder passar um pouco da minha visão do trabalho pretendido.

Esse era um Juniperus que estava sendo projetado para se tornar um Bunjim, estilo que venho estudando a algum tempo.

O que posso dizer é que, a respeito do vaso, no momento em que foi transplantando, era o vaso mais adequando proporcionalmente que tinha no viveiro, um ótimo vaso para treinamento da planta, seguindo a rigor a proporção proposta par um Bunjim, onde se tem copa apenas no ultimo terço da planta e conseqüentemente menos folhagem para nutrir, os vaso são metade da proporção convencional que é de 2/3 da altura ou da largura do bonsai, o que for maior, sendo assim o vaso nesse caso e de 1/3 da altura; geralmente redondos ou arredondados, de formas simples ou rústico.

Sobre o galho próximo ao tronco, principalmente pelo fato de ser o primeiro galho, o mais forte e vigoroso, ele tem que retratar ao máximo o movimento do tronco principal, de forma a poder expressar o melhor e mais harmonioso sentimento de naturalidade e equilíbrio, para minha visão artística não optei por uma forma matemática de posicionamento, mas sim uma forma que possa transmitir para eu como observador uma historia e sentimento de idade, beleza e harmonia, uma planta sofrida pelas as adversidades climáticas como presente em sua madeira exposta, seus galhos torcidos e pouco projetados para longe do tronco por ser continuamente fustigadas por condições climáticas que a construiu.

Sobre a sua frente é quase impossível confundi-la vendo-a ao vivo, pois a reverencia que é proporcionada pelo ápice a torna marcante, uma característica infelizmente não vista em uma foto.

Gostaria de agradecer a todos novamente, e fiquem na vontade em poder mudar as fotos e expressar suas opiniões, isso e ótimo para nosso crescimento.

Abraços,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Fernando,

eestou me esforçando para ir ao encontro do clube este mês. Muito mesmo, já que estou quase de férias pode ser mais fácil.

Boa colocação sobre as condições da planta. Esclarece muito as possibildades e nos dá a idéia de que cada um tem uma visão e com ela conta uma história nas suas plantas, acho que isto se chama estilo. Cada um tem que encontrar o seu, mas acho que você já o tem e está cada vez mais fácil de perceber em suas plantas.

Quanto ao vaso, está pensando em trocá-lo no próximo transplante? Para qual se for?

Abraço.
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Sem querer ser mudar muito o foco, qual é a melhor época para se fazer podas e trabalhos mais radicais em jacaré?

ABraços

Mariano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Mariano, apesar do jacaré suportar bem trabalhos radicais em qualquer época do ano, o ideal é como na maioria dos juníperos, no início da primavera, que em BH fica mais ou menos após a segunda quinzena de agosto, apesar de eu achar que este ano não vai ter inverno definido.

Em relação ao vaso, realmente este estilo pede um vaso como o explicado pelo Fernando. Concordo que o vaso atual está aquém do bonsai, mas como comentado, era o melhor disponível.

Fiz um virtual com uma possível opção. Acho que um vaso octogonal de curvas discretas ficaria mais harmônico, pois apesar da sinuosidade, o tronco está longe de ser feminino, mas ainda gostaria que o vaso fosse mais baixo/raso.

Também deixaria o primeiro galho mais afastado do tronco, dando ênfase a bela curva e ao contraste entre o shari e a parte viva.

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Eduardo você acertou.
O clima em BH está quente durante o dia. Mais do que o normal para o mês de julho. Muitas plantas que tenho, apesar da rega e da adubação controlada (no caso uma rega menor e nenhuma adubação para esta época do ano), estão brotando muito. Fico pensando que elas não hibernaram.

ABraços

Mariano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 1:10 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom campolina. Agora fechou. Vaso com linhas curvas e retas, meio do tipo usado para os literati, pois afinal o primeiro galho nasce acima da metade da arvore e ela tem um pouco deste estilo.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que Campolina matou a charada: PERFEITO!!

Abraços
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Gostei muito de postar esse tópico, é bacana poder ver um nível técnico de opiniões e visões para uma única planta.

Agradeço a todos pela participação e pela troca de experiências, muitas vezes podemos ficar com a visão do bonsai um pouco restrita ou mesmo "bitolada" por não ter uma troca e reciclagem das técnicas, assim aprender a observar e respeitar os trabalhos dos amigos dessa arte.

Abraços,
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 6:44 pm    Assunto: Re: Estilização final em Jacaré Responder com citação

Olá Fernando meu amigo,

Ficou muito bom o trabalho, a retirada do Jin deu uma suavidade e uma aparencia de calma surpreendente ao Bonsai. A reposição dos galhos está ótima também, eu não modificaria nada por enquanto, esperaria as novas brotações e com isso faria leves mudanças ao longo do tempo, o vaso penso deveria ser repensado no futuro, mas nada imediato, no mais gostei muito do conjunto, mas como pode ter visto o tronco da planta me chamou muito a atenção. Está de parabens amigo. Grande abraço.

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 7:54 am    Assunto: Responder com citação

cara sou suspeito pra falar gosto muito de jacare mas a mudança que vc fez ficou de mais .
ficou lindo como mudou a cara dele com poucas mexidas.
muito bom mesmo, parábens.
flavio henrique.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, obrigado pelas considerações, realmente eu gosto muito dessa planta, o Literati e um estilo que aprecio muito, talvez pela sua singularidade e simplicidade, onde se busca o equilíbrio retratando uma idade avançada fora dos padrões convencionais, os galhos geralmente começando no ultimo terço da planta, com folhagem menos densa e mais desligada do tronco, os vasos são metade da proporção convencional, uma vez que se tem metade da copa convencional.

Ilex, eu também sou suspeito para falar, pois do gênero Juniperus o jacaré e minha espécie favorita.

Abraço,
Fernando
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: