|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lago
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 11:34 am Assunto: Substrato para Gardênia... |
|
|
Ola amigos...
tenho lido muito pouco sobre gardênias...
pois tenho uma pré, que dara um excelente bonsai... li em algum lugar que gostam de solo ácidos... será que isso confere... será este o substrato ideal??
outra coisa como medir o PH da terra... para que eu não cometa erros...
grato... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jun 29, 2007 7:35 pm Assunto: |
|
|
Lago,
mistura recomendada: 1 parte de composto orgânico, 1 parte de pedriscos ou areia grossa e 2 partes de caco cerâmico. Isto deve dar uma boa aeração e adubação para ela. Quanto ao solo não sei se tem que ser ácido, mas só de ter composto orgãnico aos poucos ele se acidifica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Jun 30, 2007 1:32 am Assunto: |
|
|
Olá Lago.
Também tenho uma Gardênia e gosto uito da esécie pela rugosidade do tronco, apresenta normalmente um lindo nebari e temos as flores com seu perfume encantador.
Já perdi um exemplar por mexer demais nas raízes em época inadequada. è preciso bastante atenção ao clima para mexer nela.
Eu utilizo um substrato com: 1 parte de terra granulada, 1 parte pedriso (1 a 2 mm), a parte de argila expandida (1 a 2 mm), e um pouco de vermiculita.
Segue uma ficha resumida que tem nosite do Mário (http://www.atelierdobonsai.com.br/arvore.html)
NOME COMUM: Jasmim
NOME CIENTÍFICO: "Gardenia jasminóide" - Sin.:Gardenia augusta, Gardenia florida, Gardenia grandiflora, Gardenia radicans, Gardenia schlechteri
FAMILIA: Rubiaceae
ORIGEM: China.
SOLO: Mistura de terra ácida.
CLIMA: Meia sombra no verão, sol no restante do ano.
REENVAZAR: De 2 em 2 anos na Primavera.
ADUBAÇÃO: De 15 em 15 dias.
ÁGUA: Abundante sem encharcar.
MULTIPLICAÇÃO: Estaca, alporque.
FLORESCE: Sim
FRUTIFICA: Não
PODA: Podar depois da floração.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|