FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pre-Bonsai de Zelkova
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 7:38 pm    Assunto: Pre-Bonsai de Zelkova Responder com citação

Olá,

Adiquiri recentemente esse pre-bonsai de Zelkova que acredito ter muito potencial.

Gostaria de opiniões com relação a um futuro estilo, podas, aramação e vazo. Aceito todo tipo de sugestão...

Na minha ignorância, acho que ele vai muito bem como moyogi. Penso em podar o galho mais baixo a direita e pinçar um pouco as folhas para ter copas mais espaçadas e bem definidas. Também em aramar os galhos para ficarem curvados levemente pra baixo.

Na hora de transferi-lo para um outro vaso, penso em planta-lo com inclinando-o um pouquinho no sentido anti-horário (a esquerda).

Tenho dúvidas se devo transferir ele pra um escorredor e porteriormente para mamadeira, ou ele está razoável pra ser trabalhado e envasado como bonsai...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 8:00 pm    Assunto: Zelkova Responder com citação

Fabio

Sua Zelkova está perfeita para trabalhar no estilo moyogi. Pela sua descrição, acho que você fez uma ótima análise e certamente fará um bom trabalho.
Como o tronco já está bem desenvolvido, eu acho que não é necessário um estresse extra de um transplante para escorredor/mamadeira. Aliás, se o seu objetivo imediato é obter boa folhagem, é até melhor deixá-la neste vaso, até o momento do transplante definitivo para vaso de bonsai. Esta seria minha opção, para evitar dois estresses (poda e transplante) ao mesmo tempo. No entanto, o transplante direto pode ser feito, desde que a estrutura que está entrerrada permita esta opção.

"Recife (PE)"
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpa, mas me parece se tratar de Ulmos! O que acham?
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso,

Sua planta está muito bonita e tem grande futuro como bonsai, pois já está meio caminho andado para um belo Moyogi, concordo plenamente com o Ferreira, em função da estrutura já apresentada ná ha necessidade de uma mamadeira, trabalhe-a exatamente onde está que logo logo ela responde aos seus cuidados. Por sinal fiquie curioso para saber onde conseguiu esta espécie, sendo que eu tive que mandar buscar sementes e só consegui a brotação de duas e a partir destas estou aguardando o momento para conseguir outras mudas por estaquia.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso, o caminho é este mesmo. beleza e material. Também gostaria de saber onde adquiriu.
PS.: Posta fotos depois do transplante.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Sou vou revelar se vocês prometerem não comprar tudo...

Comprei no Bonsai Center Romagnole e estou esperando receber meu exemplar pelos correios.

Estou pagando caro, porém eles têm excelentes exemplares, tanto de bonsai como pré-bonsai e mudas.

Eles tem mudas com excelente potencial...

Os demais produtores que eu visitei pela internet tem exemplares ou caros ou muito "mirrados", e que precisam de muito tempo e dedicação pra evoluirem.

Sei que paciência faz parte da arte, mas ter algo mais ou menos pronto de vez enquando faz bem...
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 10:51 am    Assunto: zelkova Responder com citação

Zelkova Carpinofolia var. Corticosa. Nao jogue uma raiz sequer fora!!! Ela pega por raiz , numa taxa que beira os 100%!!! Inclusive esta que aparece na foto, tem todas as caracteristicas de ter sido gerada a partir de raiz! Att. Luciano. Ps. Ainda existe outra variedade de folhas pequenas , chamada Nirekeiaki, muito comum no Japao!
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá EBREO,

Quer dizer que até mesmo as raizes da Zelkova podem ser usadas para gerar novas mudas ?

Sabe algo sobre a adaptação delas aos climas quentes como em Salvador ?

Já tive experiências problemáticas com belos exemplares que tem muita dificuldade de se adpatar ao clima nodestino. O Junipero Chinensis me deram um bocado de trabalho, pois fui acreditar que eles precisam de sol pleno, mas descobri que o sol pleno do nordeste é "pleno" demais...
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 1:09 pm    Assunto: adaptaçao Responder com citação

Fabioso, Sei de varias no Rio Niteroi e etc... Protegidas por Sombrite!!! Ela deve se adaptar bem ai, porem tens dar uma quebra de sol de no minimo 50%!!! As raizes sao infaliveis em todas as Ulmeaceas!!! Att. Luciano.
IÊ BAISI

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 1:59 pm    Assunto: valor Responder com citação

Curiosidade! tem como passar quanto vc pagou pela planta Embarassed e tbem o valor da postagem
Obrigado e desculpe pela minha pergunta
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Linda Zelkova, falta muito pouco para ser um excelente bonsai, só dar uma podadinha e um vaso. Very Happy Você comprou atravéz do site do Romagnole?
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Respondendo:
-Comprei no site do Romagnole, mas fechei por telefone e e-mail.
-Paguei R$150 no exempar + R$100 de postagem

Perguntando:
-50% de sombra é eficiente, mas será que expondo somente ao sol de 05:00 as 10:00, e deixando à meia sombra o resto do dia não seria igualmente eficiente ?
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 5:30 pm    Assunto: sombra Responder com citação

Fabioso, E uma ulmeacea, se bobear ela se adapta ate ai! Aqui no Rio existem umas muito boas, vindas da antiga coleçao do Carlos, antes dele ir para Espanha. Tenta adaptar-la aos poucos!!! Att. Luciano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: