FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvidas rapidas de um JUNIPERO CHINES nordestino
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alle

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 10:18 pm    Assunto: Duvidas rapidas de um JUNIPERO CHINES nordestino Responder com citação

Olá pessoal! Como estão?
Então, eu estou abrindo este tópico para quem (assim como eu) está iniciando o cultivo de bonsais com um junipero chinês e além de tudo vive aqui no nordeste, isto é, num clima bastante quente e predominante.

Lembrando que se trata de um Junipero Chinês:

1) Neste clima quente daqui, como se procede a rega? Quantas vezes ao dia? Verdade que o junipero não gosta de tanta água e gosta de sol pleno o dia todo? Mesmo nessa temperatura elevada? Tem alguma modificação especial de acordo com as estações do ano (tendo em vista que aqui elas não são muito distintas)? E deve pulverizar agua todos os dias nas folhas?

2) Algo especial na adubação?

3) Quanto a poda? Ouvi falar que não se usa tesoura e sim os dedos... Shocked Como? Alguém pode ser mais especifico pois nem faço idéia como possa ser... dobrando as "folhas" e puxando? Rolling Eyes

4) Pode começar a passar o arame com quantos anos? E qual o tamanho desse arame? O fato dele ficar exposto ao sol quente (e esquentar) não prejudica a planta não?

Obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Alle,

Tenha calma que vou tentar passar algumas dicas. O Junípero Chinês (Shimpaku) é uma planta que se adapta ao nosso clima mas requer alguns cuidados:

1- Não deixe no sol forte o dia todo, dê preferência ao sol da manhã e do final da tarde.
2- Utilize substrato com boa aeração, 50% de areia grossa ou pedrisco, 25% de cacos de telha quebrados e 25% de terra vegetal de boa procedência.
3- Adubação eu uso biofertil plus (NPK 8-9-9) via foliar e no caso de setembro que é época de maior brotação eu utilizo a dobradinha farinha de osso + Torta de mamona umedecido com biofertil plus e em forma de bolinhas curtidas ao sol.
4- A rega depende do clima do dia, sendo que sempre que o substrato estiver seco vc deve molhar, eu costumo molhar duas vezes no verão intenso.
5- Quanto a aramação é exatamente nesta época, vc pode colocar agora e deixar por uns 04 mêses ou até vc perceber que está marcando o caule.
Espero ter ajudado.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: