|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alle
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 11:06 am Assunto: Substrato Compactado |
|
|
Ola pessoal!
Bem, eu transplantei minha muda de junipero a pouco tempo para um escorredor com um substrato ideal para o meu clima muito quente. E vem dando tudo certo, pois percebo que a planta já se adaptou ao novo solo. A dúvida é o seguinte, eu estou aguando meu junipero chinês através de um borrifador, tanto para borrifar água na copa para as folhas (faço isso todos dia, é recomendado?)quanto para ser mais delicado ao jogar água no solo. Mas mesmo assim to percebendo que o substrato está se juntando, se compactando. Pois já baixou quase três centímetros do nível que estava. Ter o substrato tao compactado assim, dificulta algo para a planta?
Obrigado e Abraços!  _________________ "A velocidade só faz sentido se você estiver na direção certa" (Filosofo Chinês)
Abraços!
Alê Ferreira |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 5:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ale, é natural que haja uma certa "acomodação" no nivel de substrato, após o reenvase. Isso não significa, geralmente, que esteja compactando. Porem, seria interessante descrever qual o tipo de composição usou para formar seu substrato.
E se possível, poste fotos tambem, para vermos como ficou seu trabalho. A época atual, idependente da região em que moramos, não é a mais adequada para se fazer reenvase, seja de junipero, seja de que espécie for. Só transplantamos em casos muito particulares, quando não tivermos mais nenhuma outra opão.
O ideal, seria ter feito esse transplante, com mudança de solo, na primavera. Mas, uma vez feito, mantenha sua planta em local arejado, sem ventos fortes, com claridade ou luminosidade, mas sem incidencia direta do sol. Borrifar só as folhas não ajuda muito não. Auxilia, mas aconselho usar um regador apropriado, com furos bem finos, para irrigar toda a planta, molhando a massa verde e o solo, tomando o cuidado parã não encharcar, mas preservando a umidade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 6:16 pm Assunto: Transplante |
|
|
Ale
O Nicky lhe passou ótimas informações e eu acho que você deve mesmo colocar fotos para uma análise melhor.
No entanto, em um único aspecto vou discordar dele: eu acho que você fez o transplante no momento correto, considerando o clima de nossa região, especificamente falando do Litoral do Nordeste. Tenho certeza que o meu amigo Nicky concordará com a minha explicação abaixo:
Em grande parte do Brasil, o mais recomendado é realizar os transplantes somente na primavera. No entanto, aqui no Nordeste não existem as estações definidas e o período correspondente à primavera tem temperaturas similares à do verão, exceto que também tem muito vento. Assim, embora no Sul e em outras regiões não seja recomendado o transplante no inverno devido à queda acentuada da temperatura, aqui no Nordeste este é o período com temperaturas mais amenas (25 ºC), ainda sem muito vento. Desta maneira, em minha opinião este é justamente o melhor período para transplantes aqui na nossa região.
Portanto, não se preocupe com o transplante, cuide bem do Junípero e poste as fotos solicitadas, para opinarmos também sobre o trabalho na planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|