|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 7:14 pm Assunto: |
|
|
Charles meu amigo, vc é muito atencioso, obrigado.
Ontem mesmo cheguei em casa e fui fazer meu shidare de bouganvile, só que os galhos são um pouco grossos, por isso não consegui movimento lateral, somente frontal e alguns poucos só consegui baixá-los.
Vou esperar nova brotação de galhos mais finos para conseguir o q quero, daí posso descartar os mais grossos depois. O pior é que ela estava cheio de brotação floral, minúsculas ainda, só vi qdo peguei para aramar, mas tbm não a estressei muito, tirei 2 galhos e aramei o resto, tbm tinha dois tocos podres no ápice, q tbm foram retirados.
Obrigado mais uma vez por me direcionar a visão, acho que planta complicada é muito bem-vinda a ser mostrada, sendo q os outros estilos são muito mais mostrados, muitas vezes temos uma planta destas e podamos tudo para fazer um moyogi!!
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 8:03 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Fala Marçal!!!... tudo bem?...
Amigo, essa planta tem um ponto de partida que me agrada também... O ponto de chegada ainda é uma tênue idéia...
O pontapé inicial foi dado e agora, assim como voce, também estou a espera de um adensamento na folhagem...
Com certeza coloco fotos atualizadas...
Oi Wilson...
Concordei com voce!... Vou esperar brotar do jeito que está!...
Valeu...
Fabiano...
De fato, galhos grossos de bougainvilleas são muito dificeis de direcionar... e acho que a saída foi a sua mesmo.... esperar novos galhos e aramá-los mais jovens...
Sabe, também acho que alguns "tocos brotados" têm grande potencial, pricipalmente pela idade/maturidade que apresentam, bem como, com o vigor das novas brotaçoes, acelerando a estruturação do futuro bonsai...
Quando puder, coloca fotos da sua bougainvillea, ok?
Abraços a todos...
Charles |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 9:31 pm Assunto: |
|
|
Charles,
muito boa a modificação da planta. Essa é a verdadeira madeira morta. Está muito boa para trabalhar. o calistemosn, pelo pouco que conheço, dá uma brotação intensa quando podado. Se for no toco brota raíz a fora. Pensou na possibildade de um moyogi ou sharimiki? O tronco ficaria em evidência, valorizando mais o shari.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 10:45 pm Assunto: |
|
|
Charles.
Só pra tentar a proposta do Darkaso... Será que poderia ser uma estrutura assim...? (15 graus inclinada pra direita)
Abraço. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Darkaso, tudo bem?
Brotação intensa após a poda é mesmo uma característica do calistemon... pelo que tenho me informado...
Moyogi é uma alternativa que cheguei a imaginar para o futuro... mas sharimiki não havia pensado!...
Achei uma idéia bem legal a sua e, quem sabe, conciliar os 2... myogi e sharimiki!...
Para retirar mais madeira (morta ou não) e definir um sharimiki, eu prefiro esperar pela reação da planta depois deste primeiro trabalho...
Sendo positiva eu posso, gradativamente, ir aprofundando o shari, que se inicia exatamente no topo da planta!
Sugestão anotada!... valeu!...
Oi Paulo Roberto...
Amigo, ficou ótimo seu projeto!...
Acho que a idéia nesse sentido tá muito legal!..
Dois pequenos detalhes no shari, que talvez não estejam claros nas fotos:
1- o shari se inicia já perto do topo da árvore e, no seu desenho, seria à direita da base do pequeno tronco superior, praticamente definindo um "V", que impede da casca que sobe do galho a direita se ligar com a base do tronquinho!... .. compliquei né?...
2- o shari não desce até o nebari e, por enquanto, tenho um certo receio de fazer isso, por não saber se a madeira exposta permanentemente em contato com a umidade do substrato poderia apodrecer com facilidade....
Caso alguém saiba se essa madeira resiste bem, é também uma boa alternativa aprofundar o shari!
Obrigado por seu desenho!...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 10:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles.
Dei uma editada a partir dessas diferenças...
