|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabiano Brino Visitante
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 11:29 am Assunto: |
|
|
No site do clube do bonsai, nos disponiblizamos uma materia falando sobre a escolha do vaso e como escolher a frente de um vaso.
A materia foi retirada do livro do Grande John Naka, acho que vale a pena ler.
www.bonsairp.com.br , esta na seção Artigo e Dicas
abraços e espero ter ajudado |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Jun 27, 2007 6:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano,
fabianoscosta escreveu: | ..., concordo com vc na importância do vaso, sendo q este somente será colocado qdo a planta estiver momentâneamente "pronta", daí eu tbm acho q vale 50%!! |
Aqui permite-me discordar, sem pretender sobrepor a minha ideia à tua, mas sim, explanar outro ponto de vista (neste caso o meu) para que possa de alguma forma, levar-nos a debater/aprofundar o tema, e dessa forma ajudar-nos reflectir...
Se posteriormente, achares por bem continuar atribuir-lhe tal peso no conjunto, tudo bem ... será fruto da tua percepção, sobre o respectivo tema... e como será lógico, terá tanta importância como a minha...não sendo esta ultima mais verdadeira.
O Vaso tem bastante importância, sim, "mas" analisando mais fundo, o vaso só é verdadeiramente importante, quando a Árvore já se encontra num estado bastante avançado e quando esta se objectiva para uma qualquer exposição, seja ela pública ou familiar...fora isso, trata-se de um formalismo técnico que servirá para nos alimentar a imaginação...existem exemplares que passam decadas numa simples caixa de madeira, alguns quase uma vida.
A titulo de exemplo, no Congresso do Aniversário da Luso-Bonsai, foi trabalhado um "Pré-Bonsai" de Junipero itoigawa pelo Bonsaista Francisco Ferreira, que de envasado ( num vaso comum) para um fim deste género tinha aproximandamente 35 anos...no nosso caso, pela impaciência que nos está gravada no ADN, acho que não passaria do 3 ano, num vaso daquele tipo, quanto mais o trabalho selectivo a que foi sujeito (nivel estrutural) para quem alguém tivesse o prazer de a trabalhar, num qualquer evento daquele género.
Uma má escolha do vaso, como quase tudo na vida, senão mesmo tudo...será sempre de natureza temporária, podendo isto afectá-lo, apenas num curto periodo de tempo quando comparado com a trajectória de um Bonsaista.
Será apenas uma escolha "menos boa", na altura errada, caso infelizmente esta tenha coincidido com a proximidade de alguma exposição, fora isso tal "erro" poderá ser rectificado sem prejuizo de maior na próxima época de transplantes.
O que tornará os tais 50% em relação à arvore, um pouco fora de contexto, porque uma má escolha na mesma (árvore) levará seguramente muitos mais anos a rectificar/corrigir, senão mesmo decadas...quiçá, até talvez nunca mais se consiga no nosso curto periodo de vida ...por isso, também muitos apostam na vertente yamadori, pelo arrepiar caminho que tal actividade proporciona...para além de muitas outras questões, que agora não vêm ao caso...
Concordo, tem bastante importância, SIM...sem ele, o "Bonsai" não estará completo....com ele colocado de forma "menos correcta", deixar-nos-à sempre uma sensação de vazio.
Deve ser aprendido como tudo o resto em relação a Bonsai (começando pelo Básico), posteriormente deve sair-nos de forma natural...sobretudo deve a nós, que deve agradar em primeiro lugar...
Afinal existem inumeros factores que influênciam a sua escolha, por estranho que pareça, sendo um deles até a própria oferta...já assisti a colegas/amigos com dúvidas, em escolher determinado vaso por existir mais de um exemplar, onde a referida arvore assentaria que nem uma luva. ...
Existe um bom artigo da pag. 28 à 38 da Bonsai Actual n.º 91, que terá sido abordado parcialmente, pelo amigo Duprat no tema "Cores dos Vasos" situado na Zona das "Matérias"...de uma forma excelente diga-se de passagem.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 10:51 am Assunto: |
|
|
Amigo Castro,
Estou de pleno acordo com tudo que vc disse, e quero tbm aqui ressaltar que realmente o vaso será colocado apenas em um bonsai dito "pronto", pelo menos naquele momento, assim tbm como erradamente em vários prés para contentar nossa visão e diminuir um pouco a ansiedade e melhorar a estética de nossas prateleiras/viveiros, sendo este último pouco mais hobby/amador, que no meu caso se encaixaria melhor.
Mas o tópico foi realmente levantado pela falta de discussão sobre o assunto e não pela falta de material sobre o mesmo, pq não vejo por aqui muitas explanações de que tipo de vaso seria adequado a certa planta que acabou de ser estilizada, muitas vezes por mestres...não que seja erro ou incopetências destes, longe de mim julgar desta forma, apenas pq não se dá muita importância até mesmo pelo fato que vc mencionou de plantas n estarem prontas, mas acho que nunca estarão, por isso gostaria muito de ver a matéria q Campolina está procurando para nos mostrar, de um bonsai e seus vários vasos durante sua vida!
