Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 7:38 pm Assunto: Pre-Bonsai de Zelkova |
|
|
Olá,
Adiquiri recentemente esse pre-bonsai de Zelkova que acredito ter muito potencial.
Gostaria de opiniões com relação a um futuro estilo, podas, aramação e vazo. Aceito todo tipo de sugestão...
Na minha ignorância, acho que ele vai muito bem como moyogi. Penso em podar o galho mais baixo a direita e pinçar um pouco as folhas para ter copas mais espaçadas e bem definidas. Também em aramar os galhos para ficarem curvados levemente pra baixo.
Na hora de transferi-lo para um outro vaso, penso em planta-lo com inclinando-o um pouquinho no sentido anti-horário (a esquerda).
Tenho dúvidas se devo transferir ele pra um escorredor e porteriormente para mamadeira, ou ele está razoável pra ser trabalhado e envasado como bonsai...
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 8:00 pm Assunto: Zelkova |
|
|
Fabio
Sua Zelkova está perfeita para trabalhar no estilo moyogi. Pela sua descrição, acho que você fez uma ótima análise e certamente fará um bom trabalho.
Como o tronco já está bem desenvolvido, eu acho que não é necessário um estresse extra de um transplante para escorredor/mamadeira. Aliás, se o seu objetivo imediato é obter boa folhagem, é até melhor deixá-la neste vaso, até o momento do transplante definitivo para vaso de bonsai. Esta seria minha opção, para evitar dois estresses (poda e transplante) ao mesmo tempo. No entanto, o transplante direto pode ser feito, desde que a estrutura que está entrerrada permita esta opção. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 9:43 pm Assunto: |
|
|
Desculpa, mas me parece se tratar de Ulmos! O que acham? _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 11:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabioso,
Sua planta está muito bonita e tem grande futuro como bonsai, pois já está meio caminho andado para um belo Moyogi, concordo plenamente com o Ferreira, em função da estrutura já apresentada ná ha necessidade de uma mamadeira, trabalhe-a exatamente onde está que logo logo ela responde aos seus cuidados. Por sinal fiquie curioso para saber onde conseguiu esta espécie, sendo que eu tive que mandar buscar sementes e só consegui a brotação de duas e a partir destas estou aguardando o momento para conseguir outras mudas por estaquia.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Jun 24, 2007 11:49 pm Assunto: |
|
|
Fabioso, o caminho é este mesmo. beleza e material. Também gostaria de saber onde adquiriu.
PS.: Posta fotos depois do transplante.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 25, 2007 7:50 pm Assunto: |
|
|
Sou vou revelar se vocês prometerem não comprar tudo...
Comprei no Bonsai Center Romagnole e estou esperando receber meu exemplar pelos correios.
Estou pagando caro, porém eles têm excelentes exemplares, tanto de bonsai como pré-bonsai e mudas.
Eles tem mudas com excelente potencial...
Os demais produtores que eu visitei pela internet tem exemplares ou caros ou muito "mirrados", e que precisam de muito tempo e dedicação pra evoluirem.
Sei que paciência faz parte da arte, mas ter algo mais ou menos pronto de vez enquando faz bem... |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 10:51 am Assunto: zelkova |
|
|
Zelkova Carpinofolia var. Corticosa. Nao jogue uma raiz sequer fora!!! Ela pega por raiz , numa taxa que beira os 100%!!! Inclusive esta que aparece na foto, tem todas as caracteristicas de ter sido gerada a partir de raiz! Att. Luciano. Ps. Ainda existe outra variedade de folhas pequenas , chamada Nirekeiaki, muito comum no Japao! |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 12:46 pm Assunto: |
|
|
Olá EBREO,
Quer dizer que até mesmo as raizes da Zelkova podem ser usadas para gerar novas mudas ?
Sabe algo sobre a adaptação delas aos climas quentes como em Salvador ?
Já tive experiências problemáticas com belos exemplares que tem muita dificuldade de se adpatar ao clima nodestino. O Junipero Chinensis me deram um bocado de trabalho, pois fui acreditar que eles precisam de sol pleno, mas descobri que o sol pleno do nordeste é "pleno" demais... |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 1:09 pm Assunto: adaptaçao |
|
|
Fabioso, Sei de varias no Rio Niteroi e etc... Protegidas por Sombrite!!! Ela deve se adaptar bem ai, porem tens dar uma quebra de sol de no minimo 50%!!! As raizes sao infaliveis em todas as Ulmeaceas!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
IÊ BAISI

|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 1:59 pm Assunto: valor |
|
|
Curiosidade! tem como passar quanto vc pagou pela planta e tbem o valor da postagem
Obrigado e desculpe pela minha pergunta |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 7:24 am Assunto: |
|
|
Linda Zelkova, falta muito pouco para ser um excelente bonsai, só dar uma podadinha e um vaso. Você comprou atravéz do site do Romagnole? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Respondendo:
-Comprei no site do Romagnole, mas fechei por telefone e e-mail.
-Paguei R$150 no exempar + R$100 de postagem
Perguntando:
-50% de sombra é eficiente, mas será que expondo somente ao sol de 05:00 as 10:00, e deixando à meia sombra o resto do dia não seria igualmente eficiente ? |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 5:30 pm Assunto: sombra |
|
|
Fabioso, E uma ulmeacea, se bobear ela se adapta ate ai! Aqui no Rio existem umas muito boas, vindas da antiga coleçao do Carlos, antes dele ir para Espanha. Tenta adaptar-la aos poucos!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
|