Na parte superior até q não vi problema maior... Na parte inferior, o fato do shari não ir até a base tira visualmente a conicidade do tronco pq as duas linhas q formam a casca viva se juntam embaixo... Penso q seria melhor elas se afastando... É importante verificar bem tendo em vista a saúde da planta...
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 10:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles!
Que presente, heim?
Belíssimo trabalho de aramação!
Charles, desconheço o comportamento do Calistemon. Deu pra notar que só tem folhas nas pontas. Invertendo a posição dos galhos vc acha que irá brotar na parte interior dos mesmos? Se isso acontecer vai ficar muito bom!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 26, 2007 10:21 pm Assunto: |
|
|
Charles,
o Fernando aqui em BH tem aquela primavera que tem o oco áté o solo. Ele limpa todo ano para não apodrecer, apenas isto. Se na primavera que é madeira mais macia está a anos, pode ser que o calismtemon dê mais certo.
Paulo,
era isto mesmo que tinha imaginado. A segunda ficou muito boa também, mas a primeira fica mais natural. Boa projeção, parabéns.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
IÊ BAISI

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 2:41 pm Assunto: atenção |
|
|
Chales,eu presto muito atenção em seus trabalhos,todos tem muitos criterios.seus trabalhos são maravilhos,por falar em trabalhos manda uma foto daquela jabuticabeira do forum,fiz um trabalho igual o seu em minha jaboticabeira vou passar uma foto dela desfolhada e ja aramada e esta semana começou abrir os brotos novos.
Chales queria agracer a vc pela atenção que vc me deu no forum,aprendi demais com vc,meu muito obrigado.
logo vou passar a foto da minha jaboticabeira para vc ver o meu trabalho,inspirado no seu ate.............. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Paulo Roberto,
Muito legal seu ajuste no esboço!... Obrigado...
Concordo que o shari descendo mais aberto fica melhor! A informaçao do Darkaso é uma luz de esperança!....
Elio,
Presentão né?....
Abaixando os galhos espero que haja brotaçoes na parte externa deles, ou seja, no alto da primeira curva que faz os galhos descerem! Mas espero (torço) para que brote também ao longo do tronco...
A atual brotaçao só nas pontas acho que se deve mais aos anos sem podar os galhos... Com podas mais frequentes e pinçagens talvez eu consiga compactar a massa verde mais próxima ao tronco... Espero.. torço... espero...
Darkaso...
O Fernando limpa o tronco de que? Musgos? Substrato aderido? Resíduos apodrecidos?...
Ele aprofunda a limpeza até o fim do tronco abaixo da linha superior do substrato?...
Voce sabe se ele passa algum produto na madeira morta? Lime-sulphur, silicone líquido?... ou outra coisa?...
Oi Eduardo...
Agradeço seus comentários!..Legal saber disso!...
Foi muito bom o contato com todos no Bonsai 2007 e toda a troca que houve foi muito legal prá mim também!...
Abre um tópico prá sua jabuticabeira e partilha as fotos dela com todos aqui!...
No link abaixo está o tópico da jabu que trabalhei lá!...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6242
Abraços a todos...
Charles |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 7:15 pm Assunto: oi |
|
|
Grande Charles , .
Essa espera é que me mata , risos..
Haja paciência , risos .
mas quero ver essa planta daqui a uns meses, há se quero.  |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 7:51 pm Assunto: |
|
|
Charles,
em uma conversa rápida ele me disse uma vez que passava lime -sulfur. Atualmente ainda tem o tratamento parece, mas você pode dar uma conferida na revista deste mês, é ela que está na capa.
http://www.artebonsai.com.br/buga.htm
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 10:46 am Assunto: |
|
|
Olá Charles, estive indicando seu trasbalho à um amigo e me fes repassar por este tópico, onde acendeu minha curiosidade para saber como vai sua calistemon... Está bem cheinha???
Abraço amigão,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 11:24 pm Assunto: |
|
|
Caro Charles.
Se me passassem esta planta para um trabalho em público com
certeza eu estaria num mato sem cachorro.Bela opção voce en
controu,parabéns.
Um abraço.
PV |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 15, 2008 9:49 am Assunto: |
|
|
Grande Charles
também faço coro para saber como está esta belezura  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|