Amigo, obrigado por suas sábias explanações e pelo e-mail q me mandou!
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 6:28 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo Fabiano
fabianoscosta escreveu: |
...Mas o tópico foi realmente levantado pela falta de discussão sobre o assunto e não pela falta de material sobre o mesmo, pq não vejo por aqui muitas explanações de que tipo de vaso seria adequado a certa planta que acabou de ser estilizada, muitas vezes por mestres... |
Pois isso é uma realidade, é também um daqueles assuntos ....
Aqui nesta comunidade, à primeira vista poderíamos conjecturar algumas hipóteses, para que isso não ocorra.
Pelo "sumo" saído de tópicos antecessores, cada vez mais irá existir por parte de alguns membros, o cuidado de não exporem publicamente a sua opinião, por partirem do pressuposto/principio que poderão/irão ser mal compreendidos...mesmo que se exprimam de uma forma clara e sucinta, irá sempre existir alguém que não o compreenderá....por isso, cada vez mais se notarão algumas omissões & ausências...
Pelas mais diversas vertentes que abrangem o “Bonsai”, e as suas diferenças...podendo o emissor induzir alguém em erro, caso a árvore não tenha sido perspectivada, segundo a sua linha de raciocínio.
Por a escolha do mesmo, obedecer a critérios/normas/directrizes, com dificuldades em muito acrescidas, pela nossa percepção/conceito sobre “Estética” e influências socioculturais de cada um.
Pela preferência de uma grande parte dos Bonsaistas, em optarem ter Bonsai em quantidade e não em qualidade.
Não que não tenham bonsai de qualidade, que seguramente o têm (razões que só a eles diz respeito, e nem nos compete fazer qualquer juízo de valores nesse sentido) mas sobressai que o têm em muito maior numero onde o factor preponderante como meta a atingir, será quantidade e isso como é óbvio reflecte-se de sobre maneira no custo que seria em ter arvores envasadas como deve/deveria ser....assim quanto muito, optarão por umas quantas da sua eleição ou sua colecção particular como lhe queiramos chamar...
Porque apesar de ao fim de muitos anos de prática, efectivamente existem pessoas que para além de Bonsaistas, se dedicam ao comércio de Bonsai, se participassem ou promovessem tal discussão, arriscar-se-iam a dar um tiro no próprio pé, porque tal como referi acima pela quantidade de árvores dispõem p/ venda, isso acarretaria um enorme custo (pelo menos inicial) que eles não estão interessados/dispostos a fazer... se já existem pessoas a comprar as árvores com qualquer vaso, porquê investir nisso ou elucidar alguém sobre tal questão...talvez deva começar por ser o comprador a mudar um pouco de atitude e começar a ser um pouco mais exigente??
Penso que não adianta muito estar a solicitar-se aos vossos ceramistas, um esforço suplementar em chegar até ao seio da comunidade Bonsaista, se não houver um esforço por parte destes (Bonsaistas) em chegarem primor pela qualidade, e isso passa por ser selectivo no vaso...pelo que tenho visto, vocês têm problemas de importação no que se refere a produtos deste género, mas convenhamos com a qualidade que vi ai, dos Mestres: Sergio Onodera/ Jorge Ribas /Sami Khozam e Izumi, quem precisa de importações??...caramba...estão ao nível do melhor que tenho visto....agora se não houver procura, ou esta for débil, obviamente a oferta é/será sempre cara...mesmo assim existirão produtos que sempre o serão, porque não são feitos em linha de montagem, e sobretudo por se destacarem pela sua qualidade técnica...igual a tudo o resto na vida...e como se costuma dizer, “o negócio só é bom, quando é bom para ambas as partes”.
Peço desculpa, por este meu desabafo...não pretendo com ele de forma alguma, atingir alguém de forma directa ou indirecta...se inadvertidamente o fiz desde já as minhas sinceras desculpas.
Trata-se apenas de uma analise (a minha) dos possíveis porquês da não participação sobre tal tema, baseado numa leitura transversal sobre o que tenho presenciado por cá ao longo destes meus 3 anos da minha vivência nesta mesma comunidade.
[ ]s
Castro
“Bonsai” não é o nome, mas sim o despertar... _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 7:04 pm Assunto: |
|
|
Pois é Castro, td bem q ter muitas plantas dificulta manter qlidade nos vasos, e vender sem a respectiva qualidade de planta/vaso, que custa muito, é melhor rentavelmente e até melhor para iniciantes q já q n entendem mesmo, só ter um bonsai já basta, mesmo q seja uma muda num vaso nada a ver, mas os q entendem, deveriam ter pelo menos 1 ou alguns q possam se denominar bonsai completamente, acho eu.
Mas a ausência de vários que entendem por aqui tbm acho difícil, é uma pena, vai ver por isso q Campolina desistiu no passado e estamos aos poucos enfraquecendo o tópico.
Mas aprendi bastante, não o suficiente, mas já me acresceu em conhecimento o q os amigos postaram por aqui.
Obrigado Castro e amigos, quem sabe valeu a tentativa,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|